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Fim dos motoristas? Estudo mostra que carros autônomos são mais seguros do que motoristas humanos

Escrito por Fabio Lucas Carvalho
Publicado em 22/12/2024 às 17:51
[Photo: Waymo]

Um estudo recente mostrou que os veículos autônomos da Waymo são significativamente mais seguros do que motoristas humanos em diversas situações.

A Waymo, empresa controlada pela gigante Alphabet Inc., que também é dona do Google, tem investido pesado na expansão de sua plataforma de robotaxi nos Estados Unidos e, mais recentemente, em outras partes do mundo, como Tóquio.

Apesar da crescente adesão à tecnologia autônoma, ainda existe uma resistência significativa por parte de muitas pessoas, que não confiam completamente em veículos sem motoristas.

No entanto, um novo estudo, realizado com a parceria da Swiss Re, resseguradora global, vem desafiando essa visão e trazendo resultados impressionantes.

Segurança comprovada com números

O estudo que comprova a superioridade dos veículos autônomos da Waymo foi baseado em um volume gigantesco de dados. A análise envolveu 25,3 milhões de milhas percorridas por seus robotaxis.

A Swiss Re, responsável pelo estudo, analisou centenas de milhares de reivindicações de responsabilidade civil relacionadas a colisões e usou essas informações para comparar o desempenho dos veículos da Waymo com o de carros dirigidos por motoristas humanos.

Os resultados são impressionantes. Segundo o estudo, os veículos operados pela plataforma Waymo Driver apresentam uma redução de 88% nas reivindicações por danos materiais e uma diminuição ainda maior, de 92%, nas reivindicações por danos corporais.

Ou seja, os robotaxis estão envolvidas em muito menos acidentes, e quando esses ocorrem, o impacto é significativamente menor.

Dados que falam mais alto

Para entender melhor os números, vamos comparar a realidade dos veículos robotaxis da Waymo com a de veículos comuns.

Em 25,3 milhões de milhas rodadas pelos carros da Waymo, foram registradas apenas nove reivindicações por danos materiais e duas por danos corporais. Para motoristas humanos, a mesma distância percorrida resultaria em 78 reivindicações por danos materiais e 26 por danos corporais.

O que torna esse estudo ainda mais relevante é o fato de que a comparação foi feita com veículos mais novos, de modelos entre 2018 e 2021, que são equipados com sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).

Esses sistemas incluem funcionalidades como frenagem de emergência automatizada, aviso de colisão frontal e assistência de manutenção de faixa, que ajudam a evitar acidentes. Mesmo assim, os veículos da Waymo se mostraram mais seguros.

Tecnologia que vai além da visão humana

Os dados apresentados pela Waymo e pela Swiss Re oferecem uma visão clara sobre a superioridade dos robotaxis no quesito segurança.

A tecnologia por trás da Waymo Driver, o sistema que opera os veículos, usa um conjunto de câmeras, sensores e algoritmos para analisar o ambiente de forma 360 graus. Isso permite que o robotaxi reaja com mais precisão e rapidez do que um motorista humano, especialmente em situações de risco.

Em comparação com os motoristas humanos, que dependem de sua visão, experiência e instintos para tomar decisões rápidas, a plataforma da Waymo pode processar informações em tempo real com uma precisão muito maior. Isso significa que o veículo é capaz de detectar obstáculos, outros motoristas e pedestres com mais eficiência, reduzindo a probabilidade de acidentes.

O impacto real do estudo

Mauricio Peña, diretor de segurança da Waymo, destacou a importância do estudo ao afirmar que os dados de reivindicações de seguro são uma ferramenta valiosa para avaliar a segurança de veículos autônomos. A comparação entre as duas categorias de motoristas – os humanos e os robotaxis – deixa claro que a plataforma da Waymo tem um desempenho notável.

Os números não mentem: em mais de 25 milhões de milhas rodadas, a Waymo teve menos colisões graves do que motoristas humanos, independente de quem foi o culpado. E, o mais impressionante, a grande maioria das colisões envolvendo os veículos da Waymo não teve a responsabilidade da empresa, o que reforça ainda mais a eficácia do sistema.

A resistência do público ainda é um desafio

Embora os dados sejam claros e os números impressionantes, a resistência do público à adoção dos robotaxis continua sendo um obstáculo. O medo de entrar em um carro sem motorista é compreensível, principalmente quando pensamos em como ainda estamos acostumados à ideia de que uma pessoa deve estar no comando do veículo.

Assim como no processo de aceitação dos carros elétricos, a falta de conhecimento sobre como a tecnologia funciona e a desconfiança em relação à segurança são fatores que dificultam a adoção em massa. A educação e a transparência por parte das empresas como a Waymo são essenciais para mudar essa percepção.

O futuro dos robotaxis

Embora o caminho ainda seja longo, a segurança dos robotaxis da Waymo não é mais uma preocupação para quem deseja testar a tecnologia.

Com dados robustos e um histórico de segurança impecável, a Waymo tem mostrado que seus veículos autônomos podem ser uma solução viável e muito mais segura do que os motoristas humanos, que, por mais experientes que sejam, não conseguem competir com o poder de processamento e a capacidade de visão das máquinas.

Enquanto isso, a Waymo segue sua jornada de expansão, avançando na criação de um futuro em que os robotaxis possam operar de forma generalizada. Para muitos, o estudo da Swiss Re pode ser o primeiro passo para um mundo em que a condução autônoma seja a norma e não a exceção.

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Fabio Lucas Carvalho

Jornalista especializado em uma ampla variedade de temas, como carros, tecnologia, política, indústria naval, geopolítica, energia renovável e economia. Atuo desde 2015 com publicações de destaque em grandes portais de notícias. Minha formação em Gestão em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Petrolina (Facape) agrega uma perspectiva técnica única às minhas análises e reportagens. Com mais de 10 mil artigos publicados em veículos de renome, busco sempre trazer informações detalhadas e percepções relevantes para o leitor. Para sugestões de pauta ou qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail flclucas@hotmail.com.

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