Gigantes do setor de carros elétricos BYD e GWM trazem milhares de novos veículos elétricos ao mercado brasileiro e planejam revolucionar o país com seus modelos.
Chega ao Brasil nesta terça-feira (29), uma frota com 2.796 carros elétricos das montadoras da China GWM e BYD. Segundo a prefeitura de Vila Velha (ES), onde aportará o navio Green kami, a grande parte dos veículos elétricos têm como destino São Paulo.
O navio partiu do porto de Taicang, no leste chinês, no dia 18 de julho, e fez sua viagem inaugural. A embarcação pertence à nova geração de navios pertencentes à frota verde da China Ocean Shipping Company (Cosco), que está entre os grandes estaleiros mundiais.
Cerca de 15 mil veículos elétricos devem chegar ao Brasil até o final do ano
Os veículos elétricos trazidos pelo navio são do tipo SUV. Segundo o presidente da Câmara de Comércio Brasil-China, Carlos Eiras, cerca de 8 mil carros elétricos chegaram ao país por meio da mesma rota no primeiro semestre deste ano.
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Até o mês de dezembro, há projeção de a soma alcançar 15 mil veículos elétricos, grande parte deles das mesmas montadoras BYD e GWM, com destino a São Paulo, Salvador, Brasília e Belo Horizonte.
O secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, lembra que as montadoras da China já atuam no mercado automotivo do país, no setor de elétricos e híbridos. Grande parte dos veículos elétricos vai para a sede da Comexport, que atua no setor de importados, e que, em 2022, faturou quase R$ 4 bilhões, segundo o secretário.
O desembarque dos carros elétricos representa um grande avanço para a região, destacando os esforços do governo local para promover a mobilidade sustentável e o uso de tecnologias limpas.
Autoridades locais têm investido de forma considerável no porto, modernizando suas instalações para receber embarcações de grande porte, como o Green Kemi, e facilitar a importação de veículos elétricos e outros produtos sustentáveis.
BYD Dolphin ou GWM Ora 3?
Não é novidade que o BYD Dolphin impactou o mercado nacional. Lançado no começo de julho, o compacto chinês gerou redução de preços de seus principais concorrentes por custar o mesmo ou até menos, e ser superior em aspectos como espaço, autonomia, tecnologia e potência. Seu reinado, entretanto, pode estar ameaçado pela chegada do GWM Ora 3.
O Compacto da GWM começará a ser entregue no mercado nacional apenas em dezembro, entretanto já foi apresentado em detalhes para tentar chamar a atenção daqueles que estão de olho no BYD Dolphin. O Ora 3 possui duas versões, sendo a Skin por R$ 150 mil e GT por R$ 184 mil.
A série limitada Copacabana, de 200 unidades, também vem no lançamento e sai por R$ 150 mil sem teto panorâmico ou R$ 160 mil com o item.
Confira os dados do atual cenário do mercado de carros elétricos no Brasil
O mercado de veículos leves eletrificados no Brasil teve o melhor semestre da série histórica da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), com mais de 32,2 mil emplacamentos de janeiro a junho de 2023.
O crescimento foi de 58% se comparado com o mesmo período de 2022, quando o país registrou a entrada em circulação de pouco mais de 20,4 mil carros elétricos e híbridos. O volume de vendas no primeiro semestre deste ano também ficou semelhante ao observado em todo o ano de 2021 (34.990).
No acumulado de janeiro de 2012 a junho de 2023 a frota de carros elétricos em circulação no país já soma mais de 158,6 mil unidades. Em junho deste ano, cerca de 6,2 mil veículos foram emplacados, 53% a mais que em junho do último ano.