1. Início
  2. / Geopolítica
  3. / Entenda a grande migração de milionários em 2024: destinos, motivos e impactos. Conheça os países que mais perdem e ganham milionários, incluindo a situação do Brasil
Tempo de leitura 5 min de leitura Comentários 3 comentários

Entenda a grande migração de milionários em 2024: destinos, motivos e impactos. Conheça os países que mais perdem e ganham milionários, incluindo a situação do Brasil

Escrito por Noel Budeguer
Publicado em 07/07/2024 às 19:23
migração - milionários - Brasil
Entenda a grande migração de milionários em 2024: destinos, motivos e impactos. Conheça os países que mais perdem e ganham milionários, incluindo a situação do Brasil

Por que os milionários estão mudando de país em 2024? Explore os novos destinos e entenda os fatores que impulsionam essa migração, com destaque para o Brasil e outros países

Da mesma forma que os pássaros buscam os climas amenos do sul durante o rigoroso inverno do norte, os milionários estão mudando seu país de residência em 2024, em busca de destinos mais quentes e amigáveis com suas imensas fortunas.

Tradicionalmente, países como os Estados Unidos ou a China têm sido o habitat natural para os milionários, que se multiplicavam ao calor das melhores oportunidades oferecidas por suas economias. No entanto, quando essas oportunidades esfriam, os milionários não hesitam em emigrar para novos destinos que lhes permitam manter o crescimento patrimonial.

O relatório de Migração do Patrimônio Privado em 2024, elaborado pela consultora de migração de investimentos Henley & Partners, revela as previsões dos países que sofrerão um aumento no número de saídas líquidas projetadas por milionários em 2024.

“Espera-se que 128.000 milionários se mudem para todo o mundo este ano, eclipsando o recorde anterior de 120.000 estabelecido em 2023. Enquanto o mundo lida com uma tempestade perfeita de tensões geopolíticas, incerteza econômica e agitação social, os milionários estão migrando em números recordes. Em muitos aspectos, essa grande migração milionária é um indicador adiantado, que aponta uma mudança profunda no cenário global e nas placas tectônicas da riqueza e do poder, com implicações de grande alcance para a trajetória futura das nações que deixam para trás ou das que fazem seu novo lar”, assegura Dominic Volek, diretor do grupo de clientes privados da Henley & Partners.

Para representar essa enorme migração de milionários para países mais amigáveis, a Visualcapitalist gerou um gráfico no qual se representa quais países perdem população de milionários e quais ganham essa população, considerando milionário toda pessoa com um patrimônio líquido investível de, pelo menos, um milhão de dólares.

A Importância de Manter a População de Milionários

De acordo com o relatório da Henley & Partners, 20% dos milionários, também conhecidos como HNWI (High Net Worth Individuals), são empreendedores que buscam oportunidades de negócio e fomentam a atividade empresarial. Esse número aumenta para 60% quando se trata de pessoas com um patrimônio acima de 100 milhões de dólares disponíveis para investir.

Isso os torna um alvo estratégico para os países que buscam novas investimentos e uma mudança de modelo produtivo que lhes garanta um futuro próspero, incentivando o emprego local e o crescimento de sua população.

Nessa situação se encontra precisamente um dos principais beneficiários dessa migração. Não é outro senão os Emirados Árabes Unidos, que receberão cerca de 6.700 milionários ao longo de 2024.

A estratégia dos Emirados é desvincular sua economia dos combustíveis fósseis até 2030, incentivando a chegada de novos investidores e apostando fortemente em transformar o país em um destino atraente para o turismo de luxo com projetos faraônicos e desenvolvimentos imobiliários.

Os Estados Unidos, especialmente nos estados da Flórida, Califórnia e Texas, darão as boas-vindas a 3.800 milionários durante este ano, mantendo sua posição como vórtice gerador de inovações tecnológicas. Singapura e Canadá mantêm as portas abertas para grandes fortunas, e receberão 3.500 e 3.200 milionários, respectivamente.

A Itália será o território europeu com maior entrada de migrantes milionários. Giorgia Meloni somará 2.200 novos milionários à população da Itália, que não encontrará problemas para chegar a um bom porto. Suíça e Grécia também não ficam muito atrás no número de migrantes milionários, com 1.500 e 1.200 novos habitantes, respectivamente.

A Outra Face da Moeda: Os Países que Mais Perdem Milionários

Toda moeda tem sua face e sua cruz. Neste caso, a cruz é para aqueles países que deixaram de ter atratividade para os investidores, que deixam tudo para trás para iniciar uma nova vida.

A China é, de longe, o país que mais apresenta baixas entre sua população de milionários. É um dado que já antecipava o relatório anual de 2024 da Hurun, onde se previa uma queda considerável da população de milionários na China. Os dados do relatório da Henley & Partners são ainda mais pessimistas. Estima-se que a China perderá uma população de 15.200 milionários em 2024.

Não muito longe está o Reino Unido, que acusa os efeitos econômicos do Brexit, perdendo uma população de 9.500 milionários em 2024. É um dado chamativo, já que, historicamente, o Reino Unido tem sido um destino atraente para fortunas da Europa, Ásia, África e Oriente Médio.

Surpreende a presença da Índia entre os países com maior êxodo de milionários, por ser uma das eternas promessas de se tornar uma superpotência industrial e substituta da China como a grande fábrica do mundo. O país asiático perderá 4.300 milionários de sua população em 2024.

A Saída de Milionários do Brasil

O Brasil também não escapa a essa tendência de êxodo de milionários. Diversos fatores contribuem para a saída de grandes fortunas do país em 2024:

  1. Insegurança Econômica: A instabilidade econômica, marcada por altas taxas de inflação e flutuações na moeda, cria um ambiente desfavorável para investimentos a longo prazo.
  2. Alta Carga Tributária: A elevada carga tributária sobre rendas e fortunas desestimula os milionários a manterem suas riquezas no país, levando-os a buscar jurisdições com regimes fiscais mais favoráveis.
  3. Insegurança Pública: A crescente criminalidade e a percepção de insegurança são fatores que motivam a saída de famílias abastadas em busca de locais mais seguros para viver e investir.
  4. Falta de Infraestrutura: A carência de infraestrutura adequada e a burocracia excessiva dificultam a realização de grandes projetos e investimentos no Brasil, fazendo com que os milionários procurem destinos com melhores condições para desenvolver seus negócios.

Esses motivos, combinados com a atratividade de outros países que oferecem melhores condições de vida e de negócios, explicam o êxodo de milionários do Brasil em 2024.

Seja o primeiro a reagir!
Reagir ao artigo
Inscreva-se
Notificar de
guest
3 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Vitor
Vitor
07/07/2024 20:19

Quanto ao Brasil, alguém esperava algo diferente? Insegurança jurídica, os maiores impostos do mundo, infraestrutura atrelada na corrupção, governo sem apoio popular, visão arcaica da prosperidade, incentivo governamental a luta de classe, etc., você colocaria seu dinheiro nesse lugar?

EBERT SILVA CAIXETA
EBERT SILVA CAIXETA
07/07/2024 20:42

E A RÚSSIA NÃO TEM MILIONÁRIOS OU TUDO BEM ELES NÃO SAEM DE LÁ ,,,,,,,,,,

Ricardo Luiz
Ricardo Luiz
08/07/2024 03:02

Com esses dois últimos governos que tivemos a situação do Brasil só tende a se agravar. Um país em que o governo é servido pelo povo e não o contrário.

Noel Budeguer

De nacionalidade argentina, sou redator de notícias e especialista na área. Abordo temas como ciência, petróleo, gás, tecnologia, indústria automotiva, energias renováveis e todas as tendências no mercado de trabalho.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x