Fim dos carros populares? Com o avanço do mercado automotivo brasileiro, marcas como Chevrolet, Hyundai e Toyota estão descontinuando seus modelos populares, deixando consumidores com menos opções acessíveis. Entenda o que está mudando.
Fim dos carros populares? Alguns dos carros populares mais queridos da Chevrolet, Hyundai e outras marcas já saíram de linha em 2024, surpreendendo motoristas e fãs. Embora a renovação de modelos seja uma prática comum nas montadoras, a despedida desses veículos icônicos marca o fim de uma era para muitos consumidores. Neste artigo, vamos relembrar os modelos que mais deixaram sua marca no mercado brasileiro e entender o impacto dessa mudança no cenário automotivo.
Carros populares fora de linha no mercado brasileiro em 2024
Vale mencionar que os carros populares fora de linha seguem no mercado, contudo, agora somente no ramo dos usados, já que as fábricas não produzem mais novos modelos. Focando primeiramente na Chevrolet, modelos como Cruze e Cruze Sport6, segundo dados do portal ‘Auto Esporte’, saíram de linha em definitivo neste ano de 2024.
O fim dos carros populares chegou e não estão mais sendo fabricados pela montadora, e o sedã vendeu apenas uma unidade no mês de agosto. As vendas dos carros populares fora de linha caíram muito nos últimos meses e por conta disso a marca decidiu tirar as versões de sua linha de produção.
- É o fim da Buser? Justiça determina que fiscalização aplique multas na empresa
- Esse Citroën chega ao fim no Brasil: SUV compacto encerra 2024 com apenas 1.017 unidades vendidas e desaparece do mercado nacional!
- GWM Poer investe R$ 10 bilhões e traz novos truques para abalar Hilux e Ranger: a picape que vai sacudir o mercado brasileiro em 2025!
- Você sabia? Futuro dos carros está sendo decidido agora no Brasil
Em seguida teve o Bolt e o Bolt EUV, este último estava limitado a 200 unidades e todas vendidas. Contudo, ainda aparece no site e o preço é de R$ 279 mil e com um bônus do R$ 50 mil caso leve um carro usado. Já o hatch, não há unidades à venda, embora ainda conste no site da Chevrolet, e ambos não estão mais sendo produzidos.
Outro modelo que está na lista do fim dos carros populares fora de linha, que teve sua linha encerrada no mundo inteiro, ganhando uma linha especial para o Brasil, chamada Collection. A ideia da marca é que o modelo volte alguns anos mais tarde, mas como uma versão elétrica.
Asiáticas também antecipam fim dos carros populares
Ainda segundo o Autoesporte, o Hyundai Ioniq parou de ser importado para o Brasil, apesar de ainda constar no site da montadora. Em seu lugar, estão preparando a chegada do Ioniq5, um hatch elétrico que tem uma proposta mais esportiva. Já o Toyota Camry, lançado nos Estados Unidos no último ano, não chegou no Brasil, pois o estoque acabou antes dessa importação.
Ainda não tem previsões de uma nova geração para importação ao Brasil, ficando de fora do dia a dia dos brasileiros. O Jac iEV330P, uma caminhonete elétrica está fora de linha e prestes a ser substituída pela Hunter. Seu preço está no valor de R$ 390 mil, com uma economia de 226 quilômetros.
Renault, Nissan e Chery também destacam seus carros populares fora de linha
O Caoa Chery iCar chegou em junho de 2022 e nunca foi um sucesso de vendas, mesmo sendo um dos elétricos mais baratos do Brasil. Neste ano de 2024 chegou o fim dos carros populares elétricos, pois não teve nenhuma unidade importada para o Brasil, mas ainda há algumas unidades à venda no país. Quando se esgotarem, não há previsão de novas chegarem.
O Nissan Leaf foi o primeiro elétrico vendido ao consumidor no Brasil, e foi um dos carros populares fora de linha, sendo oferecido no site da montadora até fevereiro deste ano. Contudo, o seu preço estava acima do padrão em relação a alguns carros elétricos maiores, como BYD Yuan Plus.
Por fim, está o Renault Stepway, que teve o seu fim anunciado pelo presidente da marca no Brasil, Ricardo Gondo. Entretanto, foi apenas em julho que ele saiu de vez de linha da montadora, deixando apenas a versão 1.0 no mercado automotivo.
Sinceramente, quem escreveu isso não tem a menor noção do que é um carro popular, isso se ainda podemos chamar os carros de entrada, leia-se Kwid e Mobi de populares. Cruze, Bolt, Ioniq e Camry, fala sério, o único da lista que é um carro mais barato é o Stepway, mas mesmo assim não é um popular.
Ia falar a mesma coisa. Nenhum desses carros são populares.
Sem noção essa reportagem. Péssima….
Você está coberto de razão, eu ia dizer o mesmo.
Matéria fraca demais, talvez se dessem para o estagiário fazer, saísse melhor…
Esse cara deve estar em outro mundo. Desde o quando o cruze é um carro popular
Quem fez foi o Aux de estagiário.
Aliás, quem escreveu o artigo não entende nada de carros. Como toda as reportagens desta página, todos são uma lástima.
Verdade mesmo concordo plenamente aí não tem nada de popular nessa lista
De fato. Cadê os populares???
Eu fiquei procurando o carro popular. Não achei tb.
Tirar um carro 1.6 de linha e ficar com o 1.0 aspirado é o fim da picada, tá difícil comprar carros, cada vez mais caro, daqui a alguns anos só gente q tem grana vai poder comprar, elétricos então nem se fala, aqui não tem estrutura de rede para carro elétricos, sequer pneus tem, quem comprar vai ter prejuízo grande na certa, usados elétricos estão sendo vendidos pela metade do preço, com tantas montadoras novas no mercado não se assustei se as montadoras entrar em colapso, não existe demanda para tanto carro novos.
Símbolo da Toyota está com da Hyundai ?
Mareria meia boca essa
Durante a minha vida só tive autos da Chevrolet 83 anos de idade quase todos que são vendidos no Brasil não me arrependo mas tirar o Cruze de linha de fabricação sem ter um substituto e uma piada de mau gosto. Tô decepcionado com a Chevrolet
Vc está certo Maurício.Aqui o que é bom dura pouco.Mas,olha,tenho um 2018, que não vendo por preço nenhum.Ja tirei sarro com alguns carrões, chegando a 250 km e um BMW, comendo poeira.E a economia de combustível, zero a cem em 8,9 segundos?Para a categoria é ícone e continuará sendo sempre.So não precisa morrerem de inveja.A GMC,se continuar assim, abrindo as pernas, poderá falir mais uma vez.
Se pisar fundo, chega fácil nos 380/km. E faz 0/100 em 2,3 segundos.
SUV (sport só no nome) é a modinha e quem não tem família grande ou é solo/casal está ficando sem opção. Ou compra essas **** de Moby e similares ou está a pé. Será que alugueres eventuais é aplicativos Será a opção?
Eu nunca vi um carro que custa quase 400 mil reais ser popular, acho que esse Valdemar não conhece nada do que é um carro popular.
Depois desta matéria não sei em que categoria o meu carro se enquadra, achava que era popular,mas se o carro popular chega a 400 mil o meu deve ser carro de mendigo kkkk