Início Marinha do Brasil oferece cursos nas áreas de Marinheiro Fluvial de Convés, Taifeiro, Enfermeiro e muito mais para candidatos com ensino fundamental completo

Marinha do Brasil oferece cursos nas áreas de Marinheiro Fluvial de Convés, Taifeiro, Enfermeiro e muito mais para candidatos com ensino fundamental completo

22 de junho de 2022 às 13:16
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Marinha do Brasil oferece cursos nas áreas de Marinheiro Fluvial de Convés, Taifeiro, Enfermeiro e muito mais para candidatos com ensino fundamental completo
Edital Aberto para capacitação em cursos aquaviários – imagem: Marinha do Braisl

A Marinha do Brasil lançou um edital com 90 vagas em cursos aquaviários para candidatos do Ensino Fundamental. Podem participar qualquer pessoa com mais de 18 anos que estejam dentro dos requisitos.

A Marinha do Brasil anunciou a abertura de 90 vagas em cursos aquaviários. No total são três cursos com 30 vagas para candidatos do ensino fundamental são eles: de Admissão aos Cursos de Formação de Aquaviários – Marinheiro Fluvial de Convés (CFAQ-MFC), Curso de Adaptação para Aquaviários – Cozinheiro, Taifeiro, Auxiliar de Saúde e Enfermeiro (CAAQ-CTS) Marinheiro Fluvial de Máquinas (CFAQ-MFM). É importante ressaltar que as oportunidades são para ambos os sexos, sendo necessário possuir no mínimo 18 anos e ensino fundamental completo.

Requisitos exigidos para os cursos aquaviários da Marinha do Brasil

No caso do MFC e MFM, o requisito exigido pela Marinha do Brasil é possuir nível de ensino fundamental, enquanto os demais podem exigir cursos específicos ou experiência no cargo, confira:

Artigos recomendados

Auxiliar de enfermagem

Necessário certificado conferido por instituição de ensino, nos termos da legislação vigente e registrado pelo órgão competente do setor, para a categoria de Auxiliar da Saúde.

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

Cozinheiro

Necessário possuir ensino fundamental completo e, no mínimo, curso de capacitação de Cozinheiro, para a categoria Cozinheiro, com carga horária mínima de 160 horas.

Enfermeiro ou técnico em enfermagem

Necessário diploma ou certificado registrado e expedido de acordo com a legislação vigente pelo órgão competente, para a categoria de Enfermeiro (ENF).

Garçom ou Taifeiro

Necessário ensino fundamental completo e, no mínimo, curso de capacitação de Garçom ou Taifeiro, com carga horária mínima de 160 horas, para a categoria Taifeiro (TAA).

Inscrições nos cursos aquaviários da Marinha do Brasil

Os candidatos com ensino fundamental completo que desejarem se inscrever nos cursos aquaviários devem enviar os documentos, obrigatoriamente, por correspondência, remetida por meio dos Correios, em envelope único para o endereço: CENTRO DE INSTRUÇÃO ALMIRANTE BRAZ DE AGUIAR – Seção de Inscrição – Bairro: Pratinha – Belém – PA – CEP: 66816-900, Rodovia Arthur Bernardes nº 245.

Durante o preenchimento da ficha de inscrição, o candidato deve especificar o curso que está sendo preenchido. A Marinha do Brasil afirma que todas as despesas inerentes à participação do processo seletivo ficarão por conta do candidato.

Os documentos exigidos são as cópias do documento oficial de identificação válido com foto, CPF, título de eleitor e certidão de quitação eleitoral, certificado de que o candidato, de sexo masculino, está em dia com as obrigações militares, certificado de Antecedentes Criminais emitido na esfera Federal ou Estadual, comprovante de residência com CEP, foto 3×4, documento de escolaridade exigida, entre outros.

Processo seletivo dos cursos aquaviários

Os candidatos inscritos serão submetidos à prova escrita eliminatória e classificatória no dia 24 de julho ao nível do 9.º ano do Ensino Fundamental, sobre conhecimentos de Língua Portuguesa e Matemática.

O exame contará com 40 questões objetivas do tipo múltipla escolha, contendo 20 questões de matemática e 20 de Língua Portuguesa, sendo 3 pontos o valor de cada questão, totalizando 120 pontos.

Os candidatos que obtiverem nota zero na prova da Marinha do Brasil serão eliminados do processo de seleção. Os interessados devem estar no local para a realização do Exame de Conhecimentos com a antecedência necessária, portando um documento oficial em meio físico, dentro da validade e com foto, caneta esferográfica preta ou azul, observando que os portões de acesso a esses locais serão abertos às 7h e fechados às 8h.

Após o fechamento dos portões, o limite para a apresentação dos candidatos no recinto de realização será até às 8h30. Acesse o EDITAL NESTE LINK.

Relacionados
Mais recentes