Mega projeto de exploração de petróleo vai contratar 100 plataformas, construir 50 navios, gerar mais de 400 mil empregos e exportar 25 milhões de tonelada de óleo até 2024 no Ártico

Flavia Marinho
por
-
03-06-2021 07:58:46
em Petróleo, Óleo e Gás
exploração de petróleo - rússia - empregos - navios - plataformas - construção naval - ártico - vostok Um quebra-gelo russo e um navio a gás natural líquido atravessaram a Rota do Mar do Norte fonte GIZMODO

Estão previstos a construção de 50 navios e um contrato para o fornecimento de até 100 plataformas de perfuração para a implementação do projeto

A petrolífera nacional da Rússia iniciou a construção de um grande projeto no Ártico. Ainda, há uma espessa camada de gelo marinho na Baía de Yenisey, mas os navios ainda se mudaram para a costa da Península de Taymyr e desembarcaram cerca de 20.000 toneladas de materiais de construção. O projeto prevê a criação de dezenas de milhares de empregos adicionais. Mais de 400.000 pessoas precisarão ser atraídas para o desenvolvimento dos campos. Além disso 50 navios de várias classes, incluindo petroleiros, locomotivas de gás e embarcações de apoio, estão previstos para serem construídos para a implementação do projeto Óleo Oriental. Também foi assinado um contrato de longo prazo para o fornecimento de até 100 plataformas de perfuração produzidas internamente, que serão utilizadas nos campos do projeto.

Leia também

Um navio russo passando pela Rota do Mar do Norte do Ártico, nbd. Gif: Rosatom

Inicia-se a construção do maior terminal petrolífero da Rússia no Ártico que vai gerar dezenas de milhares de empregos

Os embarques para o local remoto marcam o início da construção do que, em última análise, se tornará o maior terminal petrolífero da Rússia no Ártico. Entre os materiais estão máquinas pesadas, módulos habitacionais, equipamentos de comunicação e outros bens necessários para a construção de uma vila de trabalho de projeto.

Os serviços de rastreamento de navios mostraram, nos últimos dias, pelo menos duas embarcações atracadas na costa da península remota. Entre eles, estão o Mikhail Somov e o Akademik Tryoshnikov.

Fonte rosneft

No local, também há um grupo de especialistas em construção da Joint Energy Construction Corporation (OEK), informaRosneft.

A OEK é especializada em grandes projetos de construção no setor energético russo. Esteve fortemente envolvida em vários projetos de energia nuclear, bem como em projetos de energia hidrelétrica, inclusive na Crimeia.

De acordo com Rosneft, o terminal de Sever Bay foi totalmente aprovado pelas autoridades, e os engenheiros, em breve, iniciarão obras hidrotécnicas nas águas próximas e construção de instalações portuárias na costa.

Vostok Oil está entre os maiores projetos petrolíferos agora desenvolvidos em todo o mundo

Fonte rosneft

O terminal é um componente-chave da Vostok Oil, e o grande projeto promete exportar até o ano de 2024, 25 milhões de toneladas de petróleo. Até 2030, os volumes aumentarão para 100 milhões de toneladas por ano. Deve ser exportado tanto para o oeste para os mercados europeus quanto para o leste para a região Ásia-Pacífico.

Rosneft está no processo de construir os dez primeiros petroleiros de classe gelo que é para transportar para o terminal de Sever Bay. Os navios são construídos no próprio Zvezda Yard da empresa em Vladivostok.

A petrolífera argumenta que o Petróleo Vostok é “ecologicamente correto”, e que tem “uma pegada de hidrocarboneto muito pequena”. Além disso, as instalações petrolíferas supostamente serão alimentadas por turbinas eólicas e gás associado.

Rosneft e seu líder Igor Sechin prometeram repetidamente ao presidente Putin que o Petróleo Vostok ajudará a aumentar os embarques na Rota do Mar do Norte para 80 milhões de toneladas até 2024, a grande meta estabelecida por Putin em seus chamados Decretos de Maio de 2018.

Acredita-se que a Vostok Oil esteja entre os maiores projetos petrolíferos agora desenvolvidos em todo o mundo. A base de recursos é estimada em mais de 6 bilhões de toneladas de óleo de baixo enxofre.

Mega projeto de exploração de petróleo vai gerar 400 mil empregos

Mais de 400.000 empregos estão previstos para o processo de construção que inclui três novos aeroportos, dois terminais marítimos, 15 vilas de trabalho e uma série de instalações no rio Yenisey.

O Petróleo Vostok não é o único grande projeto industrial em desenvolvimento no extremo norte de Taymyr. No início deste ano, a empresa Severnaya Zvezda enviou vários carregamentos de materiais de construção para o local para seu novo terminal de carvão projetado. O objeto de infraestrutura estará localizado na Baía de Yenisey, apenas alguns quilômetros ao sul da Baía de Sever de Rosneft.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.