Início Multinacional dos Estados Unidos, Atlas Renewable Energy, faz compra histórica de projeto de parque eólico para geração de energia renovável no Brasil, com potencial de produzir até 1.650 GWh por ano e ajudar no desenvolvimento

Multinacional dos Estados Unidos, Atlas Renewable Energy, faz compra histórica de projeto de parque eólico para geração de energia renovável no Brasil, com potencial de produzir até 1.650 GWh por ano e ajudar no desenvolvimento

21 de junho de 2022 às 01:30
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Estados Unidos Brasil Energia renovável parque eólico energia eólica desenvolvimento investimento acordo
Projeto vai aumentar consideravelmente a produção nacional de energia eólica | Foto: Canva

Gigante Norte-Americana faz seu segundo investimento na América Latina em energia renovável. O primeiro foi em um projeto no Chile

O Brasil continua chamando a atenção dos investimento estrangeiros e agora vai ter um parque eólico da norte-americana e multinacional Atlas Renewable Energy. A companhia fez uma compra de projeto para a cidade de Juramento, em Minas Gerais, com capacidade de gerar até 378 MW, o qual era gerenciado pela empresa Voltalia, da França. Esse novo projeto vai trazer desenvolvimento ao Brasil e estimular ainda mais a produção de energia renovável em território nacional.

Esse grande parque eólico, localizado no município Juramento, conta com uma frota impressionante de 63 aerogeradores que juntos somam uma capacidade total de geração estimada em 1.650 GWh de energia limpa por ano. Isso seria suficiente para fornecer energia renovável a mais de 800 mil residências. Além disso, esse grande projeto também contribui para compensar a emissão de gases do efeito estufa. É o segundo projeto adquirido na América Latina, o primeiro foi no Chile no mês de maio de 2022.

Artigos recomendados

Entenda um pouco mais sobre o futuro dos parques eólicos e da energia renovável a partir do vento no Brasil, com o vídeo abaixo.

A capacidade de produção de energia renovável a partir de parques eólicos cresceu nos últimos anos | Reprodução – YouTube: Consutec RN

A compra é essencial para diversificar a matriz de energia renovável no Brasil, reforçando a produção em parque eólico

Este é o primeiro projeto eólico adquirido pela Atlas Renewable Energy no Brasil e o segundo na América Latina e promete grande avanço e diversificação na matriz energética nacional, contribuindo para o avanço em energia renovável.

Trabalhe no Setor Eólico do Brasil

“Com Juramento, continuamos a expandir e diversificar nossa oferta de produtos em todas as regiões onde operamos. Atualmente, este projeto está disponível para qualquer grande consumidor de energia que procura um contrato de compra de energia (CCE) para fazer a transição de fontes convencionais de energia para renováveis.”

Luis Pita, gerente geral da Atlas Renewable Energy Brasil (2022) em declaração

A estrutura do negócio será revisada e finalizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) nas próximas semanas. A empresa ainda ressaltou não haver CCE em vigor para a cidade de Juramento e está aberto a qualquer comprador que busque energia renovável no Brasil.

Atlas Renewable Energy já fez outros negócios no Brasil, com usinas de energia solar da Bahia

Embora seja o primeiro projeto de parque eólico no Brasil, não é o primeiro negócio fechado com a empresa norte-americana. Afinal, em julho de 2020, a Atlas Renewable Energy já havia assinado um CCE da usina solar de Jacaranda, na Bahia, voltado à energia solar com a empresa de ciência de materiais Dow no Brasil, por um período de 15 anos.

Essa usina ficou responsável por fornecer energia à empresa Dow e conta com mais de 450 mil módulos solares, com capacidade de fornecer até 187 MW e compensar emissões de carbono.

Afinal, quem é a Atlas Renewable Energy?

A Atlas Renewable Energy é uma grande multinacional de origem nos Estados Unidos e cujo foco é fornecer energia renovável para as Américas. Ela tem experiência sólida com energia solar e se tornou a primeira geradora validada pelo Instituto Totum, com capacidade de gerar créditos. Esse reconhecimento faz é feito por meio de uma certificação afirmando que a empresa em questão concorda com alguns dos principais Objetivos do Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Agora a empresa ingressa em novos ramos de atuação, como o da energia eólica. A compra desse novo projeto beneficia ambas as partes e vai trazer ao Brasil uma maior capacidade de aproveitar os ventos e produzir energia renovável.

Relacionados
Mais recentes