Energia renovável: Cientista desenvolve roupa que gera e armazena energia solar

Valdemar Medeiros
por
-
30-11-2020 11:55:51
em Energia Renovável
energia renovável - cientista - energia solar Tecido que gera energia solar criado pelo cientista

Um cientista da Flórida conseguiu criar um tecido capaz de absorver energia renovável e transformar em energia solar

O Cientista da Universidade do Centro da Flórida (UCF), Jayan Thomas, e sua equipe, desenvolveram uma fibra têxtil que transforma energia solar em energia renovável. Seria muito útil uma roupa que armazena, e gera energia renovável, que não agride o meio ambiente e ainda pode lhe ser muito útil no dia-a-dia.

Leia também

Segundo o cientista, o sistema desenvolvido pelos mesmos, tem capacidade de armazenamento de energia solar a partir dos próprios fios, descartando assim a necessidade do uso de baterias.

Traje de energia renovável desenvolvido pelo cientista e sua equipe tem conceitos inovadores

A fibra desenvolvida pelo cientista e sua equipe, é um ligamento à base de cobre, com espessura muito fina, muito leve e bem flexível. Assim, de um lado, as fitas contêm uma célula solar, e enquanto o outro lado elas são equipadas com camadas de armazenamento de energia solar, para assim gerar energia renovável.

Em relação aos testes feitos pelo cientista e sua equipe, eles utilizaram um maquinário tradicional de tear, em suas experiências, e mostraram que os filamentos produzidos poderiam ser amarrados semelhantes a outros tipos de tecido. Sendo assim, permitindo a fabricação direta de roupas que podem gerar energia renovável e armazenar energia solar, para abastecimento individual.

Cientista afirma que fibra pode ser a solução para os militares

Numa declaração oficinal, o cientista Jayan Thomas, explica que a fibra teria uma relevância considerável na fabricação de trajes militares. “Alguns soldados carregam mais de 13kg de baterias em seus trajes. Um traje como este pode captar e armazenar energia solar simultaneamente, desde que esteja exposto a luz do sol.”

O avanço nessa tecnologia transformaria essencialmente jaquetas e afins em baterias vestíveis e movidas a energia solar, gerando energia renovável, que assim não precisariam ser conectadas. Esse tecnologia poderia revolucionar um dia a tecnologia vestível, ajudando assim a todos, desde os soldados que carregam grandes pesos em baterias, até um adolescente viciado em eletrônicos e afins.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe