1. Início
  2. Sustentabilidade
  3. Milhões de litros de gasolina e diesel apreendidos no Brasil ganham destino inédito após acordo histórico que promete acabar com o risco ambiental e salvar bilhões em perdas
1 comentário 4 min de leitura

Milhões de litros de gasolina e diesel apreendidos no Brasil ganham destino inédito após acordo histórico que promete acabar com o risco ambiental e salvar bilhões em perdas

Foto de perfil do autor Caio Aviz
Escrito por Caio Aviz Publicado em 17/10/2025 às 17:43
Caminhões-tanque estacionados em frente à Receita Federal simbolizam o destino seguro de combustíveis apreendidos após acordo com o Instituto Combustível Legal.
Caminhões-tanque representam a destinação correta e ambientalmente segura dos combustíveis apreendidos em operações fiscais, resultado da parceria entre Receita Federal e Instituto Combustível Legal.
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Prefira o CPG no Google

Em outubro de 2025, a Receita Federal e o Instituto Combustível Legal (ICL) firmaram um acordo histórico para mudar o destino dos combustíveis apreendidos em operações fiscais.

A iniciativa garante tratamento seguro, transparente e ambientalmente correto para milhões de litros de gasolina, diesel e nafta confiscados em todo o país.

Além disso, a parceria busca evitar perdas bilionárias e eliminar riscos de contaminação, criando um modelo de gestão sustentável e eficiente para o setor energético brasileiro.

Acordo garante destino imediato e seguro aos combustíveis apreendidos

A Receita Federal enfrentava um problema crescente com o acúmulo de combustíveis apreendidos em ações contra crimes tributários.

Por isso, decidiu criar um protocolo técnico e permanente para evitar o desperdício e garantir o controle ambiental desses produtos.

O Instituto Combustível Legal, que representa distribuidoras e empresas regulares, agora indica companhias habilitadas para cuidar do armazenamento e da preservação do material apreendido.

Assim, o combustível mantém suas propriedades químicas e permanece seguro até a conclusão dos processos judiciais.

Essa medida reduz vazamentos, deterioração e danos ambientais, além de fortalecer a fiscalização do Estado e a transparência pública.

Refinaria Refit será o primeiro grande teste da nova parceria

O primeiro grande desafio será na refinaria Refit, no Rio de Janeiro, interditada após longas investigações da Receita Federal.

A empresa, considerada a maior devedora contumaz do país, acumulava grandes estoques de gasolina, diesel e nafta sob risco de deterioração.

Agora, com o apoio do Instituto Combustível Legal, o combustível será transferido para empresas certificadas, que farão o armazenamento técnico e controlado.

Esse processo evita vazamentos, explosões e contaminações químicas, problemas que ameaçavam o meio ambiente e a segurança pública.

Além disso, a parceria garante eficiência logística, eliminando custos extras e reduzindo o tempo de resposta em casos de apreensão.

Sistema de devolução garante transparência e equilíbrio legal

O acordo firmado define regras claras para a guarda e devolução dos combustíveis.

As empresas indicadas pelo ICL ficam responsáveis pela conservação e qualidade do produto, sob supervisão direta da Receita Federal.

Quando o processo judicial terminar, o combustível será leiloado, substituído ou devolvido, conforme a decisão da Justiça.

Se o Estado vencer, a Receita Federal receberá um volume equivalente para leilão público.

Mas se a empresa autuada for absolvida, o combustível retorna ao seu controle, sem prejuízo às partes envolvidas.

Esse sistema garante transparência total, segurança jurídica e gestão eficiente durante toda a tramitação do processo.

Parceria marca nova era na fiscalização ambiental e combate à ilegalidade

Para Emerson Kapaz, presidente do Instituto Combustível Legal, o acordo é um divisor de águas para o setor energético nacional.

Segundo ele, a Receita Federal confiou ao ICL uma missão histórica, reconhecendo o trabalho contínuo da entidade na defesa de um mercado justo e sustentável.

Com essa parceria, o Brasil transforma um passivo ambiental em oportunidade, criando soluções práticas e seguras para o armazenamento e reaproveitamento de combustíveis.

O modelo também fortalece o combate à sonegação e reduz o impacto ambiental causado pelo armazenamento irregular de milhões de litros de combustíveis.

Dessa forma, o país moderniza sua governança e cria um novo padrão de fiscalização, que une responsabilidade ambiental e eficiência pública.

Acordo histórico transforma risco em oportunidade de sustentabilidade

Assinado em outubro de 2025, o acordo entre a Receita Federal e o Instituto Combustível Legal inaugura um novo paradigma de gestão energética no Brasil.

A medida elimina riscos ambientais, evita perdas financeiras e fortalece a confiança entre o Estado e o setor privado.

Com isso, combustíveis antes abandonados passam a gerar valor, segurança e aprendizado institucional, consolidando um modelo que une sustentabilidade e transparência.

Será que parcerias assim podem se tornar o caminho definitivo para equilibrar fiscalização, meio ambiente e eficiência pública no Brasil?

Inscreva-se
Notificar de
guest
1 Comentário
Mais recente
Mais antigos Mais votado
Eliza
Eliza
10/11/2025 23:15

Fui diagnosticada com doença de Parkinson há quatro anos. Por mais de dois anos, dependi da levodopa e de vários outros medicamentos, mas, infelizmente, os sintomas continuaram piorando. Os tremores se tornaram mais perceptíveis e meu equilíbrio e mobilidade começaram a declinar rapidamente. No ano passado, por desespero e esperança, decidi experimentar um programa de tratamento à base de ervas da NaturePath Herbal Clinic.
Sinceramente, eu estava cética no início, mas, poucos meses após o início do tratamento, comecei a notar mudanças reais. Meus movimentos ficaram mais suaves, os tremores diminuíram e me senti mais firme ao caminhar. Incrivelmente, também recuperei grande parte da minha energia e confiança. Tem sido uma experiência transformadora. Me sinto mais eu mesma novamente, melhor do que me sentia há anos. Se você ou um ente querido está lutando contra a doença de Parkinson, recomendo muito que você considere a abordagem natural deles. Você pode visitar o site deles em www. naturepathherbalclinic .com

Caio Aviz

Escrevo sobre o mercado offshore, petróleo e gás, vagas de emprego, energias renováveis, mineração, economia, inovação e curiosidades, tecnologia, geopolítica, governo, entre outros temas. Buscando sempre atualizações diárias e assuntos relevantes, exponho um conteúdo rico, considerável e significativo. Para sugestões de pauta e feedbacks, faça contato no e-mail: avizzcaio12@gmail.com.

Compartilhar em aplicativos
Baixar aplicativo
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x