Estados Unidos está com vagas de intercâmbio para brasileiros. O intercâmbio nos EUA é aberto a pessoas de todo o país e 30 jovens que estejam envolvidos em projetos de impactos sociais.
A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil anunciou a abertura das inscrições para o Programa Jovens Embaixadores (JE), uma oportunidade imperdível de intercâmbio nos EUA para jovens brasileiros. Este programa prestigioso busca selecionar estudantes que se destacam pelo engajamento em ações socioambientais, excelência acadêmica, proficiência em inglês e habilidades de liderança. Além de proporcionar uma experiência cultural enriquecedora, o Programa Jovens Embaixadores visa formar futuros líderes, promovendo o intercâmbio de conhecimentos e a criação de redes internacionais de colaboração. Não perca essa chance de transformar sua trajetória educacional e profissional. Confira todos os detalhes sobre como se inscrever e os requisitos necessários.
Quem pode participar do intercâmbio e estudar nos EUA?
A edição de 2025, intitulada “JE – 30 pela COP 30!” nos Estados Unidos, buscará 30 jovens que estejam envolvidos em projetos de impactos sociais focados no combate às mudanças climáticas. Para se inscrever no Programa Jovens embaixadores para intercâmbio nos EUA, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos:
- Ter habilidades de comunicação em inglês;
- Cursar o ensino médio na rede pública brasileira;
- Além disso, é preciso ter excelente desempenho escolar;
- Estar engajado(a) em uma iniciativa socioambiental que beneficie a comunidade;
- Ser brasileiro(a) e ter entre 15 e 18 anos durante o período do intercâmbio;
- Nunca ter viajado para os Estados Unidos.
O Programa Jovens Embaixadores 2025 acontecerá de 10 a 26 de janeiro começando com uma semana de orientação em Brasília. Durante o intercâmbio nos EUA de curta duração, os jovens selecionados participarão de várias atividades enriquecedoras, incluindo o desenvolvimento de habilidades de liderança e comunicação, participação em projetos de impacto cultural com estudantes norte-americanos.
- Com a escassez de profissionais qualificados no setor da Educação, o Instituto Federal está oferecendo mais de 100 vagas em curso gratuito totalmente EAD sobre Tecnologias Educacionais
- Faça uma graduação de Computação 100% EAD e sem pagar nada! Universidade estadual convoca interessados para licenciatura totalmente online em área que vive escassez de mão de obra
- Universidad Federal disponibiliza cursos gratuitos online em áreas como psicologia, programação, inglês e mais
- Últimos dias para se inscrever nos cursos gratuitos de Formação Pedagógica da Fundação CECIERJ! Aproveite a chance de se capacitar de GRAÇA e 100% online!
Por fim, visitas a locais históricos nos EUA. Essas atividades, então, visam proporcionar uma experiência abrangente que une aprendizado, desenvolvimento pessoal e intercâmbio cultural.
Como se inscrever no intercâmbio dos Estados Unidos
Para realizar sua inscrição no programa de intercâmbio nos EUA, que cobre as passagens aéreas, hospedagem, alimentação, seguro saúde, curso sobre o visto e orientações gerais é necessário acessar o site de Jovens Embaixadores e ler todo o edital com atenção.
As inscrições estão abertas até o dia 3 de setembro, oferecendo aos jovens a chance de participar de um programa que une desenvolvimento pessoal e contribuição para questões ambientais e globais.
O Programa Jovens Embaixadores 2025 destaca-se pela ênfase na sustentabilidade ambiental, conforme declarado por Luke Ortega, porta-voz da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos.
Os jovens participantes terão a oportunidade de contribuir significativamente para discussões e ações voltadas à sustentabilidade, aprimorando suas habilidades de liderança e educação enquanto abordam questões cruciais relacionadas ao meio ambiente.
Promovida pelo Departamento de Estado dos EUA, a iniciativa é coordenada pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil e implementada pelo Grupo + Unidos, reforçando o compromisso com o desenvolvimento de jovens líderes conscientes e preparados para enfrentar desafios globais.
Processo seletivo para o intercâmbio nos EUA
A primeira etapa consiste no preenchimento do Pré-Cadastro, as pessoas interessadas no JE recebem uma resposta automática informando se possuem, ou não, todos os requisitos exigidos e se podem seguir adiante no processo seletivo.
Se aprovados na primeira etapa, as pessoas interessadas no programa nos Estados Unidos devem preencher o Formulário de Inscrição Online e anexar os documentos comprobatórios de todos os pré-requisitos.
Toda a documentação carregada na plataforma online do Programa Jovens Embaixadores é enviada para as Instituições Parceiras e, após análise, as pessoas interessadas no JE são aprovadas ou não para a próxima etapa. As pessoas aprovadas na etapa anterior realizam a avaliação escrita em data e horários definidos pela organização do programa, conforme descritas no cronograma.
As IPs revisam as avaliações escritas das pessoas que se candidataram por meio delas, juntamente com o formulário de inscrição e os documentos comprobatórios dos pré-requisitos e indicam até duas 02 dessas pessoas para a etapa seguinte do processo seletivo.
Um comitê formado por representantes da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil avalia o material das pessoas indicadas pelas IPs e seleciona aqueles com maior pontuação para a realização da entrevista oral. O edital completo pode ser encontrado no site de inscrição.