1. Início
  2. / Automotivo
  3. / Governo surpreende com novo decreto que trará extintor de incêndio como item obrigatório nos carros novamente! 
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Governo surpreende com novo decreto que trará extintor de incêndio como item obrigatório nos carros novamente! 

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 28/11/2024 às 09:38
Governo surpreende com novo decreto que trará extintor de incêndio como item obrigatório nos carros novamente! 
Foto: extintor de incêndio em carro/Idogram
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Nova lei pode trazer de volta extintor de incêndio obrigatório em carros. Saiba o que mudará com a nova lei para extintor de incêndio e o que diz o Projeto de Lei.

Facultativo em carros de passeio desde 2015, o extintor de incêndio em carros pode voltar a ser obrigatório. Segundo dados da Agência Senado, a proposta do senador Eduardo Braga (MDB – AM), já recebeu aprovação da Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC) e segue agora para votação no Plenário do Senado.

Entenda a defesa do senador para o extintor de incêndio obrigatório

O PLC 159/2017, da Câmara dos Deputados, recebeu parecer favorável do senador Eduardo Braga e segue agora para votação no Plenário do Senado. Eduardo Braga defendeu a proposta, argumentando que o extintor de incêndio obrigatório em carros é um item de segurança fundamental. Segundo Braga, não é R$ 80 reais, em um bem de valor de mais de R$ 80 mil, que fará diferença para o bolso dos donos dos veículos.

Lamentavelmente, os bombeiros não possuem estrutura para assegurar as vítimas com a devida celeridade, e faz diferença um instrumento como esse nos carros, visto que os fabricantes não são obrigados a incluir o extintor durante a produção dos veículos.

O extintor de incêndio em carros é uma questão de garantir segurança. Eduardo Braga argumentou ainda que os extintores são de fácil operação e eficientes no combate a incêndios, e não possuem um custo elevado.

Segundo o relator, cerca de 17% dos recalls de veículos no Brasil acontecem através de falhas que poderiam causar um incêndio. Braga afirmou que o extintor de incêndio obrigatório em carros do tipo ABC pode ser determinante para coibir sinistros graves.

O delator também lembra que o Brasil, juntamente com Argentina, Chile, Bolívia, Peru e Uruguai, é signatário da Regulação Básica Unificada de Trânsito, que prevê o extintor de incêndio em carros como obrigatório para circulação de veículos entre os países.

Opiniões contrárias para o extintor de incêndio obrigatório em carros

O texto que torna o extintor de incêndio obrigatório em carros já havia tramitado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde recebeu relatório do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN) pela rejeição. Styvenson e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) se opuseram à medida na CTFC e afirmaram que vão apresentar voto em separado, quando o projeto de lei for discutido no Plenário.

Ao questionar novamente o projeto, Styvenson afirmou que trará mais ônus aos cidadãos. Para ele, o cidadão deve fugir para longe do carro em caso de incêndio, deixando para o Corpo de Bombeiros a missão de apagar o fogo. Flávio Bolsonaro concordou, afirmando que a medida deveria ser optativa, e não obrigatória.

Segundo Flávio Bolsonaro, tendo sempre a se posicionar a que algo desse tipo seja facultativo, ao invés de impositivo, por sua consciência como cidadão. Não irá se opor à aprovação da matéria, mas deve apresentar emenda no plenário.

Entenda como funcionará a nova lei quando aprovada

A proposta para extintor de incêndio em carros altera o Código de Trânsito Brasileiro (CTB – Lei 9.503, de 1997) para incluir na lista de equipamentos obrigatórios o extintor com carga de pó ABC, com especificações a serem definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). 

O extintor ABC é indicado para combater incêndios causados por combustíveis sólidos (classe A), líquidos inflamáveis (classe B) e equipamentos elétricos (classe C). Atualmente, a lista do Código de Trânsito Brasileiro inclui itens como cinto de segurança, encosto de cabeça, airbag e dispositivos para controle de emissão de gases poluentes e de ruído.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x