MENU
Menu
Início Governador de Minas Gerais, estado rico em lítio e nióbio, quer nova fábrica para fabricação de baterias para carros elétricos, em parceira com a gigante BYD

Governador de Minas Gerais, estado rico em lítio e nióbio, quer nova fábrica para fabricação de baterias para carros elétricos, em parceira com a gigante BYD

10 de maio de 2023 às 07:39
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Carros elétricos, baterias, Minas Gerais
Foto: Reprodução Google Imagens / poder 360

O objetivo do governador é expandir a produção de carros elétricos e seus componentes no estado de Minas Gerais, para contribuir com a diminuição da emissão de gases poluentes

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, esteve em Nova York, nos Estados Unidos, para negociar a instalação de uma fábrica de baterias para carros elétricos no estado. Zema se reuniu com representantes da BYD, empresa chinesa que produz componentes para o setor de energia renovável, incluindo ônibus elétricos e painéis fotovoltaicos. O objetivo da visita é atrair investimentos para Minas Gerais, que é rico em lítio e nióbio, matérias-primas para a produção de baterias. A BYD já tem uma fábrica de baterias para veículos elétricos em Manaus e projetos em andamento para a construção de monotrilho em São Paulo e Salvador, de acordo com o site Itatiaia.

Minas Gerais é um estado com localização privilegiada no centro do Brasil, atendendo grandes mercados como Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal. O governador destacou que o estado está “de portas abertas” para quem quiser investir e gerar empregos. A instalação de uma fábrica de baterias para carros elétricos seria um grande passo para sustentar a economia do estado e contribuir para a redução de emissões de gases de efeito estufa.

Artigos recomendados

Potencial de Minas Gerais para a produção de baterias para carros elétricos

Minas Gerais é um estado rico em minerais, incluindo lítio e nióbio, que são matérias-primas importantes para a produção de baterias para carros elétricos. O lítio é utilizado na produção de baterias de íon-lítio, que são as mais comuns em veículos elétricos. O nióbio é usado em aços de alta resistência e baixo peso, que são usados ​​na fabricação de carros elétricos.

A produção de baterias para carros elétricos é um mercado em ascensão, com projeções de crescimento significativo nos próximos anos. Com a instalação de uma fábrica no estado, Minas Gerais poderá se tornar um polo de carros elétricos importante na produção de baterias para elétricos no país, gerando empregos e esperançosamente para a transição para uma matriz energética mais limpa.

Investimentos em energia renovável em Minas Gerais

Além da negociação para a instalação de uma fábrica de baterias para carros elétricos, o governador de Minas Gerais anunciou no último sábado, 02, um acordo com a empresa Boston Metal para a construção de uma unidade de produção de aço verde na cidade de Coronel Xavier Chaves. O investimento de mais de R$ 570 milhões utilizará rejeitos de barragens para produzir metal usando eletricidade, uma fonte de energia limpa.

Minas Gerais tem se destacado na área de energia renovável, com projetos em andamento para a construção de usinas solares e eólicas. A produção de energia renovável é importante para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e contribuir para o combate às mudanças climáticas. Com a atração de investimentos nesse setor, Minas Gerais poderá se tornar um importante produtor de energia limpa no país.

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR