Hurb Labs desenvolve projeto inovador para utilizar navio autônomo no Rio de Janeiro

Valdemar Medeiros
por
-
19-04-2022 12:15:55
em Indústria Naval, Portos e Estaleiros
plataforma de viagens online - embarcação autônoma - Rio de janeiro - RJ - tecnologia Embarcação de mobilidade urbana não poluente deve zarpar para suas primeiras viagens já em dezembro deste ano – imagem: Portos e Navios




A plataforma de viagens online Hurb Labs fechou uma parceria com a TideWise para o desenvolvimento de uma embarcação autônoma que contribuirá com o transporte no Rio de Janeiro  

A plataforma de viagens online Hurb Labs, parte da Hurb, fechou uma parceria com a TideWise, uma empresa brasileira de base tecnológica que fornece soluções marítimas, para o desenvolvimento de um projeto inovador utilizando a tecnologia de navio autônomo e ecológico. O novo transporte, que atuará no translado de passageiros pelos canais de águas do Rio de Janeiro, está previsto para ficar pronto ainda em dezembro deste ano. A nova parceria entre as empresas tem como objetivo explorar, também, algumas rotas hidroviárias da cidade para ligar atrações turísticas e polos significativos, como o Centro do Rio, Pão de Açúcar, a Península na Barra da Tijuca e a estação de metrô Jardim Oceânico.

Embarcação autônoma no Rio de Janeiro pode ser controlada em tempo real

Projeto anterior da TideWise envolve monitoramento de petróleo para não poluição do mar – Reprodução/Youtube

O navio da plataforma de viagens online recebeu o nome de “Arya”, sinônimo de essencial e nobre, se referindo aos valores do Hurb. O termo também está ligado ao ar e é uma homenagem especial à mascote do Hurb.

O navio autônomo utiliza sensores a laser, sistemas de câmeras e radares para que possa se locomover de forma segura, compartilhando as mesmas vias aquaviárias de navios comuns no Rio de Janeiro. Além disso, podem operar em várias condições climáticas, carregando vários sensores que coletam dados do meio ambiente. A comunicação do veículo da plataforma de viagens online é realizada por meio de 4G, via satélite ou link de rádio com alcance de até 18 Km, permitindo ao operador controlar e monitorar a embarcação autônoma em tempo real.

De acordo com o fundador e co-CEO do Hurb, João Ricardo Mendes, a empresa está muito animada com o projeto no Rio de Janeiro. O transporte pelo modal aquaviário poderá trazer uma experiência criativa e flexível, com uma navegação em meio à natureza das lagoas da Barra da Tijuca. Além da comodidade, a iniciativa é sustentável, podendo chamar a atenção para a questão da preservação ambiental por meio da visibilidade que a empresa espera.

Navio autônomo contribuirá com a mobilidade urbana

Para os criadores, o navio autônomo será uma nova opção de mobilidade urbana que pode contribuir com o tempo de várias pessoas e compor uma malha já existente.

De acordo com Rafael Coelho, engenheiro naval especialista em embarcações autônomas e CEO da TideWise, a empresa e a plataforma de viagens online estão aplicando toda a experiência de trabalho brasileira e internacional para tornar o transporte de passageiros mais segura, colaborando com a Marinha do Brasil para o desenvolvimento do primeiro regulamento provisório para este tipo de embarcação. A proposta está de encontro com o que é feito no mundo todo, e há um consenso mundial para que as regulações sejam similares.

Entenda como funcionará o sistema da embarcação autônoma

Por ora, a embarcação transportará no Rio de Janeiro os colaboradores da plataforma de viagens online, na rota de passageiros entre a Península, onde a empresa está sediada, e a estação Jardim Oceânico do metrô, em percursos de ida e volta com uma duração de 20 minutos com capacidade para 15 pessoas.

O sistema será totalmente elétrico, portanto não emitirá gases poluentes. Serão instalados painéis solares tanto no navio quanto no píer de atracação, que será usado como estação de recarga, contribuindo com o carregamento das baterias diminuindo ainda mais o impacto ambiental.

Além disso, o navio autônomo da plataforma de viagens online usará inteligência artificial para detectar poluição e óleo na água durante os trajetos, contribuindo assim com os agentes reguladores em medidas de controle ambiental.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.