Na segunda-feira, dia 9, a Goodyear fez o anúncio de lançamento do pneu Wrangler Workhorse AT, que será fabricado na cidade de Americana, em São Paulo, para serem equipados exclusivamente em picapes e SUVs que são vendidos no Brasil. Essa grande novidade da Goodyear não está relacionada à melhora de performance, em comparação com o seu antecessor, o Wrangler Armortrac, ou até mesmo relacionada aos termos de quilometragem, dirigibilidade em piso molhado e, principalmente, a melhor tração em todos os tipos de terrenos, mas sim, de acordo com o prometido pela fabricante Goodyear, está relacionado à um elemento específico, que compõe a fabricação do produto, ou seja, o óleo de soja ao invés de petróleo.
O óleo de soja, de origem vegetal, tem como função substituir os derivados de petróleo na composição química do pneu, por questões de sustentabilidade e também por otimização de seu desempenho, levando em consideração que os consumidores têm dado cada vez mais importância às questões ambientais, pois a preservação do meio ambiente tem sido bastante reforçada nos últimos tempos, de acordo com a nota de lançamento divulgada pela Goodyear.
Segundo a gerente sênior de marketing da divisão de pneus de passeio da Goodyear, Debora Da Cruz, a linhagem do Wrangler Workhorse AT é a primeira 100% produzida para a América Latina, usando o óleo de soja como um composto inédito, trazendo uma performance melhor e muito mais sustentável aos pneus.
Considerado como sendo um pneu de uso misto, ou seja, que suporta transitar entre terrenos urbanos e off-road de caráter mais leve, o Wrangler Workhorse AT da Goodyear não é apenas o mais ecologicamente correto, mas também, de acordo com a fabricante, possui uma performance muito melhor, em diferentes temperaturas, se comparado ao modelo antecessor a este, sem falar que o Wrangler Workhorse AT possui maior aderência, devido ao uso do óleo de soja, em substituição ao petróleo em sua composição.
De acordo com a Goodyear, usando o Wrangler Workhorse AT passou por testes em laboratório, apresentou 20% maior durabilidade e cerca de 4,6% no quesito melhoria em consumo de combustível, se comparado ao Wrangler Armortrac.
Já no quesito de prevenção à aquaplanagens em realização de curvas, o novo pneu da Goodyear obteve um resultado 22% superior, conseguindo superar o modelo antecessor em 4% no quesito frenagem sobre o piso e/ou terreno molhado. A sua estrutura conta com blocos bem mais largos e com uma cavidade maior dos sulcos, com o principal objetivo de otimizar o desempenho off-road e o facilitar o escoamento de água.
O Wrangler Workhorse AT fabricado sem petróleo e com óleo de soja como substituto vai ser disponibilizado em cerca de 20 medidas e entre aros 15 e 20. A Goodyear criou e produziu a linha de pneus com óleo de soja, e apresentou sua invenção em 2017, na Alemanha, e estreou a primeira linhagem efetivamente em 2018, nos Estados Unidos. Voltando para a Alemanha, a Goodyear conseguiu ganhar um prêmio de caráter ambiental por ter criado o pneu de óleo de soja.
Criada em 1833, por Charles Goodyear, a fabricante de pneus já está no mercado há mais de 100 anos, sempre interessada em inovar e criar novos meios que ajudem a mobilidade. A Goodyear não somente fabricou pneus para veículos convencionais, mas também os pneus que pousaram na lua.
A Goodyear está entre as maiores empresas fabricantes de pneus do mundo, contando com cerca de 72.000 colaboradores distribuídos em 57 instalações, em 23 países ao redor do mundo.
Além disso, a Goodyear possui dois Centros de Inovação, sendo em Akron, Ohio e em Colmar-Berg, Luxemburgo, onde são elaboradas novas tecnologias e melhoria de desempenho de suas linhagens para a indústria. A Goodyear conta com outras submarcas, sendo elas: Fulda, Sava, Debica, Dunlop e a Kelly Tires.