Empresa Renovigi visa geração de energia solar para abastecimento de carros elétricos no Nordeste

Roberta Souza
por
-
18-11-2021 20:04:42
em Veículos Elétricos
energia solar, carros elétricos, nordeste Foto: reprodução

A Renovigi, empresa de energia renovável, atua no fornecimento de energia solar e montagens de painéis solares em diversas regiões

A instalação de painéis solares em residências tem ganhado foco nos últimos anos, principalmente no Nordeste brasileiro. A Renovigi, empresa especialista em geração de energia solar, está apostando na região para o fornecimento de energia solar e na redução de emissões de gases de efeito estufa.

Veja ainda:

Empresa capacitada, a Renovigi está investindo cerca de 30 milhões em uma nova montadora perto do Porto de Pecém, no município São Gonçalo do Amarante, no Ceará. A ideia é envolver energia solar com os veículos elétricos, já que os mesmos não emitem gases de efeito estufa.

O equipamento que realiza a geração, fornecido para os carros elétricos, ganhou nome de RenoCharge, custando em média de R$ 8 mil a R$ 20 mil. Trata-se de um aparelho recarregador AC para baterias de carros elétricos e/ou híbridos plug-in, com tecnologia desenvolvida em parceria com a Incharge, empresa fabricante de carregadores para mobilidade elétrica.

Segundo o presidente da Renovigi, Gustavo Muller Martins, “nosso negócio vai ser vender os carregadores da integração da casa ao carro, o equipamento vai estar interligado na casa, no shopping, na loja, no telhado, no terreno. Os painéis jogam a energia solar direto para o carro”.

Energia Solar e Carros Elétricos

O presidente acredita que o carro elétrico vai ser o veículo do futuro para as regiões urbanas, com muitas cidades europeias já proibindo a circulação de carros a combustão (combustíveis fósseis), o que deve chegar ao Brasil no médio e longo prazo. Ele inclui na conta os “carros voadores” da Embraer, que devem chegar ao mercado a partir de 2026.

O equipamento fornecido pela Renovigi aumenta a autonomia de carros elétricos (com testes que comprovam a sua eficácia), além da facilidade na recarga do dispositivo.

O uso de energias renováveis vem crescendo ano após ano. Uma pesquisa feita em 2018 informou que a capacidade girava em torno de 4,8 mil MW e, hoje, este valor gira em torno de 12 mil MW. O número ainda é baixo, se comparado à sua representatividade na matriz elétrica do Brasil, de apenas 2%. Contudo, são altas as expectativas para 2022, onde é previsto um aumento na geração de energia solar com a aquisição de placas solares, devido ao preço que os consumidores vêm encontrando nas tarifas de energia elétrica.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos
fwefwefwefwefwe