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Colombiana Ecopetrol compra fatia da Shell e da Chevron no campo de saturno

Escrito por Renato Oliveira
Publicado em 03/05/2019 às 01:00

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Campo de Saturno
Ecopetrol
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Petroleira Colombiana negociava, desde 2018, compra de fatia das participações da Shell e da Chevron no campo de Saturno e fortalece sua presença no Pré-sal.

A Ecopetrol, empresa colombiana, comprou uma fatia de 5% de cada participação que possuem a Britânica Shell e a norte-americana Chevron no campo de Saturno, na bacia de Santos.
O negócio foi aprovado pela ANP que estava acordado desde o final de 2018, agora a Petroleira colombiana possui 10% do ativo, que agora tem a seguinte composição no consórcio: Shell, a operadora ficou com 45%, a Chevron também com 45% e agora a Ecopetrol com 10%.

Não se sabe detalhes sobres os valores que foram pagos na negociação desta fatia do campo de saturno, que foi adquirido no leilão da 5ª rodada de partilha da produção.

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Na época, o ativo de Saturno foi arrematado pelas companhias britânica e norte-americana com bônus de US$ 3,125 bilhões e excedente em óleo de 70,2%, em uma disputa acirrada com um consórcio formado pela ExxonMobil dos EUA, com 64%, e a Qatar Petroleum International (QPI), com 36%.

Negócios no Pré-sal

Operar no sistema de partilha não é novidade para a Ecopetrol, a empresa já possui duas áreas no regime, pois também na 5ª rodada, a empresa arrematou 20% de Pau-Brasil, em parceria com a BP Energy (50%), que opera o ativo, e a CNOOC (30%).

Para adquirir a parcela no campo de Pau-Brasil, a empresa pagou bônus de assinatura no valor de R$ 500 milhões e excedente em óleo de 63,79%.

Com a confirmação do desfecho da negociação, o portfólio da Ecopetrol no Brasil aumentou para cinco blocos, sendo dois na bacia de Santos, um na Foz do Amazonas, um na de Potiguar e outro na bacia do Ceará.

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Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki) inspecionando e acompanhando técnicas de fabricação e montagem de estruturas/tubulações/outfittings(acabamento avançado) para casco de Drillships.

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