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F-5FM 4808 ressurge nos céus de São Paulo: o caça restaurado que fez história com um show aéreo espetacular e surpreendeu o Brasil

Escrito por Ana Alice
Publicado em 20/12/2024 às 10:46
O F-5FM 4808 volta aos céus após anos de manutenção no PAMA-SP. Saiba como o bicudo renasceu e celebrou com um show aéreo em SP! (Imagem: Reprodução/Canva)
O F-5FM 4808 volta aos céus após anos de manutenção no PAMA-SP. Saiba como o bicudo renasceu e celebrou com um show aéreo em SP! (Imagem: Reprodução/Canva)

Um raro F-5FM surpreendeu São Paulo com passagens aéreas impressionantes! Após anos de reparos no PAMA-SP, o “bicudo” voltou aos céus em grande estilo, exibindo sua fuselagem restaurada e relembrando a força da aviação militar brasileira. Descubra todos os detalhes do renascimento desse caça icônico e o que ele representa para o futuro da FAB!

Na manhã desta segunda-feira, algo inusitado chamou a atenção de paulistanos, especialmente daqueles que residem nas proximidades do Campo de Marte, na Zona Norte da cidade.

O som característico de motores J85 ecoou pelos céus, levando muitos curiosos às janelas. Mas, ao contrário do habitual, não se tratava de um voo de rotina da Força Aérea Brasileira (FAB). O que exatamente estava acontecendo?

Segundo relatos de especialistas, a aeronave avistada era um raro F-5FM, o modelo biposto do consagrado caça F-5, que ganhou fama por sua versatilidade e durabilidade ao longo das décadas.

A passagem baixa de um desses exemplares é, por si só, um espetáculo raro nos céus da capital paulista, ainda mais em uma segunda-feira. O evento gerou especulações e curiosidade.

(Imagem: Reprodução/Poder Aéreo)

O que sabemos sobre o F-5FM 4808

De acordo com o portal Poder Aéreo, conhecido por sua cobertura detalhada do setor aeronáutico, o F-5FM 4808 estava fora de ação há vários anos.

A aeronave passou por uma série de reparos estruturais e manutenções profundas no Parque de Material Aeronáutico de São Paulo (PAMA-SP), localizado ao lado do Campo de Marte.

O PAMA-SP é uma das principais instalações da FAB para realizar grandes inspeções e reparos (IRAN, na sigla em inglês) em aeronaves militares.

Conforme informações verificadas, o 4808 foi submetido a um processo minucioso de revitalização, que incluiu reparos estruturais complexos, como a instalação de um novo longeron na fuselagem dianteira.

Esse componente é crucial para garantir a integridade estrutural do caça, especialmente em manobras de alta performance.

As fotos disponibilizadas pelo Poder Aéreo mostram etapas desse processo, incluindo o trabalho realizado em 2023 e os testes finais realizados em setembro de 2024.

Por que o retorno do 4808 é significativo?

O F-5FM, em sua versão biposta, desempenha um papel importante no treinamento avançado de pilotos da FAB. Além disso, o modelo pode ser utilizado em missões operacionais, oferecendo flexibilidade à força aérea.

O retorno do 4808 representa não apenas a recuperação de uma importante unidade operacional, mas também destaca a capacidade do PAMA-SP de realizar manutenções de alto nível, prolongando a vida útil dessas aeronaves.

Em termos históricos, o F-5 é um dos caças mais longevos em operação no Brasil. Introduzido na década de 1970, ele passou por diversas modernizações ao longo dos anos, recebendo atualizações que incluem sistemas de navegação avançados, radar multimodo e capacidade para operar armamentos modernos.

O modelo biposto, como o 4808, é particularmente raro e valioso, o que torna o evento desta segunda-feira ainda mais especial.

Como o processo de manutenção foi conduzido

Os caças F-5 da FAB geralmente chegam ao PAMA-SP por transporte terrestre, vindo da Base Aérea de São Paulo (BASP), localizada em Guarulhos.

Uma vez no parque, as aeronaves passam por uma análise detalhada que identifica possíveis danos estruturais e sistemas que precisam de reparo ou substituição. O caso do 4808 foi especialmente desafiador, devido ao tempo em que esteve fora de operação.

As fotos divulgadas mostram o caça sendo desmontado, com destaque para os trabalhos no sistema hidráulico e na fuselagem.

Em setembro de 2024, já remontado, o F-5FM passou por testes finais, incluindo acionamento das pernas e portas do trem de pouso. Esses testes são essenciais para garantir que a aeronave esteja em perfeitas condições para voar novamente.

Um show nos céus paulistanos

Cumprida a etapa de manutenção no PAMA-SP, o 4808 foi transportado de volta à BASP para realizar os testes em solo e o primeiro voo após a revitalização.

É prática comum que aeronaves recém-manutencionadas realizem passagens baixas como parte dos testes de desempenho.

No caso do 4808, essas passagens coincidiram com um raro momento em que a FAB exibiu um de seus “bicudos” para o público paulistano em plena segunda-feira.

O som potente dos motores J85 é inconfundível para quem acompanha a aviação militar. Ele carrega a memória de décadas de serviço do F-5, que se tornou um símbolo da aviação de defesa no Brasil.

A performance do 4808 nos céus da capital foi um lembrete de que, mesmo após anos de uso, essas aeronaves ainda têm muito a oferecer.

O futuro dos F-5 na FAB

Embora o F-5 tenha servido a FAB com distinção, é sabido que a frota está se aproximando do fim de sua vida útil.

Com a introdução do Gripen E/F, adquirido pelo programa FX-2, espera-se que os F-5 sejam gradualmente substituídos.

No entanto, o retorno do 4808 demonstra que a FAB continua investindo na manutenção e modernização desses caças, garantindo sua operação até que os novos Gripen estejam plenamente integrados à frota.

Além disso, a experiência adquirida no PAMA-SP ao longo dos anos será crucial para o suporte aos Gripen, que também exigirão manutenção de alto nível para operar com eficácia.

Uma curiosidade histórica

O 4808 já foi destaque em edições passadas da revista Forças de Defesa, sendo retratado em uma reportagem especial sobre a transição operacional do A-29 Super Tucano para o F-5M.

A matéria, publicada em 2012, mostrou o jato em ação na Base Aérea de Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Essa história só reforça o papel significativo do 4808 na aviação militar brasileira.

O espetáculo aéreo protagonizado pelo F-5FM 4808 nesta segunda-feira foi mais do que um simples teste. Ele celebrou a expertise técnica do PAMA-SP e reafirmou o compromisso da FAB com a manutenção de sua frota.

Enquanto os céus paulistanos eram cortados pelo som estrondoso dos motores J85, uma nova página na história do 4808 era escrita.

Já teve a oportunidade de presenciar uma passagem baixa de um caça? O que acha do futuro da aviação militar brasileira com a chegada do Gripen?

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Roberto Lanvafttik
Roberto Lanvafttik
21/12/2024 01:52

Engenharia reversa!! É chegado a hora da EMBRAER E CIA realizarem projeto nacional de um caça 100% made in Brasil. Pessoal competente nós já temos. Falta investimento e comprometimento de políticos sérios.

Eduardo
Eduardo
21/12/2024 20:45

O Brasil tem tudo para fabricar seu caça, só falta investimento ao invés de pagar emenda parlamentar e verba eleitoral que só enche bolso de político s….. Investir em tecnologia eh o futuro deste país.

Ana Alice

Redatora e analista de conteúdo. Escreve para o site Click Petróleo e Gás (CPG) desde 2024 e é especialista em criar textos sobre temas diversos como economia, empregos e forças armadas.

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