Finados: o que abre e o que fecha durante o feriado?

Daiane Souza
por
-
02-11-2021 09:24:04
em Economia, Negócios e Política
O feriado de Finados é comemorado no dia 02 de novembro e é organizado em escala nacional de forma não optativa. Portanto, as empresas que fazem com que os seus colaboradores trabalhem neste




O feriado de Finados é comemorado no dia 02 de novembro e é organizado em escala nacional de forma não optativa. Portanto, as empresas que fazem com que os seus colaboradores trabalhem neste dia devem pagar a hora extra em 100% (dobro do que se recebe em dias comuns) ou trocar as datas de folga, caso esteja de acordo com o cronograma do funcionário. 

Existem algumas profissões que não permitem ficar em casa durante esse dia, como é o caso de médicos, administradores de banco de dados e outras. Por isso, a regra do CLT prevê o pagamento a mais e não permite ficar em casa.

Ficam abertos apenas os portais de serviços essenciais como hospitais, mercados e farmácias. Já as lojas e outros comércios, podem optar entre abrir e fechar, como é o caso das academias. Por isso, o mais indicado é tentar analisar as redes sociais da empresa na aba de avisos para saber se continuam abertos. Outra forma, é analisar os jornais da sua cidade visto que regiões mais populosas e turísticas costumam ter muitos estabelecimentos abertos enquanto as menores são mais restritas.

Fui obrigado a trabalhar no dia de finados, e agora?

De acordo com o art. 70 da CLT, é vedada a possibilidade do funcionário atuar durante os feriados nacionais como os religiosos e civis. Mas, como dito anteriormente, existem algumas profissões que realizam serviços que devem continuar atuando, principalmente médicos ou farmacêuticos. Neste caso, a lei prevê que todos que forem obrigados a atuarem, devem receber o pagamento de 100% até 200% sobre o dia.

Outra alternativa de algumas lojas e empresas é trocar os dias. Por exemplo, o finados ocorre no dia 02 de novembro em uma terça-feira. Por isso, podem alterar para que, se for de acordo com os colaboradores, fiquem em casa no dia 01, emendando assim com o final de semana.

O dia deve ser marcado, em grandes regiões brasileiras como Santa Paulina, de missas. Em alguns casos, as transmissões são realizadas ao vivo em cemitérios ou até mesmo dentro da igreja católica e cristã.

Dia de Finados no Brasil e no mundo

O dia de Finados é comemorado de forma diferente em vários países em escala mundial. No Brasil, é um momento de encontrar os parentes e amigos que já não estão entre nós. Não é um dia de comemoração mas, sim, de esperança e de oração. O dia de jejum em que alguns tipos de alimentos não podem ser consumidos. Já em outros locais, como ocorre com o México, existe o Dia dos Mortos.

O Dia dos Mortos surgiu há mais de 3 mil anos, antes mesmo da colonização europeia durante o século XV e XVI. A comemoração marca o fim de um ciclo no calendário para o início de outro. Então, é o momento em que as portas do outro mundo se abrem para que os mortos voltem a entrar em contato com os vivos. Portanto, não é um dia triste mas de felicidade e de comemoração. É devido a isso que o México recebe uma série de turistas nesta época: saem para as ruas com fantasias para relembrar o mundo místico. Comem alimentos de origem pré-hispânica e produtos com açúcar, como pão doce e caveiras de caramelo.

Também é comum que regiões metropolitanas mexicanas tenham grandes centralizações de pessoas cantando e com carreatas, algo bastante semelhante a um carnaval no Brasil.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Daiane Souza
Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).