MENU
Menu
Início Engenheiro especialista em veículos elétricos e híbridos que trabalhou na Volkswagen quer ressuscitar Gurgel Itaipu E-400, o primeiro carro elétrico brasileiro

Engenheiro especialista em veículos elétricos e híbridos que trabalhou na Volkswagen quer ressuscitar Gurgel Itaipu E-400, o primeiro carro elétrico brasileiro

17 de janeiro de 2022 às 10:38
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Engenheiro - carros elétricos - híbridos - Volkswagen - Gurgel Itaipu E-400 - primeiro-carro-eletrico-brasileiro
Estilo futurista rompia com o padrão retilíneo da Gurgel Fernando Pires/Quatro Rodas

Ex-engenheiro da Volkswagen, especialista em veículos elétricos, está modernizando o primeiro carro elétrico brasileiro, o Gurgel Itaipu E-400, para o seu projeto de TCC

Bem antes de chegada da corrida dos veículos elétricos, que ganhou mais força nesta década, a fábrica brasileira Gurgel Motores, situada em Rio Claro (SP), já tentava inovar na indústria automotiva brasileira. Primeiro, com o protótipo do minicarro elétrico Itaipu, em 1974, que tinha capacidade de levar duas pessoas, mas que não chegou a ser fabricado em massa. Logo após, com o Gurgel Itaipu E-400, entre os anos de 1981 e 1982, se tornando o primeiro carro elétrico brasileiro.

Leia também

Primeiro carro elétrico brasileiro vira projeto de TCC

A parte curiosa é que, após 40 anos, o Gurgel Itaipu E-400 se tornou um projeto de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do curso de veículos elétricos e híbridos do Senai Conde José Vicente de Azevedo, situado no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

O projeto do primeiro carro elétrico brasileiro foi desenvolvido pela turma do curso e por Val Arrais, engenheiro especializado em veículos elétricos e híbridos que atuou em projetos da Volkswagen por três décadas. Segundo o engenheiro que atuou na Volkswagen, tudo teve início quando o carro elétrico brasileiro foi anunciado em um grupo de carros antigos.

Adquirindo mais informações do primeiro carro elétrico brasileiro, descobriu que estava parado há cerca de 20 anos. Sendo assim, o antigo engenheiro da Volkswagen decidiu conhecer o modelo, acertou a negociação com o antigo proprietário, e correu atrás de toda a documentação para a transferência. Com tudo certo, o especialista em veículos elétricos criou um projeto para apresentar ao Senai. O intuito era fazer uma modernização do conjunto motriz para que o Gurgel Itaipu E-400 pudesse circular e sair da garagem.

Segundo ele, tudo começou quando o veículo foi anunciado em um grupo de carros antigos. “Sempre fui antigomobilista, tenho outros modelos e apareceu a oportunidade de comprar esse Gurgel Itaipu E-400”, conta o idealizador.

Gurgel Itaipu E-400 ganha novo motor elétrico e baterias

Todas as partes voltadas ao motor e ao banco de baterias originais serão trocadas por componentes novos e atualizados. Sendo assim, além de ser equipado com um novo motor e uma bateria mais moderna, o carro elétrico terá uma maior autonomia e potência para ser utilizado no dia a dia.

O Senai concordou com a ideia de restaurar o Gurgel Itaipu E-400 nessas condições, e os trabalhos tiveram início. O primeiro passo foi levar o modelo à escola e planejar as fases do TCC, criando um cronograma de execução dos trabalhos.

O projeto do antigo engenheiro da Volkswagen ainda está no início e levará cerca de 6 meses para ficar totalmente pronto, que é o tempo para a conclusão do curso.

Engenheiro já atuou em outros projetos inovadores

Além das alterações de motor e baterias, o carro elétrico brasileiro terá uma direção atualizada, freios a disco, entre outras. De acordo com o engenheiro da Volkswagen, nunca parou para calcular tudo.

Porém, explica que, em outros projetos que executou, somente as baterias custaram cerca de R$ 60 mil. Essa não é a primeira vez que Arrais atua em projetos como este após ter deixado a Volkswagen.

O especialista já criou dois carros elétricos ao lado da Moura, que inclusive foram apresentados no Salão Latino Americano de Mobilidade elétrica de SP, no fim do último ano.  

Relacionados
Mais recentes
COMPARTILHAR