Investimentos em usinas de energia eólica, solar e offshore prometem gerar empregos e evitar apagões no ES

ES - energia renovável - energia solar - energia eolica - energia eólica offshore - biogás - empregos Grandes empresas investem no ES – crédito: AtardeON

O ES está se tornando um dos maiores detentores de fontes renováveis, com vários investimentos em usinas de energia eólica offshore, onshore, energia solar e biogás. Os empreendimentos além de gerar sustentabilidade, geram empregos e renda à comunidade

Atualmente o Brasil enfrenta uma das piores crises hídricas da história, com reservatórios operando em seu limite. Riscos de apagões se tornam cada vez mais possíveis, embora ajam medidas utilizadas pelo governo. Sendo assim, é de suma importância e necessidade a existência de novos investimentos em outras fontes de energia. No ES, investimentos englobam energia eólica offshore e onshore, energia solar e biogás. As usinas além de energia, também geram novos empregos para o estado.

Leia outras notícias relacionadas

Mais de 2 GW gerados por usinas de energia eólica no ES

Dois investimentos mais esperados são os de energia eólica offshore, produzidas em alto mar. As duas usinas estão em fase de licenciamento junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e do Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e devem ser construídas nos próximos anos. Uma das usinas é a da Equinor, petroleira norueguesa e a capacidade do projeto de energia eólica offshore será de 2 gigawatts, podendo gerar diversos empregos.

De acordo com o gerente executivo de Negócios da Federação das Indústrias do ES e coordenador do Fórum Capixaba de Petróleo, Gás e Energia, Cícero Grams, a empresa procura diversificação em sua matriz com a energia eólica offshore, onshore, energia solar entre outras. A instalação será de duas usinas eólicas significativas, uma no ES e outra no RJ.

Outros investimentos de energia eólica offshore, que promete criar diversos empregos, é da empresa Votu Winds, sediada no RJ. A empresa também está em fase de licenciamento com o Ibama.

Com grande potencial de geração, ES é palco de novos investimentos também no cenário da energia solar

O ES surge com potencial para gerar diversos tipos de energia, de acordo com especialistas da área. Além dos investimentos anunciados, outros podem surgir, principalmente em relação à energia solar.

De acordo com a assessora técnica de energia da Sectides, Mayara Lamberti Zanotti, o ES possui radiação suficiente para a geração de energia solar. As grandes empresas estão procurando o estado devido ao seu programa de incentivo fiscal, pela boa localização e também por sua região da Sudene. Além disso, os portos do estado estão aptos a receber importados.

Termelétricas também receberão investimentos no ES

Além da fonte de energia solar, outro setor que pode receber investimentos em breve é o de biogás. Segundo Mayara, o estado já conta com usinas desse tipo e outras já estão sendo prospectadas.

Cícero Grams afirma que o ES possui um grande potencial no uso de gás. Mesmo não se tratando de uma fonte de energia limpa, é uma energia de transição para o baixo carbono. Projetos de usinas termelétricas também estão em desenvolvimento. Se trata da expansão de duas usinas e da construção de uma termelétrica em Linhares.

Ao total, esses empreendimentos criarão 295 empregos e somarão R$ 548 milhões em investimentos até o próximo ano. De acordo com Mayara, o estado terá assim, a diminuição do uso das hidrelétricas e também a redução de gases poluentes.  

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.