Início Empresas Subsea7 e OneSea Energy assinam acordo para a ampliação da produção flutuante de hidrogênio verde offshore

Empresas Subsea7 e OneSea Energy assinam acordo para a ampliação da produção flutuante de hidrogênio verde offshore

27 de junho de 2022 às 13:35
Compartilhe
Siga-nos no Google News
hidrogênio verde , offshore, empresa
foto: reprodução/ fonte: site https://opetroleo.com.br/subsea-7-ganha-contrato-de-engenharia-offshore-da-onesubsea/

As empresas pretendem avançar na exploração e desenvolvimento de soluções específicas para a produção offshore de hidrogênio verde

A Subsea7, empresa norueguesa líder global na entrega de projetos offshore e serviços para a indústria de energia em evolução, firmou um Memorando de Entendimento com a OneSea Energy, desenvolvedora holandesa de tecnologia de hidrogênio, visando à contribuição no setor de produção flutuante de hidrogênio verde offshore.

Segundo o acordo, a OneSea e a Subsea7 realizarão, em conjunto, a exploração e o desenvolvimento de soluções específicas de campo que possibilitem a produção offshore de hidrogênio.

Artigos recomendados

A pretensão das empresas é realizar, juntas, estudos de desenvolvimento, além de seguir pesquisando e avaliando ideias e tecnologias apropriadas com o intuito de promover e acelerar a ampliação do hidrogênio verde offshore em larga escala.

Sob esse viés, a OneSea já possui um histórico de desenvolvimento de múltiplos conceitos para produzir hidrogênio verde flutuante, seja em águas rasas ou águas profundas. De acordo com a companhia, o seu objetivo é evoluir para o principal fornecedor de soluções de produção de hidrogênio verde.

Além disso, a empresa afirmou, ainda, que está usufruindo da experiência de sua equipe para colocar em prática projetos de energia de grande escala no mundo inteiro.

O que é o hidrogênio verde?

O gás hidrogênio possui um grande potencial energético, sendo aplicado em setores cuja descarbonização não passa por outras fontes de energia renovável, a exemplo da energia eólica e da energia solar. No entanto, atualmente, o gás é ainda produzido através da utilização de fontes de energia não renováveis e poluentes.

Nesse sentido, existe a possibilidade de aumento do uso de fontes renováveis para essa produção, gerando, então, o denominado hidrogênio verde. Ele tem utilidade em diversas áreas distintas, desde o transporte até a indústria, sendo considerado a “energia do futuro”.

Apesar de o hidrogênio ser o elemento químico mais abundante na natureza, ele é também um dos mais reativos. Sendo assim, é difícil que seja encontrado sozinho, haja vista que, normalmente, ele faz parte dos componentes de outras substâncias, como variados gases e a água.

Para a formação do hidrogênio verde, as moléculas de água são separadas mediante um processo denominado eletrólise, que consiste na passagem de uma corrente elétrica pela água, responsável por distanciar os átomos de hidrogênio e oxigênio. São, assim, gerados dois diferentes gases.

Entre as vantagens do hidrogênio verde, pode-se mencionar que ele não é intermitente ou dependente do clima, como as fontes eólica, solar e hídrica. Ademais, ele pode ser utilizado em setores em que a aplicação de outras fontes de energia renovável não seria suficiente para resolver toda a necessidade de reduzir emissões, além de que, em sua produção, podem ser usados os excedentes gerados pelas outras fontes, que não possuem uso.

Sobre a Subsea7

A Subsea7 é uma companhia de origem norueguesa, com sede no Reino Unido. Como já citado, é líder global na entrega de projetos offshore e serviços para a indústria de energia em evolução. Mais especificamente, a empresa trabalha com serviços que envolvam engenharia submarina e operação de PLSVs, que constituem embarcações para o lançamento de linhas.

As operações offshore da Subsea se estendem por cinco décadas, tendo atuado em mais de mil projetos. Além do mais, a companhia lida com todas as profundidades da água, em todos os hubs de energia, tendo expertise em engenharia, alianças e tecnologias especializadas.

Sobre a OneSea Energy

A OneSea é uma empresa holandesa que fornece, constrói e opera soluções completas de produção de hidrogênio flutuante.

A companhia desenvolveu conceitos a fim de gerar hidrogênio flutuante em águas rasas e também profundas, os quais integram décadas de experiência em projetar, oferecer e atuar em unidades de produção de energia offshore em todo o mundo.

Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.
Facebook Facebook
Twitter Twitter
LinkedIn LinkedIn
YouTube YouTube
Instagram Instagram
Telegram Telegram
Google News Google News

Relacionados
Mais recentes