1. Início
  2. / Economia
  3. / Governo Lula aumenta o imposto de 9,6% para 25% sobre painéis solares – Associação alerta para possibilidade de aumento no preço da energia solar, queda de investimento, perda de empregos e fechamento de empresas
Tempo de leitura 4 min de leitura Comentários 189 comentários

Governo Lula aumenta o imposto de 9,6% para 25% sobre painéis solares – Associação alerta para possibilidade de aumento no preço da energia solar, queda de investimento, perda de empregos e fechamento de empresas

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 15/11/2024 às 18:32
Atualizado em 16/11/2024 às 22:17
imposto sobre painéis solares
Foto: Reprodução
Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo

Governo Lula eleva imposto sobre painéis solares de 9,6% para 25%; setor alerta para aumento nos custos e prejuízos econômicos

Na última segunda-feira (11), o Comitê Executivo de Gestão (Gecex), vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, tomou uma decisão que promete abalar o setor de energia solar no Brasil. A alíquota do Imposto de Importação sobre módulos fotovoltaicos foi elevada de 9,6% para 25%. O aumento do imposto sobre painéis solares gerou grandes debates.

Para especialistas, esse aumento não só ameaça a competitividade da energia solar, como também pode trazer uma série de consequências negativas para a economia, o meio ambiente e os consumidores brasileiros.

© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Aumento de imposto sobre painéis solares dificulta a transição energética?

A energia solar é um dos pilares para a transição energética global. No entanto, esta decisão, que coincidiu com a realização da COP 29 no Azerbaijão, envia uma mensagem ao mundo.

INDÚSTRIA E COMÉRCIO – MERCADO LIVRE

INDÚSTRIA E COMÉRCIO – MERCADO LIVRE

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) manifestou preocupação com a medida. Segundo a entidade, o aumento do imposto pode gerar uma série de impactos, incluindo:

  1. Aumento no preço da energia solar: Com os módulos mais caros, o custo dos sistemas fotovoltaicos deve subir, afastando consumidores que buscam alternativas à energia convencional.
  2. Queda de investimentos: Os investidores podem redirecionar seus recursos para mercados mais atraentes e previsíveis.
  3. Fuga de capital: A instabilidade nas políticas públicas desestimula a permanência de grandes investidores no país.
  4. Aumento da inflação: Com custos energéticos mais altos, setores dependentes da energia solar também sentirão o impacto.
  5. Fechamento de empresas: Pequenas e médias empresas de instalação e manutenção de sistemas não podem suportar o aumento dos custos.
  6. Perda de empregos: Mais de 750 mil postos de trabalho que poderiam ser gerados até 2026 estão em risco.

A indústria nacional está preparada?

Uma das justificativas do governo é a intenção de fortalecer a indústria nacional de painéis solares. Atualmente, as empresas brasileiras são meras montadoras, utilizando insumos totalmente importados.

Além disso, a capacidade produtiva do país é de apenas 1 GW por ano, enquanto a demanda em 2023 foi superior a 17 GW. Essa discrepância demonstra que, mesmo com o aumento da alíquota, o mercado interno não está pronto para atender às necessidades do setor.

Além disso, a maioria dos grandes projetos de geração fotovoltaica exigem equipamentos certificados e de alta qualidade, padrões que as indústrias nacionais ainda não atendem. Sem a possibilidade de importar esses módulos, muitos projetos já contratados podem ser cancelados.

Consequências econômicas e ambientais

A Absolar revelou números alarmantes em seu levantamento: pelo menos 281 projetos, que somam mais de 25 GW de potência instalada e R$ 97 bilhões em investimentos até 2026, podem ser inviabilizados. Esses projetos não apenas permitiriam gerar empregos, como também contribuiriam para uma redução significativa na emissão de CO2, estimada em 39,1 milhões de toneladas.

Para a associação, isso significa que o Brasil abriria mão de benefícios ambientais e sociais em troca de uma política que não oferece garantias reais de fortalecimento da indústria nacional.

O impacto na cadeia de trabalho

A cadeia de trabalho do setor solar fotovoltaico no Brasil é uma das mais dinâmicas, abrangendo distribuição, movimentação, instalação e manutenção de sistemas. Para cada 30 empregos gerados, apenas dois estão relacionados à fabricação de equipamentos.

Ou seja, o aumento da alíquota afeta diretamente os setores mais robustos, comprometendo a geração de empregos e o crescimento econômico.

O Governo acredita que o aumento da alíquota contribuirá para o fortalecimento do mercado nacional de painéis solares, impulsionando o crescimento da indústria local devido ao aumento da demanda por produtos fabricados no país.

Decisões como essa mostram a importância de políticas públicas bem fundamentadas, que levam em conta não apenas o curto prazo, mas também os impactos de longo prazo no desenvolvimento do país. O Brasil tem um potencial imenso para liderar a transição energética, mas precisa de estratégias que incentivam, e não dificultam, esse progresso.

Inscreva-se
Notificar de
guest
189 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Thiago dos Santos
Thiago dos Santos
15/11/2024 19:40

Desse jeito fica até difícil defender o governo Lula, sei que muitos ajustes fiscais dependem da assembleia, mas o que era pra facilitar a vida do brasileiro o governo tem cada dia mais encarecido tudo.
Uma alíquota imensa, só pra mantermos a vida luxuosa dos políticos???

Eliseu
Eliseu
Em resposta a  Thiago dos Santos
16/11/2024 20:25

Você já sabia que seria assim quando votou nele, todo mundo te avisou, e mesmo assim votou… Parabéns!!!

André
André
Em resposta a  Eliseu
17/11/2024 11:32

Mas ou votava no Lula ou Bolsonaro…. Daí o povo teve que escolher entre o menos pior ao invés de escolher o melhor

ATLARA070
ATLARA070
Em resposta a  André
17/11/2024 12:54

Na realidade, é isso que fazemos o tempo todo, somos forçados a escolher o menos pior, como na eleição recente aqui na cidade de São Paulo. Tinha três candidatos horríveis, um eram menos pior!

João Carlos Oliveira do Nascimento
João Carlos Oliveira do Nascimento
Em resposta a  André
17/11/2024 17:16

E o Meliante51 era melhor opção do que Bolsonaro?
Conta outra, vai!!!

Lincoln
Lincoln
Em resposta a  André
18/11/2024 00:40

Bolsonaro baixou a alíquota de 13.impostos, entre eles o IPI em 33%.
Lula aumenta impostos, gera inflação e deixa as pessoas mais pobres…

João Roberto
João Roberto
Em resposta a  Lincoln
18/11/2024 16:17

Parabéns

André
André
Em resposta a  Thiago dos Santos
17/11/2024 11:38

Tá complicado… Mas vc pode botar qq presidente no Brasil, ele pode até ser bem intencionado, mas em 6 meses de governo ou ele entra no esquema ou o congresso cassa ele ligeiro sem o menor pudor ou justificativa… E a perspectiva é piorar

João Carlos Oliveira do Nascimento
João Carlos Oliveira do Nascimento
Em resposta a  André
17/11/2024 17:19

Bolsonaro foi fustigado durante os 4 anos de mandato, passou por uma pandemia mundial e deu exemplo de um governo enxuto e reparador.
Já o atual só quer gastar cada vez mais, não importando de onde saia o dinheiro. E sempre sai do nosso, claro!!!

Rafael
Rafael
Em resposta a  João Carlos Oliveira do Nascimento
17/11/2024 20:16

Piada boa! Bolsonaro quase destruiu o país! Mais um ano de desgoverno e teria sido irreparável.

Gustavo
Gustavo
Em resposta a  Rafael
17/11/2024 23:15

Quem te contou isso? A Globo?

Emilson Maximo
Emilson Maximo
Em resposta a  Gustavo
22/11/2024 15:26

Esse sujeito não deve acompanhar o que está acontecendo com nosso país, em 2 anos de desgoverno a Petrobrás que no ano de 2022 fechou com um lucro de quase 48 bilhões de reais, na metade do ano seguinte fechou com prejuízo de quase 27 bilhões e o sujeito tem a cara de **** de falar que Bolsonaro é quem quase faliu o país.

Seu pesadelo
Seu pesadelo
Em resposta a  Rafael
18/11/2024 00:06

Tu é comédia né!!

Fala sério
Fala sério
Em resposta a  Rafael
19/11/2024 10:45

Nos conte como foi que quase destruiu o país? Ah, já sei: dando aumento para professores e enfermeiros, tirando os impostos de combustíveis, não aumentando as alíquotas de iimportação, dormindo em quartéis em viagens presidenciais, tirando o seguro DPVAT da obrigação de pagamento, etc etc etc… É, ele realmente quase destruiu o país.

Luiz Sergio Mendes
Luiz Sergio Mendes
Em resposta a  Fala sério
20/11/2024 17:47

NA REALIDADE QUEM FALA QUE O LULA É MELHOR QUE O BOLSONARO, NÃO PASSA DE UM **** DE ÚLTIMO GRAU”

Emilson Maximo
Emilson Maximo
Em resposta a  Rafael
22/11/2024 15:22

Bolsonaro quase destruiu o país? Vc só pode estar de brincadeira né, o cara entregou o país com as estatais todas dando lucro, acabou com as mamatas da globo e de seus funcionários, entregou o país com o menor número de corrupção da nossa história e você vem falar que ele quase destruiu o país, e esse **** que está no poder que todos sabem que não foi eleito pelo povo e sim colocado lá pelo stf, o que ele e seus ****mplices estão fazendo com nosso país?

Sandra Mara Gonçalves da Mata
Sandra Mara Gonçalves da Mata
Em resposta a  João Carlos Oliveira do Nascimento
18/11/2024 12:19

Queria Bolsonaro de volta , minha compra mensal só supermercado era 700 reais agora ultrapassa mil reais

Ampaix
Ampaix
Em resposta a  Sandra Mara Gonçalves da Mata
19/11/2024 00:13

Mentira

Andrade Todeschini
Andrade Todeschini
Em resposta a  Sandra Mara Gonçalves da Mata
19/11/2024 02:47

Realmente, aqui em casa gastamos mensalmente mais de 5 mil no mês. Não gastava nem 4. A compra no mercado da mais de mil. Só na energia tô pagando mais de 250 no mês, sendo que não chegava a 200. Água que dava 60, 80 por mês. Tô pagando 120, 130, 150. Mas eu quero mesmo que todo mundo se lasque. Eu trabalho muito, consigo pagar. Agora o pobre que votou no lula eu quero que tome no cooll mesmo.

Aníbal Fagundes
Aníbal Fagundes
Em resposta a  João Carlos Oliveira do Nascimento
18/11/2024 12:48

Gastar com quem ou com o quê? Comigo não está gastando nada. Pois sou pagador de impostos e não fico recebendo bolsas sem fim. Mas bem sabemos que as máquinas estatais gastam e custam muito, com pouca eficiência. São os políticos que fazem as leis e obrigam o Presidente a lhes repassar dinheiro para emendas.

Emilson Maximo
Emilson Maximo
Em resposta a  Aníbal Fagundes
22/11/2024 15:34

Você tá de brincadeira né, quer dizer que os políticos é quem obriga o **** a dar dinheiro para eles? Conta outra porque essa não cola, o cara só sabe dar dinheiro para os filhos dele e para os seus aliados, até arquivar processos de agressão contra um de seus filhos o **** conseguiu, agora vai um pobre agredir a esposa pra ver como vai apanhar igual **** raivoso.

Luciano
Luciano
Em resposta a  João Carlos Oliveira do Nascimento
19/11/2024 03:13

Como sempre fez !!!

José Mario Sturion
José Mario Sturion
Em resposta a  André
20/11/2024 16:34

Os 3 poderes estão cada qual pensando no seu e quem está pensando no todo? Quem esta pensando no projeto de naçao? Após eu também chegar a essa conclusão e não ver saída, foi que eu comecei a estudar mais sobre a monarquia parlamentarista. Um moderador sem interesse político, que pense em projeto de nação, que pense no Brasil para daqui 10, 20, 30 anos. Depois que viramos ré-publica, o Brasil caiu em escândalos e desordem.

Victor
Victor
Em resposta a  Thiago dos Santos
17/11/2024 15:57

Dar aumento de alíquota sem antes dar grandes incentivos e direitos para o empresário poder se implementar e capacitar pessoas e se estruturar para produção no mercado interno, é no mínimo irresponsabilidade do ministério com a sociedade brasileira. O governo está com uma dívida crescente por não ter uma política de estado menor e com menos gastos, e no final quem paga isso é a sociedade como um todo. Alguém tem que pagar a conta! Esse governo é um lixo.

Neuri
Neuri
Em resposta a  Thiago dos Santos
17/11/2024 16:50

Negócio é arrecadar, problema que a conta chega pros que mais necessitam.

Antiesker Dophata
Antiesker Dophata
Em resposta a  Thiago dos Santos
17/11/2024 17:21

Idiot@ .Faz o L vag@bund#o.

sandra
sandra
Em resposta a  Thiago dos Santos
18/11/2024 16:13

Faz o L kkkkkkk

Luciano
Luciano
Em resposta a  Thiago dos Santos
19/11/2024 03:11

Infelizmente era sabido isso não é !!! Mas por mera ideologia ou ignorância mesmo muitos brasileiros estão colocando o partido antes de lembrar quê é brasileiro ok .
Enquanto as pessoas voltarem por q esse é do partido tal ou não vai continuar essa M…..
Quando começarem a votar pelas propostas dos candidatos aí de repente possa começar a melhorar !!!
Mas na verdade tenho em minha cabeça que deveria ser através de concurso público para ser presidente , muitos podem achar que estou louco mas não …
Para juiz se faz concurso , delegado de faz concurso , médico se faz 5 anos de faculdade , pq não uma pessoa estudar para concurso público de presidente , garanto que teríamos ótimos presidentes pois saberiam o q estão fazendo no cargo pois estudaram e lutaram de verdade pelo cargo ….

José Mario Sturion
José Mario Sturion
Em resposta a  Luciano
20/11/2024 16:38

Concordo contigo, também penso que tem que ser concursado ou então o sistema todo ser modificado.

Os 3 poderes estão cada qual pensando no seu e quem está pensando no todo? Quem esta pensando no projeto de naçao? Após eu também chegar a essa conclusão e não ver saída, foi que eu comecei a estudar mais sobre a monarquia parlamentarista. Um moderador sem interesse político, que pense em projeto de nação, que pense no Brasil para daqui 10, 20, 30 anos. Depois que viramos ré-publica, o Brasil caiu em escândalos e desordem.

Fala sério
Fala sério
Em resposta a  Thiago dos Santos
19/11/2024 10:38

E você ainda cita que fica difícil defender o **** de nove dedos??? Tenha dó… Governo de mer-da.

Sergio
Sergio
15/11/2024 21:00

Esse governo é uma vergonha esse tipo de aumento só tem haver com governo não pode colocar a culpa em ninguém como costuma fazer .

Evanildo Felipe
Evanildo Felipe
Em resposta a  Sergio
17/11/2024 11:15

A culpa é do Bolsonaro com certeza 🤣🤣🤣🤣🤣

André
André
Em resposta a  Evanildo Felipe
17/11/2024 11:41

Em tese sim, pq ele tinha tudo pra não entregar o governo novamente pro PT, mas ele no poder conseguiu essa proeza pq é mais **** do que uma ****

Luiz Sergio Mendes
Luiz Sergio Mendes
Em resposta a  André
20/11/2024 17:58

Infelizmente o bolsonaro tinha nas mãos tudo pra se manter no governo, Mas inves de lutar por este objetivo preferiu confiar no povo!!
Esquecendo que á maioria da população era Nortista.

Débora
Débora
Em resposta a  Evanildo Felipe
17/11/2024 12:59

Kkkkkkkk…. Como sempre…..kkkkk

Mario lucio de souza
Mario lucio de souza
15/11/2024 22:07

Faz o L kkkkkkkk

É o fim
É o fim
15/11/2024 22:13

Pare com isso políticos canalhas. Brasil do retrocesso.

George
George
15/11/2024 22:28

Tá pouco, tem que empurrar capim pra petistas entender que o mula tá transformando o país em um pasto de jegues.

Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x