A primeira e maior produtora de etanol do Brasil, a FS, que utiliza 100% de milho tanto na fabricação de etanol quanto na fabricação dos seus outros produtos, tais como nutrição animal e energia elétrica, anunciou esta semana que irá construir sua terceira fábrica no Mato Grosso, que ficará localizada em Primavera do Leste.
A nova fábrica em Primavera do Leste será construída em duas etapas e estima-se que o investimento previsto seja de R$ 2,3 bilhões. Durante a fase das obras da fábrica, cerca de 8 mil empregos indiretos serão gerados e mais 500 empregos diretos e indiretos quando a fábrica já estiver em funcionamento.
No local onde a fábrica de etanol da FS será construída, serão produzidos 585 milhões de litros de etanol por ano, devido à capacidade total da nova planta. A fábrica de etanol tem inauguração prevista para 2023. De acordo com Rafael Abud, CEO da FS, Primavera do Leste, em Mato Grosso, é uma região de extrema importância para a FS, por ser estrategicamente bem localizada e pela farta oferta de milho.
O CEO destacou ainda que a empresa já está em negociação com os produtores locais para a compra do milho, que será responsável pelo abastecimento da primeira safra de produção da nova fábrica.
Atualmente possuindo as duas maiores plantas de etanol do país, que produzem com 100% de milho nas cidades de Lucas do Rio Verde e Sorriso, também no Mato Grosso, a FS já soma mais de 1,4 bilhão de capacidade inicial de produção de litros de etanol por ano. Quando a fábrica de Primavera do Leste for inaugurada, a FS alcançará capacidade de produção de 2 bilhões de litros de etanol por ano inicialmente, tornando-se uma das quatro maiores produtoras de etanol de todo o país.
A previsão no plano de investimento é que mais três fábricas sejam contempladas até 2026, todas dentro do estado do Mato Grosso, algo que levará a companhia a atingir a marca de capacidade de produção de 5 bilhões de litros de etanol por ano.
A FS Indústria de Biocombustíveis é a primeira indústria brasileira a produzir etanol, nutrição animal e bioenergia 100% de milho. A companhia nasceu a partir da união de dois grupos com visão empreendedora: o Summit Agricultural Group, fundo de investimentos sediado nos Estados Unidos e que possuía proximidade com a produção de etanol de milho americano, e a Tapajós Participações S/A, que já tinha grande experiência no agronegócio brasileiro.
A companhia volta seu olhar para projetos sustentáveis, considerados como a nova fronteira agrícola do Brasil, produzindo energia renovável e produtos para nutrição animal responsáveis por abastecer as cadeias produtivas.