Para impulsionar ainda mais o setor automotivo, o Inmetro pretende construir, ao lado de duas parceiras, o primeiro laboratório para teste de baterias de carros elétricos no Brasil
O Inmetro pretende implantar seu primeiro laboratório para testar baterias de veículos elétricos, fazendo com que o Brasil dê um grande passo no setor de carros elétricos. A entidade assinou, nesta terça-feira (31), um memorando de entendimento do projeto. O anúncio do laboratório foi realizado pelo próprio órgão em comunicado à imprensa, onde também afirmava que o protocolo será assinado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS) e pelo organismo de certificação de produtos sul-coreana PCN, na sede do Inmetro, em Brasília.
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Laboratório do Inmetro começará suas operações em 2023
Cada um dos assinantes terá sua devida função no laboratório de testes de baterias para carros elétricos. Para a instituição de ensino superior, através do complexo de Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica, Calibração e Ensaios (LABELO), foi dada a missão de gerenciar o fundo arrecadado e também de construir o laboratório e comprar os devidos equipamentos.
Já à empresa da Ásia, coube a função de ajudar e fazer ligação com potenciais investidores. Enquanto isso, o Inmetro doará o espaço de Campus de Inovação e Metodologia para a construção do laboratório. O órgão se juntará aos outros 57 laboratórios de alta tecnologia que fazem parte do parque de tecnologia de Duque de Caxias (RJ). O laboratório de testes das baterias de carros elétricos está previsto para entrar em operação em 2023.
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Presidente do Inmetro se pronuncia sobre laboratório para testes de baterias
De acordo com Marcos Heleno Guerson, presidente do Inmetro, algumas projeções indicam que, até 2035, mais de 60% da frota brasileira será de carros elétricos ou híbridos. Sendo assim, surge a importância de fortalecer a infraestrutura da qualidade das baterias do país nesse setor.
O executivo afirma que o Inmetro tem a capacidade técnica para contribuir para o desenvolvimento de requisitos de segurança, pois a alta temperatura e risco de incêndio são dificuldades a serem enfrentadas com as baterias, além de melhorar técnicas já experimentadas de qualidade e autonomia.
Este é apenas o primeiro passo da parceria entre os setores público e privado. Faltará ainda a assinatura do contrato legal (com as bases finais), que deve ser realizado em dezembro deste ano.
Investimentos para reduzir as emissões chegam a R$ 150 bilhões
O laboratório de testes de baterias para carros elétricos pode ser um passo para o futuro da mobilidade urbana. Diversos países já trabalham para reduzir as emissões no trânsito.
Sem falar que a construção do laboratório pode ser de suma importância para o avanço no setor de carros elétricos, isso porque, de acordo com a entidade, o país será pioneiro na América Latina no estabelecimento dos requisitos para este tipo de produto, podendo ser um grande exportador de tecnologias e conhecimento aos outros países.
No começo do mês, a Anfavea divulgou alguns desafios para a eletrificação. De acordo com a entidade, investimentos da ordem de R$ 150 bilhões teriam que ser realizados para reduzir as emissões.