Início Grupo Açotubo amplia programas de bem-estar e atenção à saúde mental para todos os seus colaboradores

Grupo Açotubo amplia programas de bem-estar e atenção à saúde mental para todos os seus colaboradores

20 de janeiro de 2022 às 10:35
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Grupo açotubo - empresa - saúde mental - bem estar
As iniciativas desenvolvidas pelo grupo Açotubo têm como objetivo prevenir, identificar e acompanhar eventuais condições psicológicas ou emocionais que afetam a vida dos seus colaboradores

As iniciativas desenvolvidas pelo grupo Açotubo têm como objetivo prevenir, identificar e acompanhar eventuais condições psicológicas ou emocionais que afetam a vida dos seus colaboradores

A campanha Janeiro Branco, que entrou para o calendário da saúde em 2014, convida as pessoas a refletirem sobre a importância dos cuidados e da prevenção ao adoecimento emocional, que já afeta cerca de 1 bilhão de pessoas, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Em um recente estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e outras seis universidades nacionais, 40% da população brasileira apresentavam sentimentos frequentes de tristeza e de depressão, outros 50% da mesma população apresentavam ansiedade e nervosismo constantes. Já em outro levantamento da WTW, o estresse é apontado como o fator que mais impacta a força de trabalho (83%), seguido pela depressão, ansiedade (82%) e sedentarismo (69%). Esses dados evidenciam a necessidade de criar uma cultura de cuidados com a saúde mental também entre as empresas.

Leia outras noticias relacionadas

Proteger a saúde dos colaboradores é uma das prioridades do Grupo Açotubo, que dispõe de um programa para tratar do assunto, fruto das diversas transformações relacionadas à cultura organizacional pelas quais a empresa vem implementando nos últimos anos.

Grupo Açotubo vem desenvolvendo novas ações desde o inicio da pandemia

Desde o início da pandemia, a empresa tem desenvolvido ações, em parceria com a consultoria Nova Visão, responsável pelo suporte no desenvolvimento do programa, e com o médico do trabalho da empresa, Orlando Leoncio Junior, que já realiza exames periódicos, para acompanhamento da saúde dos colaboradores do Grupo, e tem focado também na questão da saúde mental para monitorar e, sobretudo, oferecer o suporte necessário para quem apresentar algum tipo de problema emocional.

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

Larissa Bassi, business partner do setor de recursos humanos da Açotubo, enfatiza que um dos lemas da empresa é o cuidado com as pessoas e proteger a saúde mental do colaborador é uma das prioridades da gestão. “Essas questões já estavam no radar do departamento de RH, mas com a pandemia trabalhamos fortemente para desenvolver ações concretas para oferecer suporte emocional aos nossos colaboradores”.

Renata Amorim, psicóloga da Nova Visão, consultoria que auxilia a Açotubo na aplicação do programa, explica que o primeiro passo foi conscientizar a liderança para que os gestores de cada setor compreendessem a importância de cuidar da saúde mental e como a questão impacta a organização.

“Isso foi importante para que o colaborador se sentisse mais à vontade em participar. Geralmente, conforme a empresa vai crescendo, vai perdendo esse cuidado com a equipe. Esse é o grande diferencial da Açotubo, que possui um RH que funciona de portas abertas e, além desta sensibilidade, busca o aprimoramento nos cuidados às pessoas”, enfatiza Renata.

Colaboradores se sentem incentivados a participarem das rodas de conversas, organizadas para serem um espaço de acolhimento e escuta

Após esse trabalho, os colaboradores foram incentivados a participarem das rodas de conversas, organizadas para serem um espaço de acolhimento e escuta. Com isso, a cada 15 dias são realizados encontros que posicionam temas como depressão, burnout, luto e ansiedade, assuntos que têm permeado a vida de todos, sobretudo nos últimos dois anos.

Em cada roda de conversa, os participantes respondem um questionário de autoavaliação e, dependendo do resultado, o colaborador passa a ser acompanhado individualmente pelo departamento médico, e, caso necessário, encaminhado para acompanhamento psicológico individual. “Algo bastante comum identificado durante as conversas é a busca do colaborador por informação com o intuito de ajudar também um amigo ou familiar. Por isso, o atendimento e os benefícios do programa, vão além das conversas e ultrapassam as dependências da empresa”, explica Renata.

São inúmeras as razões para um desequilíbrio emocional, como saúde física comprometida, traumas ou uma crise financeira. Com isso, o Grupo entende que cuidar do bem-estar do colaborador deve ser uma ação promovida durante o ano todo e que requer também incentivo à adesão de bons hábitos. Neste sentido, outros programas com práticas que podem auxiliar neste objetivo, como incentivo à prática esportiva, assessoria para cuidados com a alimentação e um programa antitabagismo, serão implementados.

“Cada vez mais nossas ações vão além do discurso e evidenciam a certeza de que o lema “cuidados das pessoas” já faz parte da nossa cultura corporativa. Em 2022 será o ano em que vamos fortalecer ainda mais essa máxima”, conclui Larissa Bassi.

Sobre o Grupo Açotubo

Com 47 anos de atividades, o Grupo Açotubo é reconhecido pelo portfólio, serviços e soluções em distribuição siderúrgica. A empresa tem cinco unidades de negócio, sendo Tubos e Aço, Conexões, Aços Inoxidáveis, Soluções Integradas e Sistemas de Ancoragem (Incotep), com unidades estratégicas posicionadas em diferentes regiões para atendimento em todo o Brasil.

Com investimentos constantes em tecnologia e infraestrutura, a empresa tem como meta atender os clientes com agilidade e qualidade em todas as suas necessidades, independentemente de volume. Valoriza seus colaboradores como força motriz de desenvolvimento e tem a responsabilidade social como um de seus principais pilares.

Relacionados
Mais recentes