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“Brasil avalia caça supersônico Tejas para substituir F-5 e reforçar defesa aérea em parceria inédita com a Índia: o futuro da segurança nacional pode mudar drasticamente”

Escrito por Ana Alice
Publicado em 18/10/2024 às 04:13
Brasil pode adotar o caça supersônico Tejas e aposentar os F-5, fortalecendo a defesa aérea com parceria estratégica com a Índia. ( Imagem: Reprodução/Canva)
Brasil pode adotar o caça supersônico Tejas e aposentar os F-5, fortalecendo a defesa aérea com parceria estratégica com a Índia. ( Imagem: Reprodução/Canva)

Uma parceria inédita entre Brasil e Índia pode mudar o futuro da defesa aérea nacional. Com a aposentadoria dos caças F-5, o país avalia adotar o supersônico Tejas, que traz tecnologia de ponta e promete reforçar a segurança nacional. Além disso, helicópteros e o C-390 Millennium também entram no radar das negociações.

A possível chegada de uma aeronave revolucionária pode mudar drasticamente o cenário de defesa aérea brasileiro.

Por trás de uma decisão estratégica envolvendo acordos internacionais, o Brasil está de olho em um novo caça que promete substituir uma frota de aviões já obsoleta.

O que está em jogo? A segurança nacional, o fortalecimento da Força Aérea Brasileira e, claro, as novas parcerias internacionais que podem redefinir a posição do país no mapa global da defesa militar.

A discussão já começou, mas você pode se surpreender com as implicações dessa troca de aeronaves e o impacto que essa modernização trará para o futuro do Brasil.

Saiba como o país pode aposentar o antigo F-5 e incorporar o Tejas, um caça supersônico de última geração, produzido pela Índia.

Negociações internacionais e o futuro da defesa aérea brasileira

Segundo o portal Times Now, o comandante da Força Aérea Brasileira, tenente-brigadeiro Marcelo Kanitz Damasceno, já iniciou conversas com autoridades indianas de defesa.

Entre elas, estão o marechal-chefe do ar V.R. Chaudhari e o chefe do Estado-Maior do Exército, general Upendra Dwivedi.

As negociações giram em torno da aquisição do Tejas, um caça leve produzido pela Índia, além de parcerias que envolvem helicópteros, satélites espaciais e aeronaves não tripuladas.

Essa potencial mudança ocorre em um momento crucial para o Brasil, que já planeja a retirada da sua antiga frota de Northrop F-5, prevista para acontecer após 2030.

A Força Aérea Brasileira busca alternativas modernas para garantir que continue a operar com eficiência e competitividade, o que coloca o Tejas como uma das principais opções no radar das autoridades brasileiras.

De acordo com o comandante Marcelo Kanitz, o Brasil pretende manter uma frota diversificada, com no mínimo dois e no máximo três tipos de aviões de combate.

Atualmente, o país já conta com os caças Gripen-E e os F-5, que estão perto de se aposentarem. Com a saída dos F-5, o Tejas pode se tornar o segundo ou até o terceiro modelo de caça a compor a frota. “Precisaremos de talvez dois tipos a mais quando o F-5 for desativado”, declarou Kanitz.

Por que o Tejas é uma escolha estratégica?

O caça Tejas é uma das estrelas do programa Light Combat Aircraft (LCA), desenvolvido pela Índia desde a década de 1980, com o objetivo de substituir sua própria frota envelhecida de MiG-21.

Esse avião já enfrentou inúmeros desafios tecnológicos ao longo de seu desenvolvimento, como a criação de um sistema de controle de voo digital fly-by-wire e de um radar multimodo autóctone.

Com o seu primeiro voo realizado em 2001, o Tejas entrou em serviço em 2016 e vem se aprimorando desde então.

O modelo indiano se destaca por ser um caça polivalente, com várias variantes adaptadas a diferentes funções.

A versão inicial, o Tejas Mk1, é equipada com um motor GE F404-IN20 e conta com um radar de varredura mecânica.

Já o Tejas Mk1A é uma versão aprimorada que inclui tecnologias mais avançadas, como radar de varredura eletrônica ativa (AESA) e sistemas de guerra eletrônica de última geração.

Com essas características, ele consegue atuar em missões que vão desde defesa aérea até operações antinavio.

Ainda mais impressionante, o Tejas tem uma velocidade máxima de Mach 1,8 e é capaz de carregar armamentos avançados, como mísseis ar-ar e ar-superfície.

Isso o torna uma opção viável para substituir o F-5, que já está defasado em comparação com as necessidades atuais da Força Aérea Brasileira.

Helicópteros e aviões de transporte: Brasil de olho em novas parcerias

As conversas entre Brasil e Índia não se limitaram ao Tejas. A Força Aérea Brasileira também demonstrou interesse na aquisição de helicópteros, com a intenção de modernizar sua frota para atender a demandas operacionais, especialmente na Amazônia e em missões de resgate em áreas afetadas por desastres naturais, como enchentes.

Atualmente, a FAB possui sete esquadrões, cada um com 12 helicópteros, mas pretende expandir essa capacidade.

Entre as opções, estão os helicópteros Dhruv e Prachand, fabricados pela Hindustan Aeronautics Limited (HAL).

Ambos modelos já são utilizados pela Índia e apresentam boa adaptabilidade para operações em regiões adversas, o que os torna ideais para os desafios enfrentados pelo Brasil.

Além disso, o avião de transporte médio Embraer C-390 Millennium, desenvolvido pela brasileira Embraer, foi outro tema de destaque nas negociações.

Kanitz ressaltou que o C-390 já acumulou 15.000 horas de voo e conta com uma taxa de manutenção de 97%.

A aeronave brasileira é mais rápida e pode transportar uma carga equivalente à do C-130 americano, o que a coloca em uma posição estratégica nas operações militares e logísticas do Brasil.

Colaboração bilateral pode transformar a indústria de defesa

A parceria entre Brasil e Índia pode ir muito além da simples compra de aeronaves. A Embraer assinou memorandos de entendimento com a empresa indiana Mahindra para explorar a possibilidade de fabricar o C-390 na Índia, tanto para atender à demanda local quanto para exportação.

Esse movimento é parte da política indiana “Fabricar na Índia”, que busca fortalecer a capacidade industrial do país em diversos setores, incluindo o de defesa.

Essa colaboração também pode abrir portas para outros tipos de trocas tecnológicas e industriais entre as duas nações, com impactos diretos na economia e na capacidade de defesa de ambos os países.

O Brasil, com sua vasta experiência em tecnologia aeronáutica, pode se beneficiar dessa sinergia ao mesmo tempo que expande sua influência no mercado internacional.

Como essa mudança pode impactar o Brasil?

A substituição do F-5 pelo Tejas, somada às novas parcerias em helicópteros e aviões de transporte, pode marcar um novo capítulo na defesa aérea brasileira.

Com a aposentadoria de caças obsoletos e a adoção de novas tecnologias, o país estará mais preparado para enfrentar desafios de segurança nacional e também para atuar com mais eficiência em missões de paz internacionais e de socorro em desastres.

Essa modernização não apenas fortalece a defesa do Brasil, mas também coloca o país em uma posição mais competitiva no cenário global de tecnologia militar.

O futuro da Força Aérea Brasileira promete ser mais ágil, sofisticado e preparado para enfrentar os desafios do século XXI.

Você acha que essa parceria entre Brasil e Índia pode transformar nossa defesa aérea e colocar o país em destaque no cenário internacional? Deixe sua opinião nos comentários!

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