Especializada em energia solar fotovoltaica apresenta nova bateria de lítio 73% superior a outros modelos que promete revolucionar a energia renovável na América Latina

Flavia Marinho
por
-
05-10-2021 16:33:03
em Energia Renovável
bateria - lítio - energia solar - fotovoltaica - energia renovável - preço Painel solar / Imagem Neosolar

Mais durável e com melhor performance que as tradicionais baterias de chumbo-ácido, o lítio é uma tecnologia que promete causar grande impacto no mercado de energia solar nos próximos anos

Neosolar, a maior distribuidora de energia solar fotovoltaica Off Grid no Brasil, apresentará na Feira Intersolar South America novas linhas de microinversores e baterias de lítio, duas das tecnologias que mais crescem no mercado de energia solar. A Intersolar é a principal feira e congresso para o setor na América Latina, e reunirá toda a cadeia produtiva solar fotovoltaica e térmica do continente, de 18 a 20 de outubro, na cidade de São Paulo.

Leia também

“Nada mais apropriado para divulgar o novo portfólio da NeoSolar e reforçar nosso posicionamento de maior distribuidor de energia solar fotovoltaica Off Grid no Brasil”, afirma Eduardo Oliveira, diretor de marketing da NeoSolar.

O principal lançamento da Neosolar no segundo semestre de 2021 é a bateria de lítio Unipower, desenvolvida com o que há de mais avançado no que se refere a sistemas de armazenamento de energia. Outros lançamentos realizados ao longo do ano que serão apresentados na feira são: os Microinversores Deye, o Inversor Híbrido On + Off Grid Deye, e o Inversor Off Grid Upower-Hi, da Epever.

Conheça abaixo o inversos Solar Upower

Nova bateria de lítio vai impactar o mercado da energia solar

Mais durável e com melhor performance que as tradicionais baterias de chumbo-ácido, o lítio é uma tecnologia que promete causar grande impacto no mercado de energia solar nos próximos anos. A moderna bateria da fabricante brasileira Unicoba oferece o melhor custo-benefício a médio prazo, com performance até 73% superior a outros modelos e tempo de recarga até 9 vezes mais rápido.

Com a Unipower UPLFP48, o investimento na bateria solar é compensado ao longo dos anos com rendimento muito acima da média: além de durar aproximadamente o triplo da vida útil das baterias estacionárias de chumbo-ácido (com vida útil de 6000 ciclos a uma profundidade de descarga de 90%, o que equivale a 12 anos), a bateria de lítio também se danifica menos com o mau uso, por permitir descargas mais profundas.

Os diferenciais de uma bateria de lítio são diversos e incluem também a praticidade na instalação e segurança ao longo do tempo. Apesar de robusto, o produto é mais leve que as baterias estacionárias tradicionais e a não demanda manutenção. A bateria de lítio também é flexível e oferece a possibilidade de diversas aplicações, podendo ser monitorada com gerenciamento por software gratuito.

Mini turbina eólica com preço de celular, produz energia em casa, tem um funcionamento igual ao de grandes parques eólicos e promete revolucionar a geração da energia renovável no mundo

Somente no Ceará, há 27 mini usinas distribuídas em oito municípios diferentes, que abastecem 90 unidades. Com um mercado ainda incipiente em todo o Brasil, o uso de mini turbinas eólicas (aerogeradores) para Geração Distribuída de energia ainda não é tão conhecido. A produção de energia eólica em casa tem um funcionamento igual ao de grandes parques eólicos, no entanto, com um tamanho reduzido. Assista o vídeo abaixo e veja como instalar sua mini turbina eólica.

De acordo com Sampaio, as turbinas eólicas são mais úteis nas aplicações off grid. Contudo, para decidir se é vantajoso, é preciso avaliar as condições ambientais nas quais a residência está instalada, uma vez que é necessária uma boa circulação de ventos para que o sistema seja acionado.

Por isso, uma recomendação do engenheiro é complementar o sistema eólico com o solar, de modo a garantir um fornecimento completo de energia elétrica a partir de produção por fontes renováveis.

Os custos para a instalação de um sistema eólico variam conforme a potência desejada, que podem ser de 500 W até 6 mil W, com preços de R$ 2,7 mil até R$ 50 mil.

Tags:
Flavia Marinho
Engenheira de Produção pós graduada em Engenharia Elétrica e Automação. Experiente na indústria de construção naval onshore e offshore. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal.
fwefwefwefwefwe