Equatorial inaugura o primeiro ponto de recarga para carros elétricos em Maceió

Valdemar Medeiros
por
-
12-05-2022 11:51:27
em Automotivo, Veículos Elétricos
Maceió - Equatorial - carros elétricos - eletroposto - carro elétrico Projeto foi instalado no bairro do Stella Maris. Foto: cedida Ascom Equatorial




A Equatorial Energia acaba de inaugurar o primeiro eletroposto de carros elétricos em Maceió, no estado de Alagoas. Ao total foram investidos R$ 265 mil para a instalação do equipamento.

Nesta quarta-feira (11), a Equatorial Energia inaugurou o primeiro posto de recarga para carros elétricos em Maceió, no estado de Alagoas. O posto foi instalado no corredor Vera Arruda e funcionará em parceria com a prefeitura de Maceió. O equipamento será destinado ao abastecimento de carros elétricos e estará disponível por 24 horas gratuitamente. Foram investidos para a instalação do equipamento um montante de R$ 265 mil. O eletroposto disponibiliza dois pontos de recarga para carros elétricos, que demora cerca de três horas para recarregar, podendo chegar a 6h, no máximo, dependendo do modelo do carro elétrico.

Iniciativa da Equatorial Energia busca sustentabilidade

No eletroposto também haverá quatro pontos para recarga de motos, patinetes e bicicletas. O equipamento é o primeiro de Alagoas, entretanto, a empresa já fez projetos semelhantes no Piauí e Maranhão.

Artigos recomendados

A iniciativa tem como objetivo contribuir com a mobilidade elétrica e fomentar o uso de transportes sustentáveis. De acordo com a Equatorial Energia, o projeto em Maceió tem como fonte de investimento o Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Aneel. A recarga será feita de forma gratuita, através da estação de recarga própria para carros elétricos T2, que, de acordo com a Equatorial, é o modelo de carro elétrico mais vendido no país.

Para ter acesso ao equipamento, os cidadãos não precisarão realizar nenhum tipo de cadastro ou inscrição, desde que os pontos estejam disponíveis, basta plugar o veículo e carregar. A energia que será fornecida para o carregamento de carros elétricos, será disponibilizada por meio de painéis de energia solar durante o dia e complementada pela rede elétrica quando não houver sol.

No eletroposto também serão disponibilizadas dez bicicletas elétricas para passeio gratuito. Para utilizar o veículo, será necessário ter pelo menos 18 anos, preencher um cadastro e baixar um aplicativo. Para acessar as bicicletas, o aplicativo que deve ser baixado é o E + mobilidade elétrica, disponível para sistemas operacionais android e IOS.

Como funcionará o sistemas das bicicletas

No eletroposto para carros elétricos em Maceió, também ficarão disponíveis, dez bicicletas para passeio com acesso gratuito. No aplicativo, mencionado anteriormente, o cliente faz o cadastro para que a bicicleta seja liberada.

Aqueles que acessarem a bicicleta poderão fazer um percurso de até 5km por no máximo uma hora. Com uma recarga será possível pedalar no eletroposto para carros elétricos, situado no Corredor Vera Arruda, até o Atlantic, na Pajuçara, ou até o final da orla de Jacarecica e retornar ao ponto de partida. O serviço de empréstimo das bicicletas funcionará de segunda a sábado, das 14h às 22h e domingo das 8h às 16h.

Equatorial Energia gera iniciativa em outros estados

Além de Maceió, o Grupo Equatorial, inaugurou em Teresina, no Parque da Cidadania, o primeiro eletroposto para carros elétricos, bicicletas e motos e durante a solenidade da inauguração dos equipamentos, foi fechada a doação de um carro elétrico ao poder público municipal.

De acordo com o presidente da Equatorial Piauí, Lener Jayme, por meio desta iniciativa de mobilidade elétrica, a empresa busca contribuir com a descarbonização, utilizando como fonte de alimentação a energia renovável, como a solar. O objetivo é fomentar o uso de energia renovável e incentivar a redução de impactos ambientais provenientes do uso de combustíveis fósseis.

O carro elétrico doado à prefeitura será usado em ações de fiscalização da gestão municipal. De acordo com a secretária de Estado, Elisabeth Sá. Além de desenvolver uma proposta sustentável para o transporte, é necessário pensar em soluções que reduzam o impacto ao meio ambiente, completou a secretária.

Sites Parceiros

Publicidade




Tags:
Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.