Estatais Amazul e Nuclep assinam contrato para construção de reator nuclear

Nuclep

Empresa do governo Amazul e Nuclep assinam contrato para construção de reator nuclear que vai equipar o submarino nuclear do programa Prosub da Marinha

A Amazul (Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A.) e a Nuclep (Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A.) assinaram na última sexta-feira (11/10), o contrato de construção de parte do protótipo do reator nuclear que está sendo desenvolvido pela Marinha do Brasil.
O equipamento faz parte do sistema de propulsão do quinto e último submarino (SN-BR) da série do programa da marinha do Brasil, o Prosub, que estão sendo construídos no estaleiro ICN, de Itaguaí. Na ICN, o segundo submarino tem cerimônia de fechamento do casco.

O contrato assinado entre as partes prevê a fabricação, montagem e fornecimento do vaso (cilindro) e estruturas internas de contenção e a fabricação do tanque de blindagem primária do chamado Labgene (Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica).

O reator está sendo construído na categoria de protótipo, em escala real e a implantação do Labgene possibilitará a simulação, em condições ideais de segurança, da operação do reator e de seus diversos sistemas eletrônicos, antes de sua instalação no submarino.

Desenvolvido no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP), no município de Iperó, o reator nuclear, pode desempenhar ambas as funções, a de impulsionar o navio e a de gerar eletricidade para iluminar cidades inteiras.

Estatais em parceria

O diretor-presidente da Amazul, Antonio Carlos Soares Guerreiro, destacou o surgimento de uma parceria estratégica e com potencial sinérgico entre as duas estatais. “Por um lado, a Amazul dedicada a projetos de engenharia, em várias áreas do conhecimento, e do outro, a Nuclep com uma enorme capacidade industrial”, comentou.

A Nuclep é uma empresa estatal brasileira, vinculada ao Ministério de Minas e Energia. A NUCLEP é uma indústria de base produtora de bens de capital sob encomenda, preferencialmente na área de caldeiraria pesada.

Já a Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. ou simplesmente Amazul é a uma empresa pública criada pelo governo brasileiro com a atribuição de desenvolver tecnologias ao Programa Nuclear Brasileiro e ao setor nuclear da marinha nacional.

Leia também ! Em Niterói, o avanço da indústria naval e petrolífera ganha ânimo novo !

Renato Oliveira

About Renato Oliveira

Engenheiro de Produção com pós-graduação em Fabricação e montagem de tubulações com 30 anos de experiência em inspeção/fabricacão/montagem de tubulações/testes/Planejamento e PCP e comissionamento na construção naval/offshore (conversão de cascos FPSO's e módulos de topsides) nos maiores estaleiros nacionais e 2 anos em estaleiro japonês (Kawasaki)