Além dos projetos das ferrovias, o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés determina ainda o início de outros projetos de infraestrutura e energia
Ontem, quinta-feira (05/08), o governo de Santa Catarina determinou o início dos projetos de infraestrutura e energia nas regiões do Meio-Oeste, Oeste e Extremo-Oeste, com intenção de melhor conectar as regiões do estado. As propostas contemplam um projeto de corredor ferroviário estadual e a expansão da rede de gás natural canalizado, além da intensificação dos investimentos em projetos e obras para melhorar a malha ferroviária. Confira ainda esta notícia: Obras da Ferrovia Transnordestina irão até o Porto do Pecém, deixando em segundo plano o ramal para o Porto de Suape, em Pernambuco
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Projetos para investir e melhorar as ferrovias do estado
Com foco no desenvolvimento de regiões como o Meio-Oeste, Oeste e Extremo Oeste, o governador Carlos Moisés determinou o início de projetos de infraestrutura e energia para fortalecer a integração entre toda Santa Catarina.
O governador de Santa Catarina diz que o estado hoje tem uma condição de investimentos inédita em sua história. “Graças aos esforços de todos, com redução de despesas, revisão de contratos e enxugamento da máquina, hoje temos recursos próprios, capacidade de planejamento de médio e longo prazo e nome limpo para obter crédito”, relata o governador. “É hora de transformar todo esse trabalho de gestão em ações e resultados para os catarinenses. O melhor para Santa Catarina está por vir”, concluí Carlos.
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Além dos aportes na malha ferroviária, o estado tem projetos nas rodovias estaduais
Na reunião, além dos projetos nas ferrovias, também foram discutidos os investimentos estaduais nas BRs-163, 470 e 280. Há dois meses, o Governo do estado de Sapropôs, com aprovação da Assembleia Legislativa, um aporte de R$ 350 milhões para acelerar as obras nessas rodovias federais. Pela proposta, os investimentos se concentram nos trechos considerados prioritários pelas lideranças regionais, como os lotes 1 e 2 da BR-470, para os quais estão previstos R$ 200 milhões.
A assinatura do convênio agora depende apenas do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), órgão do Ministério da Infraestrutura. O governador decidiu aguardar até a audiência marcada para o dia 17 de agosto, na Comissão de Serviços de Infraestrutura do Senado, para definir os próximos encaminhamentos.
Veja ainda: Mato Grosso lança edital para construção de mais de 700 km de nova ferrovia. Cerca de R$ 12 bilhões serão investidos e 200 mil empregos poderão ser abertos nas obras
O governo do estado do Mato Grosso anunciou um chamamento público para a construção de ferrovia estadual para ligar a capital Cuiabá aos municípios de Rondonópolis, Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, cidades do interior do estado. O traçado do projeto tem 730 km, um investimento estimado em R$ 12 bilhões com 45 anos de operação e pode gerar cerca de 235 mil novos empregos ao estado.
A nova ferrovia que vai interligar Cuiabá a Rondonópolis, bem como Rondonópolis com Nova Mutum e Lucas do Rio Verde, além de se conectar com a malha ferroviária nacional, terá um investimento de R$ 12 bilhões. Segundo o estado do Mato Grosso, o investimento vai gerar mais de 235 mil empregos, além de potencializar a economia.
O início da obra será depois de 6 meses da apresentação do licenciamento ambiental, que ficará a cargo em parte pelo governo de Mato Grosso e a outra parte pela empresa que vencer o chamamento público da ferrovia. As obras devem ter início no final de 2022.