Menu
Início Embarque de lítio: Sigma Lithium envia primeiro carregamento para processadora LG

Embarque de lítio: Sigma Lithium envia primeiro carregamento para processadora LG

20 de abril de 2023 às 17:08
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Embarque de lítio - sigma lithium
Sigma Lithium – MG (foto/divulgação)

A Sigma Lithium Corp. acaba de realizar seu primeiro embarque de lítio do Brasil para a LG Energy Solution, uma processadora de baterias da coreana LG.

A empresa deverá aumentar gradualmente as atividades nos próximos meses e atingir a taxa de produção anual de 277.000 toneladas de concentrado de espodumênio (mineral fonte de lítio) até julho. Posteriormente, a empresa irá expandir para a segunda e terceira fases do projeto, quase triplicando a capacidade de produção para 766 mil toneladas em meados de 2024.

A Sigma também informou que a venda à LG Energy Solution incluirá os rejeitos da produção, que serão transformados em produto de maior valor agregado. Cabral-Gardner destacou que 300 mil toneladas de rejeitos de ultrafinos da primeira fase de operação passarão por “upcycling”, sendo transformados em um insumo pré-químico para baterias de carros populares.

Artigos recomendados

Expansão gradual da produção da Sigma Lithium

O primeiro embarque da Sigma estava programado para maio e teria um volume de aproximadamente 15 mil toneladas de “lítio verde”. No entanto, a empresa informou que decidiu aumentar ainda mais a quantidade de produto enviada e passou a enviar os rejeitos transformados em matéria-prima de maior valor.

Em 2021, a Sigma obteve licença de operação para vender e exportar lítio da mina de lítio Grota do Cirilo, na região do Vale do rio Jequitinhonha, em Minas Gerais. A produção, que será 100% vendida ao exterior, foi iniciada em dias.

LG Energy Solution como grande comprador de lítio

Líder no mercado de baterias, a LG Energy Solution tem sido um grande comprador de lítio para alimentar a crescente demanda por baterias de íons de lítio. A empresa também tem investido em outras áreas da cadeia de produção de baterias, incluindo cátodos, ânodos e eletrólitos.

O setor de baterias de íons de lítio tem crescido rapidamente nos últimos anos, impulsionado pela popularidade de carros elétricos e dispositivos eletrônicos portáteis. Espera-se que a demanda por lítio continue em alta nos próximos anos, à medida que a tecnologia de baterias se aprimora e novas aplicações surgem.

Sigma Lithium se consolida como fornecedora de lítio para a indústria de baterias

Com esse movimento, a Sigma Lithium se consolida como uma das principais fornecedoras de lítio para a indústria de baterias, e a LG Energy Solution assegura mais um fornecedor para garantir a oferta de matéria-prima fundamental para seus produtos.

A expectativa é que a Sigma Lithium continue a expandir sua produção nos próximos anos, se fortalecendo como um importante player no mercado de lítio. A empresa tem sido cotada como possível candidata para fusão ou aquisição por grandes empresas do setor, como a chinesa Ganfeng Lithium Group ou a norte-americana Tesla.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR