Ministro Alexandre Silveira destaca iniciativas da empresa para uma matriz energética sustentável
Em visita às instalações da Hydro Alunorte, localizada em Barcarena, Pará, o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, reconheceu o esforço e a liderança da refinaria na adoção de práticas para a descarbonização de suas operações. Acompanhado por autoridades locais, o ministro explorou as iniciativas pioneiras da Hydro Alunorte, reafirmando o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a produção de alumínio verde.
Uma nova era energética para o Pará
A Hydro Alunorte, considerada a maior refinaria de alumina do mundo, está no centro de uma transformação energética significativa. Com a inauguração do terminal de importação de gás natural da New Fortress Energy, a empresa inicia um capítulo revolucionário, substituindo o óleo pesado pelo gás natural em suas operações. Este movimento não apenas solidifica o compromisso da Hydro Alunorte com a redução da emissão de carbono mas também posiciona o Pará como um dos líderes em descarbonização no Brasil.
Investimentos e impactos ambientais positivos
Com um aporte de R$1,3 bilhão, a Hydro Alunorte se torna o primeiro consumidor de gás natural no estado, promovendo uma redução anual de 700 mil toneladas de carbono. Este projeto é um marco nas iniciativas de descarbonização da empresa e está alinhado à meta global da Hydro de reduzir em 30% suas emissões de CO2 até 2030.
-
Novo ‘dono’ da Heineken é brasileiro: executivo de 51 anos já comandou um império de R$ 36 bilhões, liderou operações em quatro continentes e agora assume a gigante da cerveja em meio à queda nas vendas
-
Atriz da Globo abriu uma clínica de depilação em 2013, transformou em rede de 400 unidades com cerca de R$ 250 milhões de faturamento e, 13 anos depois, vendeu sua parte e saiu do negócio
-
Maior fabricante de automóveis do mundo fecha fábrica com 1,5 mil funcionários no Brasil: Toyota encerra unidade que produziu mais de 1 milhão de veículos e revela o destino especial para o último Corolla produzido no local
-
Empresa com 9 mil funcionários fecha mega fábrica no Brasil e tira produção do país; unidade operava há mais de 70 anos, afeta mais de 100 famílias e decisão surpreende trabalhadores.
Renovação e eficiência energética
A refinaria não só lidera em eficiência energética globalmente mas também avança em direção à neutralização das emissões de carbono até 2050. A instalação de uma nova caldeira elétrica, a maior do mundo, e o investimento em energia solar através de dois projetos da Hydro Rein, “Mendubim” e “Ventos de São Zacarias”, destacam o compromisso da Hydro Alunorte com fontes renováveis de energia. Essas iniciativas, juntamente com a exploração de novas fontes de energia, como a biomassa de açaí, exemplificam a jornada da empresa em direção a uma operação sustentável e responsável.
O Ministro Alexandre Silveira, ao reconhecer os esforços da Hydro Alunorte, sublinhou a importância de tais projetos para a região Norte do Brasil, destacando o papel vital da empresa na transição energética do país. Este reconhecimento reitera a posição da Hydro Alunorte como líder em sustentabilidade e inovação no setor industrial brasileiro, promovendo não apenas a eficiência energética mas também contribuindo significativamente para a economia circular e a proteção ambiental.
Fonte: Renata Grieco – Consultor de Comunicação Sênior.
