MENU
Menu
Início Márcio França, novo Ministro dos Portos e Aeroportos, priorizará aeroportos devolvidos, como Galeão e Viracopos, e fortalecimento da Infraero

Márcio França, novo Ministro dos Portos e Aeroportos, priorizará aeroportos devolvidos, como Galeão e Viracopos, e fortalecimento da Infraero

12 de janeiro de 2023 às 22:43
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Márcio França, novo Ministro dos Portos e Aeroportos, priorizará aeroportos devolvidos e fortalecimento da Infraero
Márcio França, novo Ministro dos Portos e Aeroportos, priorizará aeroportos devolvidos e fortalecimento da Infraero (Foto/divulgação)

Após ser escolhido para governar ao lado do Presidente Lula, o novo Ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, afirmou que discutirá com o novo presidente sobre a situação dos aeroportos recém-devolvidos para o Governo Federal. Para ele, o assunto é uma das prioridades da pasta na nova gestão federal.

Neste sentido, o Ministro dos Portos e Aeroportos afirmou que “A prioridade é administrar essa situação dos aeroportos que estão sendo devolvidos. Porque as empresas que ganharam as concessões não querem e aí nós temos um problema porque a Infraero também não sabe como gerenciar isso”.

Os aeroportos devolvidos na iniciativa privada estão situadas em cidades estratégicas para a aviação comercial brasileira, como o aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, anteriormente administrado pelo consórcio Changi Airport e Novonorm, e o aeroporto de Natal-São Gonçalo do Amarante (RN) e o aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP).

Artigos recomendados

Ministro dos Portos e Aeroportos visa fortalecimento da Infraero

Após assumir a pasta no novo Governo Federal, o Ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, apontou que deseja fortalecer a Infraero, que antes pertencia ao extinto Ministério da Infraestrutura. Com a nova gestão, a empresa estatal passa a ser gerida pelo Ministério de Portos e Aeroportos. Por outro lado, a medida visa adotar o “modelo de aviação regional”, para expandir o setor no Brasil.

Em notas, o Ministro discursou sobre o modelo: “Esse é um formato que nós vamos incentivar para que o presidente Lula concorde com isso: que os aeroportos regionais com menor número de passageiros, com aviões menores, podem ser uma grande solução para facilitar a integração nacional. Hoje, nós ficamos vinculados a empresas tentarem lotar os grandes aviões, e naturalmente isso tem um limite. Por isso tem menos voos”.

Fortaleza possui o aeroporto mais pontual da América Latina 

Um estudo da OAG, a maior líder mundial de informações e inteligência e análise digital de voos para aeroportos, divulgou que um aeroporto em Fortaleza é o mais pontual da América Latina. O estudo analisou dados entre os dias 1 de janeiro a 31 de dezembro de 2022, para revelar quais são os aeroportos mais pontuais do planeta.

No topo do ranking ficou o Japão, uma nação considerada bastante pontual, com dez aeroportos. Sendo o maior destaque, o Aeroporto Internacional de Osaka foi eleito o maior pontual do mundo em 2022, tendo 91,45% dos seus voos chegando no horário. Entre a lista, também figuram alguns aeroportos brasileiros. Sendo o destaque no país, o Aeroporto Internacional de Fortaleza marcou 88,81% dos seus voos operados no horário. Sendo o 8º mais pontual do mundo, ele brilhou entre os aeroportos mais pontuais da América Latina, conseguindo o primeiro lugar pela primeira vez. 

Além dos citados, também se destacaram os aeroportos de Belo Horizonte/Confins, na 14ª posição, com 87% dos seus voos no horário, e o Aeroporto de Porto Alegre, que ficou na 19ª posição, com 86,5% dos seus voos no horário. 

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR