Início Enel X assina acordo com a Ferrari para a construção de usina solar fotovoltaica gigante com 3.800 painéis solares

Enel X assina acordo com a Ferrari para a construção de usina solar fotovoltaica gigante com 3.800 painéis solares

27 de julho de 2022 às 12:56
Compartilhe
Siga-nos no Google News
ENel X - Enel - Ferrari - usina solar - usina solar fotovoltaica - painéis solares
Usina solar brasileira para ilustrar a quantidade de painéis solares da usina da Ferrari – imagem: Absolar/Reprodução

A Enel X e Ferrari pretendem construir uma das maiores usinas solares fotovoltaicas do mundo. O empreendimento será responsável por fornecer energia limpa para as fábricas da montadora reduzindo emissão de toneladas de CO₂ por ano.

A Enel X, linha de negócios inovadores do Grupo Enel, assinou recentemente um acordo essencial com a Ferrari, uma das principais marcas do setor global de luxo, para o desenvolvimento de uma usina solar fotovoltaica situada na histórica sede da Prancing Horse, em Maranello, na Itália. A unidade contará com uma potência máxima total de 1.535 kWp e cerca de 3.800 painéis solares.

Usina solar fotovoltaica da Ferrari contará com baterias de 20 kWh

O sistema da Enel X e Ferrari atenderá parte das demandas de consumo de diversas unidades da sede da Ferrari. Além disso, entregará um projeto inovador em termos de design e tecnologia, feito sob medido para a Ferrari: um parque totalmente off-grid que permite a geração de energia por meio de um sistema fotovoltaico de 5,5 kWp, com painéis solares de dupla lateralidade e um sistema de armazenamento de bateria de 20 kWh.

Artigos recomendados

O sistema permitirá que os carros elétricos e híbridos da empresa sejam recarregados por meio da usina solar construída pela Enel X.

O desempenho será monitorado pelo Sistema  de Gestão de Energia da Enel X, que exibirá dados em tempo real em uma tela LCD integrada à infraestrutura. Segundo Francesco Venturini, principal diretor da Enel X, a empresa está orgulhosa em ter assinado um acordo com a Ferrari, uma empresa italiana de excelência e uma das marcas mais prestigiadas do mundo, que escolheu as soluções tecnológicas da Enel X para tornar sua sede em Maranello um lugar lendário para todos os entusiastas de motores mais sustentáveis. 

Usina solar com mais de 3 mil painéis solares reduzirá mais de 18,5 milhões de toneladas de CO₂ ao longo de 25 anos

De acordo com o executivo da Enel X, será entregue à Ferrari um sistema sob medida para a autoprodução de energia que contribuirá decisivamente na redução das emissões de CO₂, mitigando o gasto energético da empresa.

O projeto da usina solar fotovoltaica com mais de 3 mil painéis solares fortalece a posição da Enel na liderança no desenvolvimento e instalação de projetos que impulsionam a transição energética e permitem que seus parceiros alcancem suas próprias metas desafiadoras de descarbonização.

O projeto da usina solar fotovoltaica desenvolvido para a Ferrari é composto por quatro diferentes seções de plantas, sendo que a construção da primeira já está em desenvolvimento no telhado em um dos prédios da sede.

Quando estiver totalmente operacional, todo o projeto resultará na redução de mais de 18,5 milhões de toneladas de CO₂ ao longo de 25 anos, equivalendo a cerca de 740 mil toneladas economizadas anualmente.

A nova estratégia da Enel X

O empreendimento permitirá que a empresa autoproduza 1.626.802 kWh/ano. Este projeto confirma a abordagem estratégica da Enel X para o uso da energia em consonância com os princípios da transição energética, possibilitada devido a um ecossistema de soluções integradas para eficiência energética na produção e processos auxiliares, geração distribuída, eletrificação do consumo e programas de flexibilidade para contribuir com a estabilidade da rede elétrica e, ao mesmo tempo, gerar ganhos adicionais para as empresas.

O portfólio de produtos e serviços é desenvolvido de forma única para cada cliente a partir de análise preliminar, implementação, prioridades e medição do impacto de projetos na pegada de carbono da empresa e produtos específicos.

Tudo isso tem como base no objetivo estratégico de transformar os impactos da produção de energia em uma oportunidade econômica e ambiental.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes