Ideia Legislativa: Você apoia escala de 14 x 21 para todos os trabalhadores offshore em unidades marítimas e plataformas de petróleo, hoje direito apenas de funcionários Petrobras?

Paulo Nogueira
por
-
19-08-2020 13:11:25
em Petróleo, Óleo e Gás
Offshore Petrobras Ideia Legislativa plataforma Senado

Hoje, operários da Petrobras já contam com esta escala diferenciada. Funcionários terceirizados solicitam igualdade de condições através do E-Cidadania, do Senado Federal. A ideia legislativa vence em novembro deste ano

Através do E-cidadania no Portal do Senado Federal, uma Ideia Legislativa pode dar voz a um dilema antigo de trabalhadores terceirizados do setor de petróleo e gás offshore. Abordo de plataformas e unidades de produção, hoje eles contam com uma escala de 14 dias embarcado e 14 dias de folga( 14×14), diferente de trabalhadores próprios da Petrobras, que detém 21 dias de folga. Vale ressaltar que devido ao novo coronavírus, as escalas de embarque foram modificadas para todos enquanto durar a pandemia.

Esta é uma questão antiga da categoria petroleira que deseja escalas de folga mais equiparadas à dos funcionários próprios da estatal, afinal, muitas das vezes eles exercem as mesmas funções a bordo das plataformas. Vale ressaltar que essa escala de 21 dias é referente à Petrobras, outras operadoras privadas também adotam 14×14, portanto, a reivindicação aborda toda as unidades que operam no offshore brasileiro.

Nota: Esta proposta não abrange marítimos aquaviários, pois eles estão sob um outro regimento.

Justificativa para flexibilização das escalas e o escopo da Ideia Legislativa

Segue o texto retirado do portal: “A ideia é aumentar em mais uma turma de trabalhadores em unidades marítimas,plataformas de petróleo, aumentando o número de empregos gerados pelas operadoras nesse segmento por seguinte,amenizando o confinamento dos colaboradores e se fazendo justiça na mesma escala dos trabalhadores da Petrobras.

No cenário atual, somente a Petrobras tem a escala 14×21, dando aos colaboradores da Estatal mais qualidade de vida junto aos seus familiares. Fora que o aumento de turmas, vai gerar novas frentes de trabalhos e com isso geração de empregos em cadeia. Logística, hotelaria, mais gente trabalhando offshore, mais empregos na logística também.”

Texto retirado do portal do Senado Federal

Outros artigos Interessantes

Se você apoia escala de 14×21 para todos os trabalhadores offshore, então vote

No momento em que este artigo foi escrito, foram computados cerca 6.607 apoios, o mínimo para que o tema seja debatido pelos Senadores é 20.000 e a data limite para receber os apoios vai até 27/11/2020. Para votar é muito simples, basta entrar no link desta ideia legislativa aqui, faça login com sua conta do Facebook, Google ou crie uma nova, vote!

Ideia Legislativa Senado Federal escala de 14x21 offshore
Registro dos Votos no dia 19/08/2020

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.
fwefwefwefwefwe