Início Grupo Wärtsilä inaugura no Nordeste o primeiro centro de reparos de turbinas eólicas da América Latina

Grupo Wärtsilä inaugura no Nordeste o primeiro centro de reparos de turbinas eólicas da América Latina

5 de abril de 2022 às 11:19
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Grupo Wärtsilä - energia eólica - turbinas eólicas - América Latina - Nordeste
Torres de energia eólica ao por do sol – imagem: Pixabay/Inaug

O intuito da Wärtsilä é diminuir os custos de exportação das caixas de turbinas eólicas para centros especializados localizados na Europa.      

O grupo Wärtsilä anunciou na última Quinta-feira (30), a inauguração de um centro de serviços totalmente especializado em reparos de gearbox, destinados à turbinas de energia eólica, sendo o primeiro centro de serviços dedicado inteiramente à este objetivo específico em toda a América Latina. O centro está localizado em Cabo de Santo Agostinho, Pernambuco, na região Nordeste do país.

Primeiro centro de serviços da América Latina especializados em reparos de gearbox de turbinas eólicas, do Grupo Wärtsilä, no Nordeste do Brasil

Workshop Especializado No Reparo De Gearbox De Turbinas Eólicas – Reprodução/Youtube

O centro de serviços consegue se destacar, pois a bancada de testes é composta por dois motores AC de 1,5MW, juntamente com um gearbox, que é usado para fazer a simulação do torque em operação.

Após fazer essas configurações, se torna viável realizar a testagem do equipamento já reparado, seja com a carga total de operação ou parcial, a depender da potência de cada modelo. A realização desse teste é essencial para ajudar na identificação prévia de possíveis falhas, com o intuito de corrigi-las antes mesmo da realização da montagem da caixa multiplicadora dentro da turbina eólica.

De acordo com Jorge Alcaide, diretor de Negócio de Energia da Wärtsilä, ao ofertar a possibilidade de reparação e testagem de gearbox no Brasil, está contribuindo com a redução direta nos custos de energia, ajudando a aumentar a disponibilidade operacional de parques eólicos, além de ajudar a maximizar a utilização de energia eólica dentro da m matriz energética brasileira.  

Vantagens da instalação do centro de serviços da Wärtsilä no Nordeste

Devido ao fato de estar em plena sintonia com todo o propósito de impulsionamento da transição energética, para a Wärtsilä, uma outra vantagem de se instalar um centro de serviços desse tipo em território brasileiro é poder contribuir para a criação de novos fluxos de receita destinados aos donos de ativos.

Segundo Alcaide, ao invés de mandar as caixas multiplicadoras para países europeus, que é o principal hub de fabricação dessas unidades ao redor do mundo, os clientes da Wärtsilä já poderão contar com a opção de realizar qualquer reparo aqui mesmo no Brasil, com a garantia de que o serviço será feito com a mesma competência e qualidade que são oferecidas na Europa, porém se auto beneficiando, pois conseguirá mais economia e menos tempo gasto com todo o processo de trâmites que uma operação como essa acaba exigindo.

Parcerias firmadas pela Wärtsilä

O Brasil atualmente possui a 7° maior capacidade instalada de energia eólica no ranking do mundo, contando com mais de 20 GW gerados e distribuídos em mais de 10 mil turbinas geradoras de energia eólica.

A estimativa é de que o Brasil consiga alcançar o marco de 25 GW, até o ano de 2025. Tendo em vista essa possibilidade, em meados de 2018 a Wärtsilä fechou um contrato de parceria com um dos maiores e principais fabricantes de gearbox do mundo, para que fosse possível atender especificamente as demandas do mercado brasileiro, mas também abrindo espaço para um possível atendimento ao mercado europeu.

Escolher a região Nordeste faz para realizar esse tipo de operação é um planejamento estratégico de muitas empresas que decidem trabalhar com fontes de energia renovável – como energia solar e, nesse caso, energia eólica – justamente por ser a localidade onde a grande maioria das turbinas eólicas estão instaladas e operam plenamente, devido à forte incidência de ventos característica daquela região do Brasil.

O mercado brasileiro de energia eólica representa atualmente em torno de 11,4% da energia total produzida no país, equivalente a 21,1 GW, sendo que 16,4 GW produzidos são provenientes da região Nordeste.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes