IFMG oferece 115 cursos gratuitos para moradores do Leste de Minas Gerais

Valdemar Medeiros
por
-
10-10-2021 11:28:11
em Cursos
IFMG - Cursos gratuitos - vagas - MG - Minas Gerais Plataforma +IFMG lança cursos on-line gratuitos – créditos: IFMG/Divulgação

Os cursos gratuitos ofertados pelo IFMG estão disponíveis em diversas áreas, do técnico ao superior, destinados ao público da região leste de Minas Gerais. As inscrições ficarão disponíveis até o dia 04 de novembro

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – IFMG abriu nesta semana inscrições para o Processo Seletivo para o Primeiro Semestre do ano letivo de 2022. São cerca de 4,5 mil vagas para cursos gratuitos, sendo que 925 são em campi da região leste de Minas Gerais. São diversas vagas em cursos gratuitos, que vão do técnico ao superior, nas cidades de Ipatinga, Governador Valadares e em São João Evangelista.

Leia outras notícias relacionadas

Inscrições abertas para cursos gratuitos nível técnico (integrado e subsequente) e nível superior

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 4 de novembro. Vale lembrar que os interessados devem se inscrever somente pelo site do IFMG.

Os candidatos poderão solicitar isenção de taxa até o dia 22 de outubro, porém os que não conseguirem a isenção, terão que pagar uma taxa única de R$ 20,00 para realizar a prova do Processo Seletivo 2022 do IFMG.

CLIQUE AQUI E SE INSCREVA

CONFIRA A LISTA DE CURSOS DISPONIVEIS POR CIDADE

Pré-requisitos do IFMG e forma de seleção dos candidatos

Ainda em razão da pandemia de coronavírus, o IFMG seguirá fazendo a seleção dos candidatos assim como todos os outros IF’s, ou seja, por avaliação do desempenho escolar, do fundamental e/ou médio, para os candidatos concorrentes ás vagas dos cursos técnicos.

No ato da inscrição via site, o candidato deverá preencher corretamente todos os seus dados pessoais, informando RG, CPF e dados escolares, como o histórico escolar via foto (jpeg) ou arquivo PDF, além do questionário socioeconômico para quem for solicitar isenção de taxa.

Modalidades

Além dos cursos técnicos e superiores, há também a modalidade curso técnico integrado, destinada aos alunos que desejam cursar o Ensino Médio juntamente com o curso técnico, finalizando os 3 (ou mais) anos já com formação técnica associada à formação escolar nível médio.

Já a modalidade subsequente é destinada à quem já finalizou o Ensino Médio e procura uma formação técnica rápida para entrar no mercado. Diferente do nível integral – onde o aluno cursa o técnico com extensão de 3 anos para que conclua juntamente com o ensino médio – o técnico subsequente possui duração de no máximo 2 anos, podendo se estender por mais tempo se houverem imprevistos, tais como reprovação do aluno, paralisação, greve ou manifestação do campus, dentre outros fatores.

Para os candidatos que se inscreverem nos cursos de nível superior, o Processo Seletivo de 2022, agregou mais algumas formas de avaliação de perfil do aluno. Alguns dos cursos ofertados pelos IFMG contarão também com a opção de avaliação de desempenho escolar, além da aplicação de uma redação online, pelo portal do IFMG.

Os candidatos poderão ser classificados por meio das notas do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM. Ao todo o IFMG ofertará 21 cursos de sua grade curricular, sendo 8 cursos nível técnico integrado, 2 cursos nível técnico subsequente e 11 cursos de nível superior.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe