ES receberá chuva de investimentos em energias renováveis gerando empregos, renda e protegendo o planeta

Valdemar Medeiros
por
-
17-07-2021 12:18:15
em Energia Renovável
ES - empregos - renda - energias renováveis Energias renováveis – créditos: Getty imagens

Novo incentivo do governo do ES atrai mais de 400 empresas e novos investimentos no setor de energias renováveis da região gerando empregos e renda para a população

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), o ES está em 18º lugar entre os 27 estados que mais produzem energia solar. Os últimos registros deste ano, mostram que foram produzidos 105,2 MW no estado. Mais de 400 empresas veem o ES como um terreno fértil para se fazer investimentos em energias renováveis, que além de sustentabilidade, trazem emprego e renda à população.

Leia outas noticias relacionadas

ES ganha destaque em investimentos no setor de energia solar

Entre as energias renováveis que mais é investida e mais gera emprego no estado do ES está a energia solar, que atingiu no mês passado 8.088 conexões operacionais em pequenos terrenos e telhados em 78 municípios, segundo a Absolar. Atualmente, são cerca de 9.185 consumidores de energia elétrica que é gerada dessa fonte.

De acordo com Vitor Romero, coordenador da Absolar no ES, com a energia solar nesse nível no estado foram aplicados investimentos de mais de R$ 27 milhões desde o ano de 2012, além de 3,1 mil empregos gerados e cerca de R$ 137 milhões arrecadados nos cofres públicos, demonstrando a potencialidade dessa fonte de energia.

Estratégia do Governo do ES para gerar investimentos em energias renováveis gera resultados

Para incentivar os investimentos em energias renováveis no estado, o governo lançou em abril deste ano, o programa Gerar, que concede benefícios fiscais a empresas que utilizam fontes renováveis, como a energia solar e a energia eólica.

De acordo com o secretário de Inovação e Desenvolvimento do Espírito Santo, Tyago Hoffmann, o programa tem como missão estimular o uso de energias renováveis e gerar diversos empregos.

Com o incentivo, só este ano, mais de 400 empresas já procuraram o governo de ES para saber mais sobre o programa. Entre os benefícios dados às empresas estão a isenção do ICMS.

Energia eólica caminha a passos largos no ES

Há poucos dados sobre a exploração da energia eólica no Espírito Santo, entretanto especialistas afirma que o ES possui uma potencialidade para esse tipo de fonte.

De acordo com o Atlas Eólico do Espírito Santo, elaborado pela Agência Reguladora de Serviços em 2009, o potencial da fonte eólica no estado chegou a 10,5 mil megawatts de potência instalada.

Ainda segundo o Atlas, as regiões que possuem uma maior potência são divididas em duas: O Litoral Sul e o Litoral de Linhares, onde o melhor potencial está na faixa de extensão dos municípios de Marataízes e Presidente Kennedy.

Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.
fwefwefwefwefwe