Malha férrea em São Paulo deve motivar mais de R$ 7 bilhões em investimento

São Paulo

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, se mostrou otimista com a expansão ferroviária e o projeto BR do Mar em São Paulo

O governo realizou nesta terça-feira, 13, o leilão de três terminais portuários, dois no Porto de Santos (SP) e um no Porto de Paranaguá (PR). O total arrecadado com as outorgas foi de R$ 148,5 milhões. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, presente no leilão dos terminais de líquidos e fertilizantes, se mostrou otimista com a expansão ferroviária e o projeto BR do Mar em São Paulo.

Na expansão ferroviária, Freitas estima que a malha férrea de São Paulo deve motivar mais de R$ 7 bilhões em investimento, o que fará sua capacidade de transporte passar de 35 milhões para 75 milhões de toneladas.

De acordo com Freitas, essa ampliação está em análise final do Tribunal de Contas da União (TCU), aguardando decisão do relator do processo.

“O programa ferroviário está andando a passos largos e eu tenho certeza que isso vai fazer com que a participação do modo ferroviário na matriz de transporte dobre”, avalia o ministro.

Com o projeto BR do Mar pretende-se transportar 2,7 milhões de contêineres por ano até dezembro de 2020, através da cabotagem, e aumentar em 40% a frota de embarcações destinadas a esta operação – caracterizada pelo transporte marítimo pela costa do País

Freitas considera que o projeto do Ministério está muito bem estruturado e tem potencial de alavancar essa modalidade de navegação, que vem crescendo nos últimos anos. Ele estima um aumento de 30% nos próximos anos.

Só no primeiro semestre do ano, 7,8 milhões de toneladas de mercadorias entraram ou saíram do Porto de Santos em navios de cabotagem.

Antiga área da Libra Terminais no Porto de Santos será dividida

O Governo Federal tem destino para o lugar que era ocupada pela Libra Terminais no Porto de Santos. Segundo Diogo Piloni, secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério de Infraestrutura (Minfra), o terreno deve ser relicitado como dois terminais de celulose, após o leilão dos terminais de líquidos e fertilizantes.

Está previsto nos próximos 20 dias pelo Governo, uma consulta pública sobre a questão. “Concluímos os estudos de vocação sob o ponto de vista da demanda do Porto e identificamos que a mais aderente ao perfil é a celulose”, disse Diogo.

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Flavia Marinho

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Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e experiente na indústria de construção naval. OBS: Não contratamos, então não envie currículos! Informações sobre empregabilidade apenas no site.