Mês de junho tem queda significativa no consumo de energia, entretanto mercado mostra crescimento

Roberta Souza
por
-
15-07-2020 16:16:47
em Energia Renovável
Queda no consumo de energia em junho

A pandemia do novo Coronavírus influenciou diretamente no consumo de energia do Brasil

O país teve uma queda de 4,6% em junho, na comparação com o mesmo mês do ano anterior.Os dados confirmam o início da tendência de recuperação da demanda, embora ainda seja de forma mais lenta. Os resultados refletem a medidas menos restritivas de isolamento social em algumas das principais cidades do país. Segundo a CCEEm tanto o mercado regulado quanto o livre apresentaram o mesmo valor percentual.

ANÚNCIO

Veja ainda outras notícias:

Em contrapartida, em maio, o Sistema Interligado Nacional (SIN) caiu 10,9%, o Ambiente de Contração Regulado (ACR) caiu 11,4% e o Ambiente de Contração Livre caiu 9,7% (ACL). No quarto mês do ano, o maior declínio ocorreu devido às medidas tomadas para lidar com o novo coronavírus.

A retração no mês totalizou 12,1%, queda de 11,5% no mercado regulado e queda de 13,6% no mercado livre.  Comparando o consumo médio de todo o período de isolamento social (21/3 a 30/06) com o consumo médio dos 20 dias imediatamente anteriores à implementação das medidas de restrição (01/03 a 20/03), a redução é de 14,6%, correspondente a uma queda no ACR de 14,1% e já no ACL de 15,7%.

Estes primeiros dados levam em consideração o consumo total do mercado de uso próprio, onde os consumidores compram energia diretamente das distribuidoras, e o consumo total do mercado livre, o que permite a seleção de fornecedores e a negociação das condições contratuais.

Contudo, o estudo não considerou dados de Roraima, já que é o único estado não conectado ao sistema nacional de energia.


⇒ Participe dos nossos grupos do Telegram e fique atento a todas as notícias do mercado de energia, empregos, projetos e outros assuntos microeconômicos do Brasil. Nossas informações sempre são direto das fontes e atualizadas. Acesse o Nosso Telegram aqui.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos