Início Empresas Raízen e Marisa se unem para levar energia renovável a lojas de sete estados do Brasil; Meta é alcançar 75% do abastecimento a partir de energia limpa e mais sustentabilidade

Empresas Raízen e Marisa se unem para levar energia renovável a lojas de sete estados do Brasil; Meta é alcançar 75% do abastecimento a partir de energia limpa e mais sustentabilidade

22 de junho de 2022 às 21:36
Compartilhe
Siga-nos no Google News
sustentabilidade energia renovável Raízen Marisa energia limpa lojas Brasil
Parceria vai favorecer a redução do uso de energias de fontes não renováveis | Foto: Raízen

Marisa quer fazer a transição de sua matriz energética para energia renovável e chegar em 75% até 2023

A grande rede de lojas de moda Marisa fechou recentemente uma parceria com a gigante de sustentabilidade Raízen, para mudar a matriz energética do seu varejo. A empresa busca levar energia limpa a 35 lojas e um centro de distribuição, todos distribuídos em 7 estados do Brasil. Dessa forma, a Marisa visa atingir 75% do seu abastecimento provindo de energia renovável até 2023.

Os avanços da empresa nos últimos anos são notáveis e ela já conquistou a marca de 61% de todos os seus espaços em território nacional abastecidos com energia limpa. Isso inclui lojas, escritórios e centros de distribuição. No entanto, a empresa sente que precisa fazer mais e fechou essa parceria. Entenda como serão os próximos passos.

Artigos recomendados

Entenda um pouco mais sobre a produção de biogás, um tipo de energia renovável, pela Empresa Raízen no vídeo abaixo.

Processo usado para produzir biogás conta com matéria orgânica e biorreatores | Reprodução — YouTube: Raízen

Com essa parceria, a Marisa vai evitar a liberação de 764 toneladas de carbono na atmosfera por ano

As 35 lojas e o centro de distribuição que receberão a energia renovável para abastecimento ficam nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Paraná, Distrito Federal e Rio Grande do Sul. Em Minas Gerais, já existem 5 unidades do varejo da Marisa que já são abastecidas com energia limpa e vão se unir a essas novas lojas em prol da sustentabilidade.

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

“A Marisa vem avançando cada vez mais no uso de energia de fontes renováveis. Em 2021, 61% dos nossos espaços, como lojas, centros de distribuição e escritórios, passaram a ser abastecidos com energia limpa. Por isso estamos muito contentes com esta parceria com a Raízen, que é muito importante para a expansão dessa iniciativa e assinala o nosso compromisso com a redução do impacto ambiental”

Erika Petri, diretora de RH e Sustentabilidade da Marisa (2022).

Vale destacar que a Raízen está apta a fornecer o Certificado de Energia Renovável (I-REC) para as unidades da Marisa que adotarem a nova matriz energética. Dessa forma, a grande do varejo poderá ser reconhecida mundialmente pela iniciativa em sustentabilidade.

“Além dos benefícios ao meio ambiente com adoção de fontes renováveis para geração de energia, nossas soluções reduzem os custos de nossos parceiros e clientes. Nesta parceria com a Lojas Marisa, utilizamos como fonte de energia o sol, resíduos da cana-de-açúcar e outras fontes limpas, sendo que toda energia fornecida será certificada pelo I-REC Standard, garantindo sua origem limpa, renovável e que atende aos mais altos padrões de sustentabilidade energética”

Frederico Saliba, vice-presidente de Energia e Renováveis da Raízen (2022)

Parceria vai abrir uma nova perspectiva no setor do varejo, estimulando concorrentes

A busca constante pela responsabilidade ambiental é algo exigido cada vez mais pelos consumidores, que se tornaram mais favoráveis à sustentabilidade nos últimos anos. Sendo assim, as empresas de todos os setores, se viram obrigadas em cumprir seu papel para reduzir os danos ambientais.

No ramo do varejo essa vertente é crescente e a Marisa coloca uma nova perspectiva a respeito de energia renovável para os concorrentes. A tendência é que as empresas do setor também busquem mudar sua matriz energética para atender a demanda de mercado e não ficar atrás dessa iniciativa tomada pela Marisa.

A Raízen também eleva seu nome nacionalmente ao mostrar sua pluralidade de funções e capacidade para atender a diversos mercados. Sendo assim, a parceria só traz benefícios em prol da sustentabilidade e da responsabilidade ambiental e aponta para um futuro ainda mais promissor no cenário do varejo nacional.

Relacionados
Mais recentes