MENU
Menu
Início Ministério de Minas e Energia pretende realizar programa para incentivar a revitalização de campos marítimos

Ministério de Minas e Energia pretende realizar programa para incentivar a revitalização de campos marítimos

23 de setembro de 2020 às 14:22
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Ministério de Minas e Energia, programa, campos marítimos, energia
Campo de exploração marítima

O principal objetivo do programa que é estudado pelo Ministério do Minas e Energia é o desenvolvimento da produção em áreas de águas rasas

O MME – Ministério de Minas e Energia, estuda a possibilidade de lançar um programa de incentivo à produção em campos marítimos, com base Programa de Revitalização da Atividade de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (Reate 2020). O principal objetivo será incentivar a produção de óleo e gás em terra. Um dos focos do programa será a Bacia de Campos.

Confira também outras notícias do dia:

Segundo José Mauro Ferreira, secretário de petróleo, gás e biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, informou durante o evento de lançamento do anuário de petróleo da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro – Firjan, que o objetivo será desenvolver ou revitalizar a produção em campos maduros, em áreas de águas rasas.

Já Clarissa Lins, presidente do Instituto Brasileiro do Petróleo, informou que “Campos maduros significam atração de mais players, isso é muito benéfico, são novos atores que enriquecem o contexto no qual se faz negócio aqui no Brasil e no Rio de Janeiro, em particular”.

Uma das principais localidades que o programa foca é na Bacia de Campos, situada costa norte do estado do Rio de Janeiro, em meio à venda de ativos da Petrobras, que pretende se desfazer de todos os ativos com este perfil. Claudia Rabello, subsecretária de óleo, gás e energia do Estado do Rio, confirmou que o governo do estado do Rio, estuda a possibilidade de incentivar oportunidades para revitalização na bacia, bem como oportunidades para plataformas de desativação e investimento em energia eólica de forma offshore.

A Empresa de Pesquisa Energética, mostrou dados sobre a exploração em campos marítimos, que indicam que o Rio de Janeiro será responsável por uma produção de cerca de 4 milhões de barris/dia de petróleo até 2030, dos 5,26 milhões de barris/dia que são indicados como a produção nacional.

José Mauro Ferreira disse que o Ministério de Minas e Energia segue comprometido com a realização do segundo leilão de cessão de direitos remanescentes no terceiro trimestre de 2021. “Temos feito um grande trabalho de eliminação de incertezas de modo a tornar o leilão mais atrativo neste cenário que temos de preços de petróleo”, completou.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR