Nesta quinta-feira (19/1) no Palácio do Planalto, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França reafirmou que a própria pasta de Portos e Aeroportos deverão seguir cuidando das hidrovias nacionais, sendo contrario ao ministro dos Transportes, Renan Filho, do MDB, que estava na pretensão de levar a área para sua pasta – como foi informado nesta quarta-feira (18/1).
“As hidrovias e todo esse sistema, ele está hoje no Ministério dos Portos e Aeroportos, é como as coisas foram agregadas na medida provisória”, disse França ao ser questionado pelo Correio, e ainda completou, “O presidente Lula naturalmente quando ele fez essa divisão ele tomou uma decisão, mais evidente que ele como presidente da República se ele quiser tomar outra decisão a gente respeita.”
O ministro Renan Filho disse que negociaria com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e com a secretária-executiva do órgão, Miriam Belchior, a recomposição de atribuições do Ministério dos Transportes para que acomodasse essa área, ao que Márcio disse que, “Todo mundo pode reivindicar tudo, mas eu diria que o estado da obra é o corte que foi feita quanto foi editada a medida provisória”, apontou ele.
Renan Filho fez sua declaração nesta quarta-feira (18/1) no lançamento do plano de investimento de 100 dias para a pasta dos Transportes. “Eu entendo que hidrovias são meios para chegar a portos e aeroportos. Com a divisão, ficou uma área cinzenta”, afirmou Renan Filho. “Estamos falando com Casa Civil e também com o Congresso Nacional sobre o assunto”, completou ele. No entanto, segundo o Correio apurou, o assunto, em momento algum, foi tratado juntamente do Márcio França, o titular dos Portos e Aeroportos.
- Estado brasileiro perde todas suas ligações ferroviárias com outras regiões do Brasil e agora precisa de 4 BILHÕES para voltar a se conectar pelo país
- Explosão de Inovação: Implementos São Paulo Revoluciona o Transporte no Setor de Petróleo na Mossoró Oil & Gas Energy
- Plano ambicioso do governo quer ligar regiões do país com ferrovia de 2.4 MIL KM para revolucionar a logística brasileira
- AW169: o melhor helicóptero da polícia do Rio de Janeiro custa milhões, voa por 3 horas e salva vidas com tecnologia de ponta!
França pontuou que o novo governo ainda não conseguiu responsáveis para a autoridade portuárias “Como nós não fizemos ainda alterações nas autoridades portuárias, os diretores que lá estão são os mesmos que estavam, a partir dessa semana com as alterações, semana que vem estão convocados todos os conselhos portuários para alterar as autoridades portuárias, ai começamos do nosso jeito”.
Márcio França ainda indicou o nível de deficiência existentes nos portos brasileiros, “Nem todos os portos estão em sua dragagens adequadas, então alguns navios não estão conseguindo chegar na plenitude, inclusive passageiros, e ao mesmo tempo em portos e aeroportos. Que a gente tenha os portos modernizados e adequados”. O ministro também não descartou as privatizações de serviços nos portos: “O que a gente discute sobre a privatização dos serviços, que podem até ser serviços novos como questão de dragagem”.
Conversa em São Paulo
Ele também falou sobre a conversa que teve com o Gilberto Kassab (PSD), que é o secretário da Casa Civil do governo do Estado de São Paulo. “Eu conversei ontem (18/01) com o secretário Kassab, que é uma pessoa que está no governo de São Paulo para que a gente fizesse uma aproximação de ideias, de conceito. E tenho impressão de que o próprio governador Tarcísio compreende que, como houve uma alteração eleitoral, as lógicas de você privatizar a autoridade estão mais que superadas”, apontou França.