Novo Furgão Lonado, da Librelato, terá opcionais como freio EBS e sensores de carga e temperatura de pneus, além de suspensão com 4 eixos. Modelo apresenta placa de energia fotovoltaica para captação de energia solar.
A Librelato, uma das maiores implementadoras do Brasil, está na Fenatran 2022, que neste ano ocorre entre 7 e 11 de novembro, no São Paulo Expo, apresentando o novo Furgão Lonado Multiuso da série Evolut. Mais versátil, eficiente e estável, o implemento se destaca por oferecer praticidade e agilidade nas operações de transporte e a possibilidade do transportador ou frotista levar em um só implemento diferentes tipos de cargas, de bebidas a cargas paletizadas. O automóvel é incrementado com placas fotovoltaicas para produção de energia solar.
O Furgão Lonado Multiuso será oferecido, entre outras versões, na configuração com 4 eixos, que permite transportar até 38.5 mil quilos de carga líquida, o que representa 4.5 mil quilos a mais em relação à versão de três eixos distanciados.
De acordo com Marco Camargo, diretor de operações, “o Furgão Lonado Multiuso da série EVOLUT reúne, em um único modelo de implemento, a versatilidade para o transporte de diferentes tipos de carga, que até então demandava configurações distintas de Furgão Lonado. Um desses modelos era aplicado exclusivamente para o transporte de bebidas, com uma estrutura metálica conhecida como espinha central ou asa-delta, com a funcionalidade do travamento da carga. O outro modelo era dedicado ao carregamento de cargas paletizadas, fixadas ao piso por meio de cintas de amarração”, explica.
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Muito além das placas fotovoltaicas e energia solar: Furgão possui sistema que garante mais segurança e estabilidade no transporte
As inovações apresentadas no Furgão Lonado Multiuso garantem mais eficiência e segurança nas operações de carga/descarga e durante o transporte. O destaque é o exclusivo Sistema Amarra Fácil, que possibilita a amarração de qualquer tipo de carga, de bebidas em fardos a caixas ou demais cargas paletizadas.
Esse sistema é formado por redes suspensas por cordas elásticas fixadas no teto do implemento. A solução possui dimensões ideais para cobrir a carga de um lado ao outro do implemento, considerando também a largura do pallet.
Cada rede fixa dois pallets dispostos lado a lado, sem a necessidade de arremessar as cintas sobre a carga ou do operador subir no implemento. Toda a operação pode ser feita a partir do nível do solo. Por ser um sistema de redes flexíveis, tem também a vantagem de não danificar a carga.
Outro diferencial é o sistema de tensionamento pneumático, que garante segurança e agilidade durante a operação e transporte. Esse sistema consiste em uma catraca tensionadora por ponto de amarração e garante o ajuste e aperto automático, mesmo com o veículo em movimento. Com isso, independente dos solavancos possíveis durante o percurso, não haverá necessidade de realizar paradas para ajustes, pois o sistema manterá a carga sempre estável e segura.
Tecnologia Fleetsense
A Librelato apresenta também a tecnologia Fleetsense, criada para tornar a gestão de frotas mais prática e integrada. Por meio dessa solução, é possível trabalhar com uma verdadeira central de controle operacional que dá acesso a informações em tempo real, oferece integração de dados e, consequentemente, aumenta a produtividade de transportadores e frotistas.
A solução foi desenvolvida em sinergia com a Sigaway, startup incubada pela Librelato, com o objetivo de criar soluções direcionadas para cada aplicação, porém com foco voltado especialmente às necessidades de controle e segurança do implemento rodoviário.
Essa tecnologia está disponível em três pacotes no automóvel, conforme a necessidade do cliente: Fleetsense ABS; Fleetsense EBS Plus; e Fleetsense EBS Pro, todos com acesso por meio de aplicativo no celular ou via web.
Para o Furgão Lonado, haverá a tecnologia de monitoramento via sensores centralizados em uma única plataforma de controle. Alguns exemplos disso são os sensores de monitoramento de porta, que permitem acompanhar horários e localidades de aberturas, sensores de temperatura de caixa de carga, que tornam o transporte de produtos perecíveis cada vez mais confiável.
Além disso, sensores de acompanhamento de pressão na linha pneumática do implemento, com a finalidade de identificar qualquer possível anomalia no sistema.
Placas fotovoltaicas para captação de energia solar no automóvel
Para complementar todo esse pacote tecnológico, o automóvel Furgão Lonado Multiuso conta com placas fotovoltaicas para geração e armazenamento de energia elétrica. Essa energia pode ser utilizada de diversas formas, desde a alimentação do sistema Fleetsense do implemento, sem o cavalo mecânico acoplado, até o fornecimento de energia para recarga da bateria do caminhão.
“Com isso, estamos entregando soluções que trazem mais segurança e confiabilidade para o transportador e embarcador, além de mais economia na operação”, finaliza Marco Camargo.