Investimento bilionário no Nordeste: será construída no Ceará a maior usina de hidrogênio verde do mundo e milhares de empregos serão gerados no estado

Flavia Marinho
por
-
23-03-2021 14:43:08
em Energia Renovável
empregos - nordeste - ceará - usina - hidroênio - porto do pecém Porto do Pecém – Ceará – Nordeste / Reprodução – Via Google

Multinacional australiana Enegix Energy, fará investimento bilionário no Nordeste! Empresa vai construir no ceará maior usina de hidrogênio verde do mundo e milhares de empregos serão gerados na região

Ceará receberá um investimento de US$ 5,4 bilhões da multinacional australiana Enegix Energy. Será construído em conjunto com o governo do estado do Ceará o projeto de hidrogênio verde Base One, onde será implantado maior usina de hidrogênio verde do mundo e milhares de empregos serão gerados na região. Procurando emprego? Siemens convoca em suas fábricas no RJ, SP, MG, CE e PR candidatos sem experiência para 100 vagas de emprego.

Leia também

Nos termos do memorando assinado com o governador Camilo Santana, a Enegix criará a maior usina de hidrogênio verde do mundo, que produzirá mais de 600 mil toneladas de hidrogênio verde por ano a partir de 3,4 GW de potência firme – máxima produção contínua de energia que poderá ser obtida – a partir de projetos eólicos e solares combinados.

O projeto Base One da australiana no Nordeste, estará em uma localização estratégica para a produção de hidrogênio verde com acesso direto a todos os principais mercados internacionais via frete oceânico.

Uma área industrial de 500 hectares foi reservada no Porto de Pecém para permitir o processo de eletrólise. A instalação será operada usando energia renovável com zero emissões e aproveitará o grande potencial de energia renovável que o Ceará tem disponível, desde a energia solar e eólica onshore até a offshore, permitindo assim que o projeto Base One seja expandido para uma potência de até 100 GW para atender à demanda global.

Milhares de empregos serão gerados no Ceará – Nordeste

De acordo com comunicado da empresa, o Base One, criará milhares de empregos durante a construção e empregará centenas de funcionários operacionais em tempo integral para gerenciar suas instalações, com benefícios sociais positivos e de longo alcance para a comunidade local e também do estado.

A nova usina terá um potencial de reduzir as emissões anuais de CO2 em 10 milhões de toneladas por ano e se tornará o maior projeto de redução de emissões de carbono do mundo.

A expectativa é que o projeto Base One leve de 3 anos para ser construído. A Enegix assinou um acordo com uma empresa internacional de engenharia e consultoria técnica, para realizar um estudo de viabilidade, e em breve iniciará o processo de obtenção de licenças ambientais e sociais. A Enegix está buscando parcerias com investidores e está realizando uma rodada de capital aberto.

O projeto Base One no Nordeste, também marca a estreia da Enegix no mercado mundial. A Enegix Energy está registrada em Cingapura e Austrália e irá instalar sua sede corporativa no país europeu, Suíça. A empresa foi estabelecida com a visão de implantar e gerenciar redes de energia renováveis alimentadas por hidrogênio, que é um componente-chave em sua estratégia e será usado para armazenamento, distribuição de eletricidade, transporte, aplicações de combustível e também usinas de re-eletrificação.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.
fwefwefwefwefwe