MME afirma investimentos em energia nuclear em breve no Brasil

Valdemar Medeiros
por
-
17-01-2021 09:23:28
em Economia, Negócios e Política
MME - energia nuclear -investimentos

Usina Nuclear Angra 3 Foto- MARCOS MICHAEL 20/06/2018

A expectativa é que hajam investimentos de R$ 15,5 bilhões para ampliar a exportação de urânio/yellow cake e para concluir as obras da Usina de energia nuclear de Angra 3, segundo o MME

O MME, representado por Bento Albuquerque, falou essa semana um pouco mais a respeito sobre o investimento em energia nuclear no Brasil. Segundo Albuquerque, o governo federal tem em mente propor acabar com o monopólio estatal na energia nuclear, fazendo assim com que os investimentos privados sejam direcionados apenas ao setor, que já não recebe verba há estimados 30 anos.

ANÚNCIO

Leia também

Governo Federal planeja investimentos em energia nuclear

Em evento realizado pela Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos, Albuquerque afirmou que o governo federal encaminhará uma Proposta de Emenda Constitucional ao Congresso ainda nesse primeiro semestre de 2021. O intuito é criar uma agência regulatória para a energia nuclear e conceder a entrada de empresas privadas para explorar e minerar urânio.

“Não faz mais sentido manter monopólio sobre a mineração e a manutenção de minerais nucleares”, afirmou Bento Albuquerque. O MME também destacou que a divisão da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) será um grande avanço para o atendimento à Convenção sobre Segurança Nuclear (CSN), além de agilizar o processo de ratificação do Protocolo de Emenda de 1997, da Convenção de Viena, relacionado aos danos nucleares.

Ministério de Minas e Energia (MME) destaca a importância dos investimentos

O ministro também destaca que o setor de energia nuclear contribui positivamente para a descarbonização da matriz energética, fornecendo energia de base, garantindo um elevado nível de confiabilidade e operação contínua, que garante o crescimento da energia renovável no Brasil. Mas para isso acontecer, é necessário alto investimento no setor, tarefa qual o MME está disposto a cumprir.

Vale ressaltar que o nosso país tem apenas duas usinas nucleares: Angra 1 e 2, sendo elas responsáveis por apenas 3% da matriz energética do país, estando em posse das usinas hidrelétricas. Porém, o Brasil possui grande potencial no setor de energia nuclear.


⇒ Participe dos nossos grupos do Telegram e fique atento a todas as notícias do mercado de energia, empregos, projetos e outros assuntos microeconômicos do Brasil. Nossas informações sempre são direto das fontes e atualizadas. Acesse o Nosso Telegram aqui.

Tags:
Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.