Governo está investindo mais de R$ 65 milhões em rodovias no sertão, beneficiando mais de 140 mil pessoas. Três grandes obras de pavimentação e restauração estão em andamento, com foco em Sousa e Cajazeiras.
A Paraíba está prestes a vivenciar uma transformação histórica, com promessas de mudanças que podem afetar diretamente mais de 140 mil pessoas no sertão do estado.
O governo local anunciou investimentos milionários em rodovias que prometem facilitar o tráfego de veículos e promover o desenvolvimento da região.
Mas será que esse investimento trará todos os benefícios que estão sendo divulgados? O anúncio, feito pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PB), destaca três grandes obras, mas os detalhes desse projeto ainda deixam muitas perguntas no ar. Afinal, o que está em jogo para os moradores dessas cidades?
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Um investimento de mais de R$ 65 milhões
O governo da Paraíba, por meio do DER-PB, está destinando mais de R$ 65 milhões para obras rodoviárias no sertão, visando modernizar o tráfego e promover a integração entre municípios.
Duas obras de pavimentação e uma de restauração fazem parte do pacote, que envolve melhorias em áreas estratégicas, como a região polarizada pelos municípios de Sousa e Cajazeiras.
Essas cidades estão localizadas no Alto Sertão e desempenham um papel crucial para o desenvolvimento econômico e social local. Segundo dados do governo, a obra beneficiará diretamente mais de 140 mil habitantes.
Sousa, conhecida por ser o principal polo de laticínios do Oeste paraibano e por abrigar um dos sítios arqueológicos mais importantes do mundo, será uma das maiores beneficiadas.
A cidade, com cerca de 70 mil habitantes, ganhará uma nova rodovia que promete aliviar o tráfego local.
Segundo o engenheiro civil Valter Ferreira, “a implantação da Perimetral Oeste já está entre as obras mais importantes de mobilidade urbana na cidade, redirecionando o tráfego pesado do polo industrial e o tráfego leve de turistas para a BR-230, aliviando o trânsito urbano”.
Esse projeto deve garantir mais eficiência no transporte de produtos agrícolas e industriais, além de facilitar o acesso de turistas à região.
Perimetral Oeste de Sousa: uma das principais apostas
Uma das obras mais aguardadas é a construção da Perimetral Oeste de Sousa, que promete interligar diretamente a BR-230 e a PB-391, em direção a Cajazeiras e Uiraúna.
Com uma extensão de 4,3 km e um investimento de mais de R$ 17,5 milhões, essa rodovia já está em fase de terraplenagem e contará com drenagem, novas pontes e a demolição de estruturas antigas.
De acordo com Cheirliane Maia, gestora e engenheira do DER, essa obra é vital para o desenvolvimento socioeconômico da cidade de Sousa e para a segurança viária de seus usuários.
“Vai redirecionar o tráfego de caminhões, antes concentrado no centro da cidade, para a rodovia, tornando o tráfego mais ágil e seguro”, afirma a engenheira.
PB-394: pavimentação estratégica para o sertão
Outra obra relevante é a implantação e pavimentação da PB-394, que ligará a BR-230 ao distrito de Engenheiros Avidos, também conhecido como Boqueirão de Piranhas.
Com uma extensão de 13 km e um investimento de quase R$ 32 milhões, essa rodovia já está em obras avançadas.
O projeto inclui a terraplenagem, escavação e construção de uma base sólida para o tráfego, além da instalação de sistemas de drenagem.
Conforme Cheirliane Maia, “essa pavimentação trará desenvolvimento ao sertão paraibano, beneficiando diretamente 4.500 pessoas e garantindo maior segurança viária“.
Moradores locais, como João Lucas, estudante do distrito de Engenheiros Avidos, estão otimistas com os impactos dessa obra.
Ele acredita que a pavimentação não só trará mais segurança, mas também será uma porta de entrada para novos investimentos na região.
“Temos belezas naturais que são pouco exploradas, e essa obra pode ser a chave para atrair turistas e fomentar o desenvolvimento local”, comenta João, destacando as serras, rios e açudes que compõem a paisagem de Boqueirão de Piranhas.
PB-400: restauração essencial para o Vale do Piancó
A terceira e última obra em destaque é a restauração da PB-400, que conecta Cajazeiras a São José de Piranhas, com uma extensão de 30,5 km.
O governo investiu mais de R$ 15,4 milhões nessa recuperação, que já inclui a restauração de sistemas de drenagem e a instalação de sinalizações horizontais e verticais.
Segundo Lucas Arruda, gestor do DER, essa obra tem um significado especial para o Vale do Rio do Piranhas.
“Essa rodovia foi implantada nos anos 80 e, desde então, estava deteriorada. A restauração vai trazer não só melhorias na mobilidade e segurança viária, mas também vai estimular o desenvolvimento econômico da região”, explica o engenheiro.
A população local, especialmente moradores que dependem dessa via há anos, já sente a diferença. Fábio Hermano, que utiliza a rodovia desde 1996, afirma que “nunca viu a rodovia em um estado tão bom”.
Ele destaca que a obra vai melhorar a vida das pessoas que precisam se deslocar para Cajazeiras com frequência, oferecendo mais segurança e rapidez nas viagens.
Um futuro promissor, mas ainda com desafios
Embora os investimentos sejam grandiosos e as obras prometam impulsionar o desenvolvimento do sertão paraibano, ainda existem questionamentos sobre o real impacto dessas melhorias a longo prazo.
Será que as obras serão suficientes para atender às demandas da população e suportar o crescimento econômico previsto? E mais importante: como garantir que esses recursos sejam aplicados de forma eficiente e transparente?
E você, acredita que os investimentos nas rodovias do sertão da Paraíba trarão os resultados esperados? Ou acha que ainda há muito a ser feito para melhorar a infraestrutura da região? Deixe sua opinião nos comentários!