A Lithium Royalty Corp., empresa de royalties focada no lítio, adquiriu recentemente novos royalties, desta vez referentes ao Projeto de Lítio Das Neves, em Minas Gerais, Brasil.
A aquisição inclui royalties de 3,0% da receita bruta (GOR) e foi realizada pela quantia de US$ 20 milhões, provenientes de recursos próprios da empresa. Com essa adição, a LRC agora possui em seu portfólio 31 royalties de receita de alto grau em propriedades minerais ao redor do mundo.
O Projeto Das Neves é considerado de grande potencial de recurso mineral, com minério de espodumênio de grão grosso de alto teor, o que poderia contribuir para o processamento simples do projeto. A Atlas Lithium, que atualmente está explorando o projeto e possui outras reivindicações próximas, prevê liberar seu primeiro recurso mineral em meados de 2023, seguido por uma avaliação econômica preliminar (PEA) aproximadamente dois meses após o relatório do recurso.
O objetivo da empresa é produzir 150.000 toneladas por ano (tpa) de concentrado de espodumênio.
A Lithium Royalty Corp. não só se beneficia da entrada em operação da Sigma Lithium, como também tem acesso à energia hidrelétrica 100% renovável para eletricidade e tem utilizado métodos que limitam o uso de produtos químicos nocivos ou flotação.
- Mais de 3 mil operações, 33,5 quilos de ouro confiscados e R$ 245 milhões de prejuízo ao garimpo ilegal marcam a maior ofensiva já registrada na Terra Indígena Yanomami
- China compra mais ouro do que todos os países do mundo e já acumula 2.264 toneladas nos cofres
- Urânio? Que nada! China está de olho em jazida monumental de terras raras em mina do Amazonas!
- Porto de Hamad, uma obra monumental que revolucionou a Logística, Engenharia e o Comércio Marítimo no Oriente Médio
A empresa é signatária dos Princípios para o Investimento Responsável e tem integrado fatores ASG (ambientais, sociais e de governança) e mineração sustentável em sua análise de investimento e aquisições de royalties.
A área de royalties adquirida da Atlas Lithium cobre mais de 104 km², apresentando grande possibilidade, especialmente dada a proximidade dessas reivindicações ao projeto da Grota do Cirilo da Sigma Lithium. A aquisição dos royalties foi financiada inteiramente com dinheiro em caixa, sem necessidade de financiamento externo, o que demonstra a liderança financeira da Lithium Royalty Corp.
Com a crescente necessidade mundial de descarbonização e eletrificação do transporte, o lítio se torna um elemento cada vez mais importante para a economia global.
O Brasil, um importante potencial em se tratando de recursos minerais, está se tornando rapidamente uma jurisdição de lítio importante e ecologicamente correta. A entrada da Lithium Royalty Corp. no país, por meio de sua parceria com a Atlas Lithium, solidifica sua presença na região e fortalece sua opção de investimento no lítio.
Em síntese, a aquisição de royalties da Das Neves Lithium Royalty pela Lithium Royalty Corp. é uma ação estratégica que reforça a presença da empresa no Brasil e fortalece seu status como referência no investimento em lítio.
A exploração em andamento pela Atlas Lithium e a produção de concentrado de espodumênio de alta qualidade no projeto Das Neves são fatores que contribuirão para a geração de receita da Lithium Royalty Corp. e para a eletrificação do transporte e a descarbonização da economia global, por meio de matérias-primas obtidas de forma responsável e sustentável.