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Engenheiro especialista em veículos elétricos e híbridos que trabalhou na Volkswagen quer ressuscitar Gurgel Itaipu E-400, o primeiro carro elétrico brasileiro

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 17/01/2022 às 10:38
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Estilo futurista rompia com o padrão retilíneo da Gurgel Fernando Pires/Quatro Rodas

Ex-engenheiro da Volkswagen, especialista em veículos elétricos, está modernizando o primeiro carro elétrico brasileiro, o Gurgel Itaipu E-400, para o seu projeto de TCC

Bem antes de chegada da corrida dos veículos elétricos, que ganhou mais força nesta década, a fábrica brasileira Gurgel Motores, situada em Rio Claro (SP), já tentava inovar na indústria automotiva brasileira. Primeiro, com o protótipo do minicarro elétrico Itaipu, em 1974, que tinha capacidade de levar duas pessoas, mas que não chegou a ser fabricado em massa. Logo após, com o Gurgel Itaipu E-400, entre os anos de 1981 e 1982, se tornando o primeiro carro elétrico brasileiro.

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Primeiro carro elétrico brasileiro vira projeto de TCC

A parte curiosa é que, após 40 anos, o Gurgel Itaipu E-400 se tornou um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de veículos elétricos e híbridos do Senai Conde José Vicente de Azevedo, situado no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

O projeto do primeiro carro elétrico brasileiro foi desenvolvido pela turma do curso e por Val Arrais, engenheiro especializado em veículos elétricos e híbridos que atuou em projetos da Volkswagen por três décadas. Segundo o engenheiro que atuou na Volkswagen, tudo teve início quando o carro elétrico brasileiro foi anunciado em um grupo de carros antigos.

Adquirindo mais informações do primeiro carro elétrico brasileiro, descobriu que estava parado há cerca de 20 anos. Sendo assim, o antigo engenheiro da Volkswagen decidiu conhecer o modelo, acertou a negociação com o antigo proprietário, e correu atrás de toda a documentação para a transferência. Com tudo certo, o especialista em veículos elétricos criou um projeto para apresentar ao Senai. O intuito era fazer uma modernização do conjunto motriz para que o Gurgel Itaipu E-400 pudesse circular e sair da garagem.

Segundo ele, tudo começou quando o veículo foi anunciado em um grupo de carros antigos. “Sempre fui antigomobilista, tenho outros modelos e apareceu a oportunidade de comprar esse Gurgel Itaipu E-400”, conta o idealizador.

Gurgel Itaipu E-400 ganha novo motor elétrico e baterias

Todas as partes voltadas ao motor e ao banco de baterias originais serão trocadas por componentes novos e atualizados. Sendo assim, além de ser equipado com um novo motor e uma bateria mais moderna, o carro elétrico terá uma maior autonomia e potência para ser utilizado no dia a dia.

O Senai concordou com a ideia de restaurar o Gurgel Itaipu E-400 nessas condições, e os trabalhos tiveram início. O primeiro passo foi levar o modelo à escola e planejar as fases do TCC, criando um cronograma de execução dos trabalhos.

O projeto do antigo engenheiro da Volkswagen ainda está no início e levará cerca de 6 meses para ficar totalmente pronto, que é o tempo para a conclusão do curso.

Engenheiro já atuou em outros projetos inovadores

Além das alterações de motor e baterias, o carro elétrico brasileiro terá uma direção atualizada, freios a disco, entre outras. De acordo com o engenheiro da Volkswagen, nunca parou para calcular tudo.

Porém, explica que, em outros projetos que executou, somente as baterias custaram cerca de R$ 60 mil. Essa não é a primeira vez que Arrais atua em projetos como este após ter deixado a Volkswagen.

O especialista já criou dois carros elétricos ao lado da Moura, que inclusive foram apresentados no Salão Latino Americano de Mobilidade elétrica de SP, no fim do último ano.  

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Valdemar Medeiros

Jornalista em formação, especialista na criação de conteúdos com foco em ações de SEO. Escreve sobre Indústria Automotiva, Energias Renováveis e Ciência e Tecnologia

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