Empregos – Confira os cargos e as áreas com grandes expectativas no mercado de trabalho, em 2021

Empregos, mercado de trabalho, 2021 Trabalhadores

Para o mercado de trabalho neste ano, espera-se que diversos empregos sejam criados nas áreas de finanças, tecnologias, infraestrutura, RH e mais

O mercado de trabalho em 2020 foi muito afetado pela pandemia da covid-19, no qual a taxa de desemprego atingiu 14,6%, segundo dados de pesquisa de empregos da Pnad Contínua, do IBGE. Esse ano, as expectativas em algumas áreas, como a tecnologia, finanças, RH, vendas, infraestrutura e mais, é de que diversas oportunidades de emprego sejam geradas em 2021.

Veja ainda outras notícias do dia:

A especialista em estratégia de carreira, Rebeca Toyama, diz que ““Quem vai buscar emprego ou recolocação precisará ser resiliente e se requalificar – seja tecnicamente ou no desenvolvimento de soft skills [habilidades comportamentais] – atualizar os conhecimentos para estar alinhado ao momento. Tudo está mudando muito rápido”.

Confira as áreas e os cargos que estarão em alta em 2021:

Tecnologia

O setor é o mais esperado na criação de empregos em 2021. Com a pandemia, a inovação e os processos digitais se aceleraram.

Marco Santana, sócio da Korn Ferry, consultoria global de carreira, disse que “A digitalização foi generalizada: no varejo, no mercado financeiro, nos serviços. A tecnologia se destaca porque transita por todos os setores. Como consequência, o nível de demanda pelos profissionais de tecnologia, como cientistas de dados e engenheiros de softwares, atingiu um patamar nunca visto antes”

Finanças

Marco diz sobre o mercado financeiro “Momentos de crise sempre geram pressão na área financeira e há uma movimentação de vagas porque empresas de todos os setores começam a buscar peças estratégicas para o time. CFOs e gerentes de tesouraria, por exemplo, precisam se superar: apertar os custos, renegociar dívidas, negociar com os fornecedores, manter o caixa, entre outras tarefas”.

Recursos Humanos

Rebeca Toyama, diz que “A gestão de capital humano foi crucial para as empresas que atravessaram a crise com fôlego. Por isso, os profissionais de talent aquisition (aquisição de talentos, em português), que têm como função identificar, reter e desenvolver talentos, estão em alta. Eles ajudam a manter as peças-chave das empresas durante a crise e captar outras que não faziam parte do time ainda”.

Vendas

A especialista em estratégia de carreira, afirma que “O poder de convencimento na hora da compra foi crucial na crise. Quem convence o cliente, efetiva a venda. Os gerentes comerciais e os profissionais que trabalham com experiência do cliente (customer experience, em inglês) estão em alta”.

Infraestrutura

A diretora da recrutadora e gestora de talentos ZRG, Aline Laranjeira, afirma “Principalmente nos setores de saneamento e energia renovável, estamos esperando uma demanda grande por profissionais de operações, especialmente em cargos mais experientes como o de diretor de operações”.

Saúde

Psicólogos, por exemplo, encontrarão boas oportunidades porque são eles que vão manter a mão de obra produzindo, por meio do suporte à saúde mental e ao lado emocional. Há vagas dentro de organizações, como também fora, para psicólogos que atuam como autônomos”, diz Rebeca.

Tags:
Roberta Souza
Engenheira de Petróleo, pós-graduanda em Comissionamento de Unidades Industriais, especialista em Corrosão Industrial. Entre em contato para sugestão de pauta, divulgação de vagas de emprego ou proposta de publicidade em nosso portal. Não recebemos currículos