Goodyear passa a fabricar pneus com óleo de soja ao invés de petróleo

Valdemar Medeiros
por
-
13-05-2022 11:17:38
em Automotivo
Goodyear - Pneus - petróleo - óleo de soja Goodyear substitui derivados de petróleo por óleo de soja para fabricar novo pneu – imagem: Goodyear /Divulgação




Os pneus fabricados a partir de óleo de soja da Goodyear foram lançados oficialmente em 2017 e finalmente serão produzido 100% no Brasil, ainda neste ano de 2022.     

Na segunda-feira, dia 9, a Goodyear fez o anúncio de lançamento do pneu Wrangler Workhorse AT, que será fabricado na cidade de Americana, em São Paulo, para serem equipados exclusivamente em picapes e SUVs que são vendidos no Brasil. Essa grande novidade da Goodyear não está relacionada à melhora de performance, em comparação com o seu antecessor, o Wrangler Armortrac, ou até mesmo relacionada aos termos de quilometragem, dirigibilidade em piso molhado e, principalmente, a melhor tração em todos os tipos de terrenos, mas sim, de acordo com o prometido pela fabricante Goodyear, está relacionado à um elemento específico, que compõe a fabricação do produto, ou seja, o óleo de soja ao invés de petróleo.

Lançamento do pneu Wrangler Workhorse AT, da Goodyear, tem como um dos componentes em sua fabricação, o óleo de soja, em substituição ao petróleo

GOODYEAR WRANGLER WORKHORSE A/T – Reprodução/Youtube

O óleo de soja, de origem vegetal, tem como função substituir os derivados de petróleo na composição química do pneu, por questões de sustentabilidade e também por otimização de seu desempenho, levando em consideração que os consumidores têm dado cada vez mais importância às questões ambientais, pois a preservação do meio ambiente tem sido bastante reforçada nos últimos tempos, de acordo com a nota de lançamento divulgada pela Goodyear.

Artigos recomendados

Segundo a gerente sênior de marketing da divisão de pneus de passeio da Goodyear, Debora Da Cruz, a linhagem do Wrangler Workhorse AT é a primeira 100% produzida para a América Latina, usando o óleo de soja como um composto inédito, trazendo uma performance melhor e muito mais sustentável aos pneus.

Pneus da Goodyear, feito para qualquer terreno, já ganharam prêmio ambiental

Considerado como sendo um pneu de uso misto, ou seja, que suporta transitar entre terrenos urbanos e off-road de caráter mais leve, o Wrangler Workhorse AT da Goodyear não é apenas o mais ecologicamente correto, mas também, de acordo com a fabricante, possui uma performance muito melhor, em diferentes temperaturas, se comparado ao modelo antecessor a este, sem falar que o Wrangler Workhorse AT possui maior aderência, devido ao uso do óleo de soja, em substituição ao petróleo em sua composição.

De acordo com a Goodyear, usando o Wrangler Workhorse AT passou por testes em laboratório, apresentou 20% maior durabilidade e cerca de 4,6% no quesito melhoria em consumo de combustível, se comparado ao Wrangler Armortrac.

Já no quesito de prevenção à aquaplanagens em realização de curvas, o novo pneu da Goodyear obteve um resultado 22% superior, conseguindo superar o modelo antecessor em 4% no quesito frenagem sobre o piso e/ou terreno molhado. A sua estrutura conta com blocos bem mais largos e com uma cavidade maior dos sulcos, com o principal objetivo de otimizar o desempenho off-road e o facilitar o escoamento de água.

O Wrangler Workhorse AT fabricado sem petróleo e com óleo de soja como substituto vai ser disponibilizado em cerca de 20 medidas e entre aros 15 e 20. A Goodyear criou e produziu a linha de pneus com óleo de soja, e apresentou sua invenção em 2017, na Alemanha, e estreou a primeira linhagem efetivamente em 2018, nos Estados Unidos. Voltando para a Alemanha, a Goodyear conseguiu ganhar um prêmio de caráter ambiental por ter criado o pneu de óleo de soja.

Sobre a Goodyear

Criada em 1833, por Charles Goodyear, a fabricante de pneus já está no mercado há mais de 100 anos, sempre interessada em inovar e criar novos meios que ajudem a mobilidade. A Goodyear não somente fabricou pneus para veículos convencionais, mas também os pneus que pousaram na lua.

A Goodyear está entre as maiores empresas fabricantes de pneus do mundo, contando com cerca de 72.000 colaboradores distribuídos em 57 instalações, em 23 países ao redor do mundo.

Além disso, a Goodyear possui dois Centros de Inovação, sendo em Akron, Ohio e em Colmar-Berg, Luxemburgo, onde são elaboradas novas tecnologias e melhoria de desempenho de suas linhagens para a indústria. A Goodyear conta com outras submarcas, sendo elas: Fulda, Sava, Debica, Dunlop e a Kelly Tires.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.