Espírito Santo vai abrir licitação para instalação de rede de fibra óptica e até 30 cidades

Paulo Nogueira
por
-
10-04-2021 08:23:58
em Economia, Negócios e Política
Espírito Santo Fibra óptica internet licitação Vista do Comburi – Vitória/ Fonte: Trip Advisor

O Espírito Santo vai licitar uma rede de fibra óptica que atenderá inicialmente 30 municípios do estado, como parte de um projeto denominado ES-Digital, anunciou a produtora estadual de TIC .  O estado possui três redes de fibra ótica de alta velocidade conectando órgãos públicos: Metro-ES, Anel da Enseada (anel da Enseada) e Metro-Gvix. 

Outros artigos relacionados

Juntos, eles beneficiam cerca de 380 instituições públicas da capital Vitória e da região metropolitana. A Prodest é responsável por essas redes.  O governo planeja ter um total de 550 nós de internet conectando instituições públicas ao datacenter estadual, localizado nas instalações do Prodest em Vitória.

O processo de licitação para contratação da empresa que vai construir a rede ES-Digital será eletrônico. Podem participar apenas empresas cadastradas no Sistema de Gestão Administrativa do Estado (Siga). O sistema pode ser acessado por meio do site de compras do Espírito Santo . As propostas podem ser enviadas até o dia 19 de abril e serão abertas no dia seguinte no Siga, informou o Prodest.

REDES

A primeira rede de fibra ótica lançada no Espírito Santo foi o Metro-ES, que atende cerca de 120 órgãos públicos. Já o Anel da Enseada é responsável pelo atendimento ao Tribunal de Justiça do Estado (TJ-ES), Tribunal de Contas do Estado (TCE-ES) e Ministério Público (MPES), além do Poder Legislativo estadual.

O governo diz que o ES-Digital permitirá que serviços internos e ao público sejam fornecidos com mais eficiência, levando a reduções de custos. Também vai melhorar os mecanismos de arrecadação de tributos e a gestão de processos administrativos e judiciais, segundo o Prodest.

Tags:
Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.